Gestão de empresas: como melhorar sua estratégia de vendas

Gestão de empresas: veja o que fazer para melhorar a estratégia de vendas do seu negócio, a partir de ações práticas.

Toda empresa corre atrás deste objetivo: aumentar suas vendas! O primeiro passo é melhorar as estratégias. Mas, como fazer isso na prática? Esse é o desafio que toda gestão de empresas, como a sua, enfrenta.

Para lhe ajudar nesta missão, elaboramos um conteúdo com informações práticas. Nele, você vai entender que para melhorar as suas estratégias de vendas, não precisa aumentar os investimentos e nem criar ações extraordinárias. Confira!

Conhecer o seu público

Parece uma estratégia óbvia, não é? No entanto, há muitas empresas que não conhecem realmente o seu público. Não estamos falando apenas de gênero, idade ou condição social. Tratamos de questões que vão mais a fundo, como o que os seus clientes gostam de fazer, onde buscam informações, o que esperam da experiência de compra, quais são suas dores e problemas que busca resolver com a compra de um produto, entre outras.

Todas essas informações fazem muita diferença na hora de desenvolver ações de marketing e publicações nas redes sociais, no atendimento, nos produtos ou serviços que são oferecidos e em todas as estratégias. Afinal, se você não conhece direito o seu público, a concorrência vai conhecê-lo melhor. As consequências disso, você já sabe!

Ter metas claras e possíveis

E aí, quais são as suas metas? Não tem? Com metas claras e possíveis de alcançar, você e sua equipe ficam mais motivados a vender! Ofereça gratificações e comissões para quem atingir as metas, sem esquecer de que é necessário manter o bom atendimento, e não “forçar” uma venda.

Uma meta clara precisa conter os seguintes quesitos:

  • Onde a empresa quer chegar;
  • Como tornar a meta uma realidade;
  • Manter ou aumentar o ritmo de crescimento da empresa;
  • Prever o faturamento;
  • Motivar a equipe;
  • Manter o foco na satisfação do cliente.

Lembre-se: você tem que acreditar na meta, mas só isso não basta. O objetivo será alcançado se todos acreditarem que são capazes e tiverem motivação para tal.

Oferecer uma ótima experiência ao cliente

Muitas vezes, o cliente não está comprando apenas um produto ou adquirindo um serviço. Ele está em busca de uma boa experiência de compra e de algo que resolva alguma de suas dores ou problemas. Nesta hora, muitas empresas acabam vacilando por acharem que o consumidor tem o mesmo comportamento de alguns anos atrás, quando a concorrência era bem menor e ele não tinha muitas opções.

Para definir uma boa estratégia de vendas e oferecer uma ótima experiência ao cliente, toda gestão de empresas precisa levar em conta:

  • O que o cliente espera da sua empresa — você já oferece isso?
  • O que a sua concorrência oferece e que pode ser um diferencial?
  • Quais são as razões do cliente estar comprando determinado produto?
  • Como o seu produto se encaixa na vida do cliente? Ele pode fazer a diferença?
  • Quais são as alternativas disponíveis no mercado do seu produto?
  • Quais os diferenciais da sua empresa? Eles realmente são o que o cliente espera?
  • Por que as pessoas (e empresas) deveriam fazer negócios com você? Seja sincero!

Elevar seu ticket médio

Você pode aumentar o ticket médio da sua empresa, que é um indicador de desempenho que revela o valor médio de vendas por cliente, de várias formas: criar promoções e combos para vendas casadas, melhorar o atendimento, oportunizar treinamentos aos vendedores, diversificar canais de vendas e promover ofertas de produtos de maior valor.

Outra estratégia é aumentar o seu mix de produtos, oferecendo mais opções para o consumidor. Um cliente que compra taças de vinho, por exemplo, poderia levar uma garrafa da bebida para inaugurar as peças.

Motivar a equipe de vendas de forma constante

Lembra que falamos de sua equipe acreditar nas metas? Ofereça cursos e treinamentos, gratificações e elogie a sua equipe sempre que algo positivo acontecer. Se torna muito mais fácil melhorar as vendas e trabalhar na gestão de empresas com uma equipe que realmente “veste a camisa”.

Motivar a equipe não é custo, é investimento para a sua empresa e os próprios colaboradores crescerem.

Investir na relação pós-venda com o cliente

Nenhuma gestão de empresas qualificada acredita que a relação com o cliente termina quando ele sai pela porta! O pós-venda, que pode ser feito através de ações simples, como um telefonema ou mensagem por aplicativos de mensagens, é extremamente importante para a fidelização do consumidor.

Faça pesquisas, aplique questionários de satisfação e sugestões, e converse com os clientes sempre que puder. O feedback de um cliente é algo muito valioso, que pode apontar o caminho para você aumentar as vendas. Do mesmo modo, oferecer assistência técnica e demonstrar disposição para ajudar em qualquer problema em relação ao produto, é algo que a sua empresa não pode deixar de lado.

 

Como melhorar a estratégia de vendas do seu negócio? Esperamos ter respondido e colaborado para que os negócios fiquem ainda melhores para o lado da sua empresa. Sabemos que a gestão de empresas não é algo tão simples, mas com as estratégias certas, pode se tornar mais fácil!

Últimas do blog

Saiba tudo o que estamos fazendo aqui na Gdoor para aproximar e fazer parceiros
Converse no WhatsApp
Fale com nosso time comercial
Olá, tudo bem com você?

Por aqui eu consigo te ajudar em dúvidas comerciais!

Se você precisar de ajuda sobre suporte técnico entre em contato pelo WhatsApp (49) 99929.0693 ou fone (49) 3441.3120.

Ah, se for sobre outro assunto, veja os outros contatos na área restrita.