Não é novidade para ninguém que o faturamento de uma academia é parte vital no processo de maturação e consolidação do negócio. Desse modo, diversas coisas podem contribuir de maneira positiva para faturamento de uma academia. Alguns exemplos são: a preocupação com o serviço prestado, o cuidado com as acomodações e o tratamento dos clientes.
Devido à grave crise financeira que assola o país, pequenos negócios foram obrigados a fecharem suas portas. Inclusive, segundo matéria publicada pelo site Agência Brasil, normalmente, pequenas empresas são as que apresentam maior taxa de mortalidade.
Entretanto, quando nos referimos ao mundo fitness, é necessário entender seus diferenciais. Um deles é o mercado gigante e com enorme potencial de crescimento nos próximos anos. Conforme aponta o site Jornal Tribuna, só no ano de 2019, no Brasil, o mercado fitness movimentou cerca de 2 bilhões de dólares.
Isso mostra o potencial espantoso por trás desse mercado. Por estes motivos, já existem indícios de recuperação após um período de dois anos de baixo faturamento. Por outro lado, por mais que os números nos mostrem um cenário promissor, quando olhamos para academias de pequeno e médio porte notamos que ainda falta aquele algo a mais a ser feito.
É por este motivo que escrevemos esse artigo. Aqui, te daremos cinco dicas para melhorar o rendimento do seu negócio. Continue a leitura e confira!
5 ideias para incrementar o faturamento de uma academia
Fica claro que ainda existem brechas para inovações e, acima de tudo, aprimoramento do serviço que já vem sendo prestado. De fato, todas essas práticas contribuem fortemente para um faturamento sólido e contínuo. Inclusive, é justamente sobre esse tema que iremos falar a respeito neste texto.
Assim, resolvemos listar cinco excelentes ideias que poderão auxiliar no faturamento de uma academia. Seja ela de pequeno, médio ou até mesmo grande porte.
1. Esteja presente nas redes sociais
Uma dica muito importante para se aumentar o faturamento de uma academia é estar sempre presente nas redes sociais. Atualmente, não existe melhor maneira de gerar engajamento com o seu público alvo, senão através das redes sociais.
Além disso, uma vez inserido no mundo digital, a prospecção de novos clientes se torna muito menos árdua. Entretanto, não basta só estar na internet. É preciso gerar conteúdos informativos regularmente e úteis. Também deve-se mostrar para o seu público as novidades referentes a sua academia.
Constantemente, o que vemos são academias que, no começo, até se empolgam com a ideia de estarem mais presente na internet. Todavia, essa empolgação não costuma durar muito. Como resultado, nos deparamos com redes sociais rasas, com pouca informação e zero engajamento.
Hoje em dia, não é difícil encontrar profissionais criadores de conteúdos disponíveis na web. Dessa forma, caso você queira delegar essa função a pessoas que trabalham exclusivamente com isso, saiba que esses profissionais poderão ser encontrados em sites. Algumas possibilidades são o Workana, 99freelas, GetNinjas, entre outros.
2. Procure melhorar a forma de atender seus clientes
Invista na sua equipe. Procure treiná-los para que o atendimento prestado a seus clientes exceda todas as expectativas. Receber todos os seus alunos com cordialidade, por exemplo, faz uma grande diferença. Organize gincanas, ofereça souvenirs de forma sazonal, assim como exames de bioimpedância.
Essas são algumas formas de mostrar para seu cliente o quão importante ele é. Afinal, todas essas experiências positivas contarão lá na frente, dado o momento da renovação de contrato.
Além disso, nunca se esqueça de, pelo menos uma vez no mês, deixar na recepção da sua academia uma caixinha de sugestões. Desse modo, através do feedback dos seus alunos, será possível identificar os pontos que precisam de melhorias e as estratégias que vêm dando certo.
3. Crie planos personalizados
Geralmente, o que observamos na maior parte das academias é que não existe uma diferenciação ampla com relação aos planos oferecidos. Isso faz com que os clientes fiquem à mercê de pacotes engessados. Estes que, em muitas vezes, não se adéquam às suas necessidades.
Desse modo, uma boa dica é procurar estudar o seu público-alvo e tentar adaptar seus planos da melhor maneira possível. É claro que você não precisa criar um plano personalizado para cada cliente. Porém, crie opções que atendam não apenas um estilo de público.
Como resultado, isso diminuirá a porcentagem de evasão. Assim, acaba impactando positivamente no faturamento de uma academia.
4. Invista na qualidade de trabalho e bem estar da sua equipe
Até o momento, nos limitamos a falarmos de melhorias relacionadas ao serviço prestado ao cliente. Mas e quanto à qualidade de trabalho e bem estar daqueles que estão em contato com seus alunos diariamente?
Em síntese, seus funcionários precisam estar bem, para que eles consigam tratar seus clientes da mesma forma. Por isso, dentro da sua academia, busque sempre manter um ambiente harmônico, calmo e apaziguador. Saiba que haverá momentos onde você, como dono/gerente, precisará ser mais flexível.
Logo, seja flexível quando necessário e, acima de tudo, faça seu staff se sentir importante. Isso criará um senso de unidade dentro da equipe, o que também impactará de forma positiva no atendimento aos alunos.
5. Investir em um sistema de gestão de ponta
Por último, um ponto crucial e determinante para o faturamento de uma academia é a instalação de um sistema de software de gestão. Tenha em mente que um sistema de gerenciamento rápido, completo e de fácil manuseio, invariavelmente, fará com que você economize tempo e dinheiro.
Aliás, por falar em economia de tempo, esse poderá ser direcionado de forma estratégica visando melhorias e aprimoramentos dentro da sua academia. Atualmente, um dos softwares de gestão mais completos para pequenas, médias e grandes empresas é o desenvolvido pela Gdoor.
Isso porque ele se adéqua e se desenvolve em conjunto às necessidades do cliente, fazendo com seu manejo seja muito mais prático e eficiente. Além disso, diferente de outras empresas do mesmo segmento, a Gdoor conta com uma rede de suporte técnico ágil e em horários variados.
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