7 dicas para elaborar uma estratégia de crescimento para sua empresa

Elaborar uma estratégia de crescimento não é uma tarefa fácil, concorda? Por isso, vamos lhe dar uma força com dicas aplicáveis na sua empresa de informática.

“Eu quero crescer, mas não sei o que fazer de imediato”. O fim de ano está chegando e com certeza muitos gestores, assim como você, se perguntam como melhorar seus resultados no ano seguinte. Qual estratégia de crescimento adotar? A dica simples é começar mesmo pelo “simples”, que em geral, nem é feito direito.

A grosso modo, de cara, é preciso diminuir despesas e aumentar o faturamento, certo? Até aí, nenhuma novidade! A questão é: como fazer isso? Quando vamos para a prática, o cenário muda e nem sempre sabemos como começar. Isso acontece com muita gente, não apenas com você.

Para lhe ajudar, listamos 7 dicas práticas para você traçar uma estratégia de crescimento na sua empresa do ramo de informática. É ler e partir para a estratégia!

1. Marketing nas redes sociais

Segundo pesquisa da Rock Content, umas das maiores empresas de Marketing de Conteúdo da América Latina, 92,1% das empresas brasileiras entrevistadas estão presentes nas redes sociais, como o Facebook e YouTube. O que isso revela? Que a presença online não é mais uma questão de escolha, mas de obrigação.

No entanto, não basta criar um perfil ou página nas redes. É necessário compartilhar conteúdo de qualidade relativo à sua área de atuação, prestar um atendimento personalizado, interagir com o público, influenciar pessoas, investir em anúncios, entre outras ações.

2. Marketing pós-venda

Você já ouviu ou leu esta frase: “manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo“? Adotar uma estratégia de crescimento deve incluir o pós-venda. Afinal, com o novo comportamento do consumidor, que prefere marcas mais próximas dele, preparar ações após a efetivação de uma venda e mantê-lo engajado com a sua marca são grandes conquistas.

Além disso, você pode oferecer uma série de vantagens aos atuais clientes, como: programas de fidelidade, conteúdos direcionados aos interesses deles e estimular indicações com prêmios e descontos — ou seja, fazer com que ele se sinta especial e lembrado.

3. Rede de relacionamento

Inovação dentro da própria equipe! O efeito de um líder que estimula os funcionários e todo o processo interno é sempre positivo. E o melhor, custa muito menos do que criar um departamento novo ou ter que correr atrás de uma empresa terceirizada para realizar serviços que o seu time pode concluir com êxito.

Nesta rede, é essencial ter a colaboração de todos por meio de um processo bem definido e que envolva: funcionários, clientes, fornecedores e parceiros.

4. Pioneirismo em soluções

Quando foi a última vez que o seu negócio apresentou alguma solução para o mercado? Como a sua empresa de informática possui um quadro de funcionários atentos, certamente eles estão ligados em inovações. Assim, a sua estratégia de crescimento pode estar no pioneirismo de alguma solução de TI, por exemplo.

Invista em pesquisas, caso seja necessário, mas não deixe de buscar soluções em que a sua empresa será a pioneira.

5. Experiência do consumidor

Consumidores não compram simplesmente um produto! Eles estão em busca de experiências mais estreitas e que resolvam algum problema, provocando mudanças perceptíveis em suas vidas.

Antes mesmo de você querer vender o produto a um cliente, comece com a boa experiência, seja através de uma mensagem no aplicativo mais utilizado por ele, por e-mail, telefonema ou em conteúdos relevantes que tenham a ver com o que ele procura. O diferencial estará na facilidade na hora de encontrar a sua empresa até o momento em que o cliente percebe os seus produtos e considera comprá-los.

Um cliente bem atendido, um bom produto ou serviço e uma experiência de compra positiva, formam a combinação perfeita para a sua estratégia de crescimento.

6. Parcerias com outras empresas

Essa é uma prática cada vez mais presente no mercado. Empresas de diferentes segmentos ou que tenham produtos que “casam” uns com os outros, procuram por oportunidades de inovações e crescimento mútuo. Prova disso são as startups, que são ótimas para empresas de informática abrirem caminhos e encontrarem também novos parceiros.

No próximo item, você vai encontrar uma excelente oportunidade de parceria rentável para incluir em sua estratégia de crescimento.

7. Revenda de softwares

Incluir a revenda de softwares de qualidade vai acrescentar bastante à sua carteira de clientes e principalmente ao seu faturamento mensal. Isso porque a venda e as mensalidades de uso e manutenção de um software vão fazer os lucros subirem.

Como a sua empresa trabalha com tecnologia, tornar-se uma revenda de software vai melhorar ainda mais a sua imagem e relacionamento com os consumidores. Você vai criar um relacionamento mais próximo com o cliente em função de um atendimento personalizado.

 

Não perca a oportunidade de se tornar uma revenda de software da GDOOR Sistemas! Ao contrário do investimento que você vai fazer, que é baixo, os lucros podem representar o impulso que você tanto procurava para o seu negócio.

Um novo produto em sua empresa de informática é uma ótima estratégia de crescimento, pode ter certeza! Aproveite para saber mais, é só clicar aqui!

Últimas do blog

Saiba tudo o que estamos fazendo aqui na Gdoor para aproximar e fazer parceiros
Converse no WhatsApp
Fale com nosso time comercial
Olá, tudo bem com você?

Por este canal consigo te ajudar em dúvidas comerciais!

Se você precisar de ajuda sobre suporte técnico entre em contato pelo WhatsApp (49) 99929.0693 ou fone (49) 3441.3120.

Ah, se for sobre outro assunto, veja os outros contatos na área restrita ;)