De alto interesse das empresas, a gestão do transporte de cargas é um importante ponto a ser compreendido.
A gestão do transporte de cargas otimiza os processos de atendimento e de entrega de mercadorias.
Cenário atual do transporte de cargas no Brasil
Existem dois ramos conhecidos da economia que movimentam as atividades profissionais: produtos e serviços.
No segmento de produtos, as indústrias dos mais variados ramos são responsáveis pela industrialização da matéria-prima.
Entre os segmentos de atuação, estão:
- Alimentos;
- Eletrodomésticos e eletroeletrônicos;
- Móveis e objetos de decoração;
- Veículos;
- Ferramentas e máquinas.
Além destes, muitos outros pertencem à importante área de produtos que movimentam milhões de reais anualmente.
E o setor de serviços é de extrema importância para o desenvolvimento do país, gerando milhões de empregos.
Neste ramo, encontram-se empresas de:
- Planos de saúde;
- Entretenimento;
- Educação e cultura;
- Turismo, viagem e gastronomia;
- Telefonia;
- Energia.
Semelhantemente ao primeiro, o setor de serviços também possui muitas outras áreas de atuação.
Porém, entre os prestadores de serviços, está um seleto grupo que une as duas parcelas que fazem girar a economia.
O setor de transportes de cargas é uma das mais importantes atividades praticadas no mercado.
É ela que leva objetos, mercadorias e produtos de todos os gêneros até os centros comerciais e casas de clientes.
Nos últimos anos, o transporte vem sendo considerado entre os maiores segmentos do setor de serviços.
Três, das cinco atividades pesquisadas, operam em níveis acima do período pré-pandemia.
São eles:
- Informação e comunicação (11% superior à pré-crise);
- Outros serviços (9% superior);
- Transportes (8,1% acima).
Entretanto, a redução das atividades econômicas ocasionou prejuízo ao segmento de transporte de cargas.
De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes, 95% das empresas tiveram queda no faturamento.
Março de 2021 foi apontado como o pior mês para as operações de transporte de carga no país durante o período.
Os números refletem nas demissões, adotadas por 28,7% das empresas só no primeiro quadrimestre de 2021, segundo a CNT.
Ainda segundo o órgão, apenas 1% das empresas do setor já superaram os prejuízos.
Além da pandemia, existem outros fatores que prejudicam o transporte de cargas no Brasil.
Roubo de cargas, falta de manutenção nos veículos, rotatividade dos motoristas e má gestão são alguns deles.
Acerca deste último ponto, vamos dar um enfoque maior, apresentando sugestões de como fazer uma boa gestão.
O que é a gestão do transporte de cargas?
A gestão nada mais é que a administração das atividades de toda a cadeia de suprimentos de um setor.
Ou seja, é o controle dos dados da estrutura e das operações que mantém um negócio de pé.
Essas informações estão relacionadas ao estoque de insumos, à distribuição de produtos e ao faturamento das empresas.
A eficiência, a habilidade, a agilidade e a padronização são as ferramentas necessárias para se realizar tal tarefa.
E a gestão de transporte de cargas é fundamental para suprir toda a cadeia e os entes envolvidos nas diversas operações.
Neste caso, a gestão deve ocorrer entre a entrada de insumos e o destino final, que pode ser a indústria.
Ou então, a distribuição do produto final ao centro de vendas ou diretamente ao consumidor final.
Independentemente de qual seja a intermediação, o setor de transporte de cargas possui papel preponderante nestas atividades.
É ele que garante o sucesso das transações entre vendedores e compradores, com a entrega dos produtos em segurança.
Entre outras coisas, é responsabilidade da gestão do transporte de cargas:
- O controle da frota;
- O planejamento de rotas;
- O rastreio dos caminhões;
- Controle dos custos;
- Possuir colaboradores em número suficiente;
- Acompanhamento de ocorrências.
Portanto, é imprescindível que a empresa de transportes faça investimentos em sistemas inteligentes de gestão.
Softwares especializados em colaboram com os gestores da empresa em diversas atividades e operações.
Isso se deve ao fato de inúmeras tarefas mecanizadas e repetitivas serem feitas de forma automatizada pelo sistema.
Por exemplo, o controle da frota está relacionado a compras e manutenção, e aos cuidados com a documentação dos veículos.
O planejamento das rotas e o rastreio dos caminhões estão intimamente ligados, já que ambos operam para otimizar recursos.
O primeiro encontra percursos inteligentes para os caminhões, calculando a quilometragem e o trajeto mais econômico.
Já o rastreio dos caminhões serve para garantir a segurança do veículo, da mercadoria e do motorista.
Ambos buscam a diminuição dos custos para se fazer as operações, o que impacta no aumento do faturamento.
Enquanto um foca na diminuição do consumo de combustível, o outro procura evitar locais perigosos e de risco a roubo.
O fato de possuir colaboradores em número suficiente assegura que a empresa é responsável e eficiente.
O controle das agendas, a falta de um motorista ou a cobertura de férias de colaboradores são supridas com a gestão inteligente.
Além de entregar os produtos para o consumidor em ordem e dentro dos prazos, a empresa garante o cuidado com a saúde dos motoristas.
Por fim, a gestão do transporte de cargas contribui no acompanhamento das ocorrências.
O uso de softwares tecnológicos mostram a localização da mercadoria, e a atualização do status de entrega.
Em caso de ocorrências, relatórios são emitidos com base nos dados fornecidos pelo sistema.
Do momento da saída do produto do centro de distribuição até o seu destino final, tudo é registrado e documentado digitalmente.
As informações são transmitidas em tempo real para todos os envolvidos no processo: vendedor, transportadora e comprador.
Portanto, a gestão do transporte de cargas traz eficiência aos processos, e ajuda a evitar falhas e problemas.
Invista em um software inteligente de gestão
Para quem trabalha com transporte de cargas e deseja aumentar a lucratividade do negócio deve investir em sistemas inteligentes de gestão.
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