A fachada para loja é, talvez, a parte mais importante de seu negócio. Isso porque é ela quem vai se comunicar primeiro com o cliente. Desse modo, seguir algumas dicas pode ser fundamental para o sucesso de sua empresa.
Um dos detalhes principais de uma fachada é que ela deve demonstrar a identidade da loja. Por isso seguir boas dicas pode ser fundamental para melhorar a interação com seu cliente. Confira a seguir os cuidados que devem ser tomados com a fachada.
O que é uma fachada para loja?
Primeiramente vamos entender o que é a fachada para loja. Em suma, ela tem o objetivo de atrair o público. Muitas vezes, os clientes têm o primeiro contato através dela.
Ela está ali mais do que para expor o nome ou os principais produtos e serviços. A fachada para loja tem a missão de despertar curiosidade e desejo nas pessoas que passam em frente à loja. Além disso, ela deve representar também os valores da empresa, tendo em vista que é basicamente a primeira impressão que o público de fora terá de seu negócio.
Uma fachada de loja atrativa e bem trabalhada tem o poder de atrair um número maior de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. Ademais, pode também diferenciar a empresa de suas concorrentes.
Não é necessário gastar muito para fazer uma fachada atraente. O primeiro passo é conhecer seu público e entender o que chama ou não sua atenção. Vale a pena conhecer a concorrência e saber o que eles estão fazendo. No entanto, não caia no erro de copiá-los.
Continue lendo o artigo para saber como ter uma fachada que se destaque em meio a concorrência.
Como fazer a fachada para loja?
Saiba o que é permitido e o que não é
Dependendo da cidade, é possível encontrar algumas legislações específicas para tamanho, formato, cor e iluminação. Ou seja, antes de iniciar o projeto contate a prefeitura do local para saber todas as especificações.
Desse modo, você já fica por dentro e não corre o risco de gastar dinheiro com uma fachada que, futuramente, será proibida em sua região.
Conheça sua identidade
É de extrema importância saber a impressão que você quer passar para seu público alvo. Tenha em mente que tanto a fachada, quanto o interior do estabelecimento possuem grande relevância.
Siga as cores e a tipografia da marca. Isso é essencial para que seu negócio seja reconhecido entre os clientes, além de passar uma imagem profissional.
Nesse ponto, lembre-se sempre que as cores atraem diretamente o subconsciente das pessoas, influenciando diretamente suas ações e na forma como sua marca será compreendida.
Busque ajuda de um profissional
Caso a arquitetura e a decoração não sejam seus pontos fortes, é chegada a hora de contratar um profissional especializado para que este proponha um modelo de fachada ideal para sua loja.
Vale lembrar que se você já contratou um arquiteto para auxiliar na parte interna, esse mesmo profissional pode indicar alguém para ajudar a realizar o projeto externo. Em alguns casos, ele mesmo pode planejar a fachada com esse designer, fazendo com que o interior e a parte externa da loja conversem entre si. Lembre-se de ser o mais claro possível, explicando quais são os objetivos que você deseja alcançar e seus desejos como proprietário.
Cuidado com a poluição visual
Existe uma frase muito interessante que cabe perfeitamente nessa situação: menos é sempre mais.
Claro que o objetivo da fachada para loja é chamar a atenção do cliente, porém isso não significa que você deve exagerar nos elementos e utilizar somente cores chamativas. Isso porque, uma fachada atrativa, deve estabelecer uma harmonia entre o que você vende e a identidade visual de sua empresa.
Desse modo, procure sempre evitar exageros nas propagandas. Ao invés de fazer com que o cliente se aproxime da loja, o efeito causado pode ser justamente o contrário, fazendo com que ele se afaste do local ou que se sinta atraído por outra empresa.
Procure trabalhar em conjunto com o arquiteto ou com o designer especializado para que consigam estabelecer um conceito, uma paleta de cores, utilizando também elementos-chave que farão a composição de sua fachada.
Busque sempre ser criativo, porém, sem exageros. Como já citamos “menos é mais”. Em suma, nossa dica é que, com base em suas aspirações e na identidade visual de sua marca, você aposte na criatividade na hora realizar o projeto de sua fachada.
Existe um leque bastante grande de estilos disponíveis, com formatos variados. Veja o que é viável para seu negócio. Outro ponto que deve estar em pauta é a questão financeira. Sua fachada precisa ficar linda, mas desde que não comprometa o caixa da empresa.
Essas foram apenas algumas dicas de como fazer uma fachada para loja. Seguir essas etapas pode ser fundamental para que você consiga atrair mais clientes para sua empresa e, consequentemente, possa melhorar seu capital de giro.
Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, convidamos você a visitar as nossas redes sociais e conhecer o nosso blog.