gestão de salão de beleza

Será que você pode melhorar a gestão de salão de beleza? Geralmente sempre há espaço para melhorias quando falamos da administração de negócios. Entretanto, também é preciso ficar atento aos pontos que ligam o sinal vermelho.

Neste artigo vamos abordar os principais sinais de que a gestão de salão de beleza pode melhorar. Confira!

Indicativos de que a gestão de salão de beleza pode melhorar

1. Taxas de rotatividade de todos os tempos

Seus funcionários estão indo e vindo o tempo todo? Nesse caso, uma retenção insatisfatória pode ser um sinal de que sua empresa está passando por sérios problemas.

Claro, toda empresa terá rotatividade de funcionários. É uma parte dos negócios. Mas se você perceber que sua empresa está sofrendo com altas taxas de rotatividade, provavelmente terá mais com que se preocupar do que substituir funcionários.

Se os funcionários não estão felizes e não veem um futuro para sua empresa, eles abandonarão o barco rapidamente. Para combater esse problema, você precisa trabalhar um pouco.

Promova sua marca e mostre aos funcionários que você os aprecia. Para fazer isso, você pode:

•  Ofereça remuneração ou benefícios competitivos

•  Forneça um ambiente acolhedor

•  Tenha atividades de formação de equipe

•  Dê elogios e reconhecimento

2. As finanças estão diminuindo

Seus lucros ajudam a conduzir seu negócio ao sucesso. Mas se o seu fluxo de caixa é continuamente baixo, o futuro da sua empresa pode ser instável. Se você achar que os fundos da sua empresa são baixos (ou inexistentes), pode ter um grande problema nas mãos.

Para aumentar os lucros e a probabilidade de sobrevivência do seu negócio, faça o dever de casa. Por que sua empresa não está ganhando dinheiro? Os preços estão muito altos? Muito baixo? Você está almejando os clientes errados?

Além de apontar suas áreas problemáticas, você também pode criar um orçamento de negócios, reduzir despesas desnecessárias e controlar regularmente seu fluxo de caixa.

Para ajudar a ficar no controle dos fundos de sua empresa, considere investir em um software de gestão financeira. Dessa forma, você pode monitorar facilmente seu fluxo de caixa e despesas.

3. Você está constantemente resolvendo problemas

Você sente que está constantemente se esforçando para “apagar incêndios”? Parece que toda vez que você se vira, há outro problema? Responder sim a essas duas perguntas pode ser um sinal de que a gestão de salão de beleza pode melhorar.

Todo empresário tem problemas de vez em quando. Faz parte de ser um empreendedor. Mas se você descobrir que está enfrentando problemas sem parar, isso pode se… bem, um problema.

Se você deseja extinguir os problemas antes que eles surjam, vá à raiz de seus problemas. Provavelmente, um dos seus problemas menores está causando um problema maior. Apague e evite pequenos problemas para se livrar de um possivelmente maior no caminho.

Liste seus problemas para determinar maneiras de lidar com e resolver cada um deles. Em seguida, planeje maneiras de evitar os mesmos problemas no futuro.

4. As vendas estão despencando

As vendas aumentam e diminuem. Como proprietário de um salão de beleza, você provavelmente terá períodos de pico e períodos de baixa. No entanto, uma “baixa temporada” durante todo o ano pode ser um sinal de que seu negócio está falindo.

A queda nas vendas e o desaparecimento de clientes são coisas que nenhuma empresa quer ver ou admitir ter. Se você achar que esses problemas estão se tornando um padrão em sua empresa, você precisa fazer algumas mudanças – e rápido.

Então, o que você pode fazer para ajudar a reverter esse problema e evitar esse sinal por completo? Se as vendas e as contagens de clientes estão caindo, você pode:

•  Pedir feedback aos clientes atuais

•  Oferecer cupons e brindes

•  Criar promoções e ofertas

•  Aumentar os anúncios

•  Ser mais ativo em sua comunidade

5. Você perdeu sua paixão

Lembre-se de quando você iniciou seu salão de beleza. Lembra como você estava apaixonado por abrir sua empresa? Lembra-se de todo o sangue, suor e lágrimas que você colocou para tornar seu sonho realidade? Você se sente da mesma forma hoje?

Perder a paixão pelos negócios pode ser um sinal revelador de que ela está afundando. A paixão leva o seu negócio ao sucesso. E se você não estiver motivado, sua empresa sofrerá as consequências.

Se você vir o sinal da paixão perdida, dê um passo para trás e pense no passado e no futuro da sua empresa. Pense no motivo pelo qual você começou seu negócio em primeiro lugar. Vá fundo e descubra se seu coração ainda está no negócio.

6. Você continua cometendo os mesmos erros

Todo mundo comete erros. E quer queira ou não ouvir, você não é um empresário perfeito. Você está fadado a cometer um erro de vez em quando.

Mas, se você descobrir que sua empresa está cometendo os mesmos erros repetidamente, talvez a gestão de salão de beleza tenha muito a melhorar.

Cometer os mesmos erros repetidamente pode ser um grande sinal de alerta para sua empresa. Isso pode significar que você está ficando descuidado quando se trata de resolver problemas. Ou pode significar que você não está agindo corretamente.

Para contornar esse problema, descubra onde os erros foram cometidos e elabore um plano de ação para evitar que eles ocorram novamente. Lembre-se: não se apegue aos seus erros do passado. Se você deseja manter sua empresa competitiva, descubra o que deu errado, corrija o problema e siga em frente.

7. As pessoas não estão falando sobre sua empresa

O marketing boca a boca e as avaliações dos clientes são extremamente importantes para um salão de beleza. Os clientes que não falam muito sobre sua empresa podem ser um sinal de que ela não está entregando a satisfação que você deseja.

O silêncio é alto quando se trata de um salão. Se as pessoas não estão falando sobre você ou sua empresa, com certeza não estão dizendo a seus amigos para passarem em sua empresa para uma visita.

Então, o que você pode fazer para que as pessoas falem? Conheça um pouco melhor seus clientes potenciais e atuais. Identifique por que eles não estão falando sobre sua empresa. Eles ouviram algo negativo sobre o seu negócio? Eles tiveram uma experiência ruim?

Considere encorajar as pessoas a falar sobre sua empresa, pedindo aos clientes que a avaliem online. Você pode oferecer um incentivo, como um desconto ou item grátis, para dar feedback sobre sua empresa. Além disso, você pode usar comentários para melhorar seu negócio.

Se você vir o sinal de que as pessoas não estão falando sobre sua empresa, dê a elas algo bom sobre o que falar. Forneça um ótimo atendimento ao cliente, envolva-se com os clientes e ouça suas preocupações.

8. Sua equipe não está envolvida

Seu pessoal pode ser seu maior ativo e oportunidade, ou seu maior custo e risco. Se você não está muito otimista sobre isso, talvez eles não estejam envolvidos em seus negócios.

Funcionários desmotivados inevitavelmente vão prejudicar seus negócios – seja prestando um serviço de baixa qualidade ou deixando de atrair novos clientes. Algumas causas a serem consideradas são:

•  Eles são as pessoas erradas para o seu negócio – eles podem não estar alinhados com o propósito, os valores ou a direção do seu negócio, e você pode precisar gerenciar melhor o recrutamento.

•  Eles são as pessoas certas para o seu negócio, mas suas funções precisam ser revistas ou podem precisar de um reforço no trabalho de motivação.

9. Você não consegue gerenciar os agendamentos

Você enfrenta dificuldades para lidar com o agendamento de horários de seus clientes? Esse é outro sinal de que a gestão de salão de beleza pode melhorar. E uma ótima forma de contornar isso é usando a tecnologia a seu favor.

Com todo o movimento de migração dos consumidores para o ambiente digital, depender apenas de agendamentos por ligações pode afastar vários potenciais clientes. Por outro lado, permitir o agendamento de horários por um aplicativo pode ser um diferencial para fechar mais vendas.

Mais do que isso, um aplicativo ainda permite enviar mensagens promocionais para seus clientes. Pode-se enviar mensagens para todos os clientes, somente para os clientes selecionados ou para os aniversariantes do dia.

Trata-se da forma mais direta e objetiva que você tem para se comunicar com seus clientes. Cada oferta ou lançamento pode ser comunicado prontamente – atraindo os clientes de volta para o salão de beleza.

Conheça o Ajatus: um novo jeito de agendar!

Você quer incorporar o agendamento online nas suas ações de marketing para salão de beleza? Então conheça o Ajatus!

O Ajatus é um aplicativo que permite que os clientes façam agendamento por meio de seus smartphones e reúne várias outras funcionalidades para facilitar a sua vida.

Conheça outras funcionalidades do Ajatus

Além de permitir o agendamento, o Ajatus reúne diversos outros recursos que auxiliam na gestão de salão de beleza – contribuindo para resolver diversos dos problemas que vimos ao longo deste artigo:

•  Controle financeiro. O Ajatus permite que você tenha mais controle sobre suas finanças – reunindo recursos de contas a pagar, contas a receber, banco e livro caixa.

•  Marketing. A principal função do marketing é enviar mensagens promocionais para seus clientes. Pode-se enviar mensagens para todos os clientes, somente para os clientes selecionados ou para os aniversariantes do dia.

•  Cadastros. O Ajatus permite que você faça o cadastro de clientes / fornecedores, profissionais, serviços, produtos, promoções, pacotes e muito mais.

•  Informações sobre os profissionais. Você consegue visualizar uma lista dos profissionais já cadastrados, pode gerar um relatório de horas trabalhadas além de cadastrar novos profissionais na empresa.

•  Apresentação do negócio. Você também pode inserir os dados da sua empresa: nome, banner de fundo, logomarca, descrição, endereço, localização no mapa, horário de trabalho, entre outros.

•  Chat. Converse em tempo real com seus clientes por meio do app Ajatus.

Você já conhecia esses sinais de que a gestão de salão de beleza pode melhorar? Quer conhecer melhor as funcionalidades do Ajatus? Então visite nosso site!