Análise de concorrência: o que é e como aplicar no seu negócio?

Entenda melhor como a análise de concorrência pode ajudar a sua empresa a vender mais.

A análise de concorrência ajuda a empresa a conhecer melhor o mercado no qual se insere e os produtos ou serviços similares aos seus. A partir dessas informações, o gestor pode aumentar o alcance da marca e implantar estratégias de marketing mais assertivas.

Essa ferramenta também ajuda a empresa a aprimorar seus produtos e serviços para vender cada vez mais e se destacar da concorrência.

Quer entender melhor esse assunto? A seguir, explicaremos o que é análise de concorrência e como fazê-la de maneira correta. Vamos lá? Acompanhe!

O que é análise de concorrência?

A análise de concorrência ajuda a marca a descobrir seu posicionamento no mercado. Assim, fica mais fácil identificar oportunidades de crescimento e se é preciso investir em melhorias.

Identificar pontos positivos e negativos dos concorrentes também ajuda a empresa a melhorar seus produtos e serviços para que eles se destaquem dos demais. Para que seja eficiente, no entanto, a análise de mercado deve observar os seguintes aspectos:

Produtos e serviços

O primeiro passo para fazer uma análise de concorrência eficiente é analisar empresas que vendem os mesmos produtos ou serviços que a sua.

Por exemplo, ao ouvir menções positivas sobre o serviço de atendimento de um concorrente, é preciso usar essa informação para garantir que a sua marca seja tão eficiente quanto ou mais.  

Essa etapa deve englobar marcas que oferecem itens similares, mas que possam ser compradas pelos clientes para substituir os que a sua empresa vende. Por exemplo: vende roupas para balé? Nesse caso, é preciso analisar empresas do mesmo setor. Também as marcas que vendem roupas para academia ou para práticas esportivas como natação e nado sincronizado.

análise de concorrência

Preço

Também é importante analisar o preço dos produtos vendidos pelos concorrentes. Claro, a formação do preço depende de muitos fatores. Como o nicho de mercado da sua marca, a matéria prima utilizada e o tamanho da empresa.

Se algum concorrente tiver preços muito mais atrativos que os da sua empresa, será preciso repensar a produção. Outra opção é modificar a matéria-prima utilizada para reduzir custos. Também é importante eliminar gargalos na comercialização ou na entrega de modo a tornar essas etapas mais simples e eficientes.

O preço deve estar alinhado com o posicionamento da empresa. Para cobrar valores altos, os clientes devem entender que a marca oferece itens de qualidade. Por outro lado, vender peças a preços baixos pode fazer com que o público associe a marca a qualidade inferior. O importante aqui, portanto, é alinhar os preços com as expectativas do público-alvo.

Além disso, dê uma olhada nas vantagens que seus concorrentes oferecem. A sua empresa pode oferecer benefícios semelhantes? Por exemplo, alguns serviços de streamings oferecem alguns meses grátis. Assim, os clientes podem conhecer melhor o conteúdo. Isso faz com que empresas que se lançam nesse mercado tenham que igualar essas vantagens – ou fornecer vantagens exclusivas que os concorrentes ainda não oferecem.

Público-alvo

Empresas com diferentes públicos-alvos não são concorrentes diretos. Por exemplo, a Louis Vuitton não disputa clientes com a Maria Tangerina. Embora essas marcas vendam bolsas, seu público alvo é bem diferente, já que a primeira vende bolsas de luxo e a segunda não.

Estratégia de marketing

É fundamental analisar a estratégia de marketing dos concorrentes. Observe como usam as redes sociais, quais anúncios tem mais engajamento e quais produtos vendem mais. Se seus concorrentes estão usando uma rede social e a sua empresa ainda não está, aprenda mais sobre como essa plataforma pode ajudar sua empresa a vender mais.

Também é importante saber se a marca investe ou não em anúncios pagos e se aposta em parcerias com influencers digitais.

Assim, a sua empresa poderá replicar as estratégias que estão dando certo e ignorar o que não dão resultado. Além disso, poderá implantar ações que diferenciam o seu produto dos demais.

Pontos fortes e fracos

A análise da concorrência também inclui conhecer melhor os pontos fortes e fracos dos produtos e serviços da empresa. É preciso traçar os objetivos desse levantamento. Deseja sair na frente da concorrência? Oferecer um diferencial competitivo?

A pesquisa deve reunir informações que minimizem os problemas e torne o produto mais atrativo. Também fará com que o gestor perceba quais oportunidades não estão sendo bem aproveitadas e o que impede a empresa de atingir todo o seu potencial. Adapte as estratégias de sucesso para a realidade do seu negócio e para as especificidades do seu público-alvo.

Uma ótima ferramenta de gestão de diagnóstico é a matriz SWOT que ajuda a empresa a encontrar potencialidades e fraquezas.

O que fazer com os dados obtidos na análise de concorrência?

O objetivo da análise de concorrência é aumentar as vendas e o alcance de mercado da empresa. Assim, a marca lucrará cada vez mais.

Depois de analisar e tabular as informações, elas devem ser aplicadas em todos os setores da empresa. Explore os pontos fortes e fraquezas da concorrência. Além disso, use a criatividade para dar um passo adiante: como seduzir os clientes de uma maneira que nenhuma outra empresa faz? O que a sua marca pode oferecer que nenhuma outra pode?

Esse processo fará com que a marca aumente o seu potencial. Esse processo, no entanto, não deve ser estático. O ideal é que ele seja refeito todos os anos, já que novos produtos e serviços são lançados com certa frequência. Isso fará com que o seu negócio se firme no mercado e com que não perca dinheiro.

Como você viu, a análise de mercado é uma importante ferramenta de gestão. Por meio dela, o gestor compreende o seu posicionamento no mercado e direciona recursos para se destacar dos concorrentes sem gastos desnecessários e sem perder tempo.

Para isso, é preciso transformar essa ação em algo permanente, já que esse estudo aponta o caminho para o sucesso da marca.

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