Estratégia de preço para restaurante: saiba como definir!

Saiba qual estratégia de preço é a melhor opção para fazer o seu restaurante se destacar dos concorrentes.

Procurando dicas que façam o seu restaurante se destacar dos concorrentes? Saiba que uma boa estratégia de preço é fundamental para que o negócio cresça e conquiste um lugar de destaque no coração dos clientes.

No entanto, infelizmente, isso não é uma tarefa fácil. Para te ajudar, preparamos uma lista com algumas estratégias para definir preços que garantirão que o seu negócio decole. Vamos entender melhor esse tema? Então, continue a leitura do post!

Estratégia de preço para restaurante: conheça a melhor opção

Existem diferentes estratégias de precificação, é importante conhecê-las para saber qual se ajusta melhor a realidade do seu restaurante:

1) Skimming

O skimming é utilizado quando um novo prato ou uma nova bebida é lançada. O objetivo é obter receita máxima já que os concorrentes ainda não vendem o mesmo produto.

Após o período de lançamento, o restaurante baixa o preço para atrair mais consumidores e para manter-se competitivo, já que itens similares serão lançados pelos concorrentes. A estratégia, portanto, tem o objetivo de recuperar o custo de desenvolvimento e é útil quando há clientes dispostos a pagar um preço mais elevado.

2) Freemium

O freemium é uma estratégia de preço que oferece recursos básicos de um produto gratuitamente e cobra pelos complementares ou avançados. A maioria dos clientes está disposta a experimentar novos serviços, o que ajuda a empresa a estudar o que funciona e o que não funciona durante o uso.

A estratégia também ajuda o restaurante a construir relacionamentos com os clientes e a gerar receita com anúncios de empresas parceiras.

3. Preço de penetração

estratégia de preço

O objetivo do preço de penetração é vender novos produtos por preços mais baixos para atrair clientes. Por exemplo, o restaurante pode fazer uma promoção do tipo “compre um leve dois”, fazendo com que os consumidores conheçam seus pratos.

Após a compra, o restaurante cria uma lista de contatos para oferecer produtos adicionais com preços atrativos. Novos estabelecimentos usam essa estratégia para ganhar uma participação no mercado e se diferenciar dos espaços já estabelecidos. Após conseguir se firmar, o restaurante deve criar fidelidade convertendo consumidores em clientes.

4. Preço baseado em psicologia

É uma estratégia de preço que estimula respostas emocionais para estimular hábitos de compra ou aumentar o ticket médio. O objetivo é atrair quem busca comprar um produto gourmet, fazer um bom negócio ou economizar.

Um dos métodos de preço baseado em psicologia mais utilizados é conhecido como precificação de charme. O objetivo é enganar o cérebro fazendo pensar que um item custa menos. Por exemplo, R$ 20,00 torna-se R$ 19,99, fazendo com que o cliente veja 1 e não 2.

Uma prática semelhante é o preço ímpar. Curiosamente, os clientes compram itens que terminam em números ímpares com mais frequência do que os que terminam em números pares. Quer um exemplo? Recentemente, um estudo sobre preços baseado no varejo de alimentos on-line descobriu que 70% dos preços no Amazon Fresh terminam com o número 9.

5. Preço baseado em concorrência

A estratégia de preço baseada em concorrência foca nos preços dos restaurantes localizados na mesma região e estabelece valores similares. Ou seja, é uma abordagem que se concentra no mercado e não nos custos.

Por exemplo, o restaurante pode estabelecer preços mais baixos que os da concorrência. Nesse caso, é preciso tomar cuidado para não operar no vermelho, ou seja, essa escolha só será viável se clientes também comprarem produtos que gerem lucro.

O estabelecimento também pode vender produtos mais caros, se posicionando acima da concorrência. Para isso, os itens devem ser de qualidade e é preciso inovar continuamente para garantir que a marca se torne cada vez mais conhecida.

6. Preço baseado em valor

Para utilizar essa estratégia de preço, o restaurante deve fornecer uma experiência única, que encante o cliente. Por quê? O valor percebido afetará diretamente o preço que o consumidor está disposto a pagar.

Embora o valor seja difícil de determinar, o preço pode ser fixado por meio de estratégias. Por exemplo, um chefe de cozinha pode pedir aos clientes para qualificar sua experiência ao experimentar um determinado prato. Com o resultado, o estabelecimento consegue verificar o valor percebido e assim determinar o preço dos itens do cardápio.

O restaurante também deve ter bons canais de comunicação e ler os comentários escritos nas redes sociais. Ao fazer isso, obterá o feedback dos clientes sobre o que desejam ao experimentar um prato ou outro, bem como quanto estão dispostos a pagar.

7. Preço de custo acrescido

O preço de custo acrescido define o valor dos itens do cardápio de acordo com o markup. Ou seja, o valor é estabelecido após determinar as despesas fixas e variáveis e a porcentagem de lucro.

Essa estratégia de preço foca em fatores internos, como custo de produção, e ignora fatores externos, como mercado consumidor e os preços praticados pelos concorrentes. Por esse motivo, essa estratégia deve ser utilizada em conjunto com outras como freemium ou preço baseado em valor.

8. Preço premium

As marcas de luxo geralmente implementam preços premium, mas essa ação também pode ser utilizada no setor da gastronomia. Em uma estratégia de preço premium, os produtos são precificados com valores bem mais altos que os da concorrência. O objetivo é cultivar a ideia que um produto é melhor que os demais e por isso vale mais.

Para que funcione, a estratégia de marketing do restaurante deve criar maneiras de aprimorar essa percepção. Como você deve ter percebido, o preço premium está intimamente relacionado à estratégia de skimming. No entanto, aqui os preços serão mantidos em patamares que podem ser considerados elevados.

Gostou do conteúdo? Então, continue lendo o blog da Gdoor Zucchetti e continue bem informado sobre como precificar produtos ou serviços!

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