controle financeiro para salão de beleza

O cenário atual do mercado de salões de beleza está mais competitivo e complexo do que nunca. Cada proprietário de salão busca implementar as melhores práticas e procura novas formas de tornar o seu negócio mais eficiente e lucrativo. Mas garantir um bom controle financeiro para salão de beleza pode ser um grande desafio, não é?

Você tem um fluxo constante de coisas “financeiras” para se estressar – pagar contas, controlar os impostos, gerenciar funcionários e muito mais. Como proprietário de um salão de beleza, você tem o desafio adicional de acompanhar seus clientes e sua agenda de compromissos em constante mudança.

Ninguém nasce com habilidades de gestão financeira. É como aprender a dirigir um carro ou dominar um instrumento musical. Quando você não sabe como, pode se sentir frustrado e desapontado consigo mesmo. Mas a Ajatus pode ajudá-lo a equilibrar as finanças e otimizar a contabilidade do salão!

Importância do controle financeiro para salão de beleza

Gestão de caixa e orçamentos

Ter um controle financeiro para salão de beleza ajuda você a dividir o que é necessário em seus orçamentos de curto prazo. Muitas empresas têm variações mensais ou sazonais nas receitas, que se traduzem em períodos em que o caixa é abundante e em épocas em que ocorre escassez de caixa.

Ao ter um plano financeiro, você leva esses ciclos em consideração para controlar as despesas durante os períodos previstos de baixa receita. A má gestão de caixa pode resultar em consequências negativas, como não conseguir fazer a folha de pagamento. Ter um plano financeiro estruturado de forma que haja sempre uma reserva de caixa ajuda o empresário a dormir melhor à noite.

Além disso, a reserva de caixa permite que o negócio aproveite as oportunidades que surgem – como a chance de comprar estoque de um fornecedor a preços temporariamente reduzidos.

Visão de longo alcance

Nos negócios, é fácil concentrar-se nas crises ou nas questões que precisam ser enfrentadas diariamente. O preço de ser orientado para o curto prazo é que você pode não gastar tempo suficiente planejando o que precisa ser feito para o crescimento do negócio no longo prazo.

O plano financeiro, com seu foco voltado para o futuro, permite que você veja melhor quais despesas precisam ser feitas para manter a empresa em um caminho de crescimento e ficar à frente dos concorrentes.

Acompanhamento de tendências

O proprietário de uma empresa toma tantas decisões ao longo de um mês que pode ser difícil dizer quais resultaram em sucesso e quais estratégias não funcionaram. Um bom controle financeiro para salão de beleza envolve o estabelecimento de metas quantificáveis que podem ser comparadas aos resultados reais durante o ano.

Você pode ver, por exemplo, se um aumento nos gastos com publicidade levou ao esperado aumento nos agendamentos.

Por dentro das despesas do seu salão

Quando falamos sobre contabilidade e controle financeiro para salão de beleza, é fundamental compreender melhor todos os custos que ocorrem de forma recorrente e eventual. Veja quais são eles logo a seguir:

Despesas recorrentes de salão de beleza

Algumas das maiores despesas que seu salão enfrentará são despesas recorrentes. Essas são as despesas que você precisará pagar mensalmente ou anualmente. A parte boa sobre despesas recorrentes, no entanto, é que geralmente você pode planejar esses custos. Isso torna mais fácil reservar dinheiro em seu orçamento para essas despesas conhecidas.

•  Espaço de salão. Independentemente de você ter comprado um espaço ou alugado uma sala comercial, você terá pagamentos mensais. Esta é a mais óbvia e, realisticamente, uma das maiores despesas de salão de beleza que você enfrentará. Algo que a maioria dos proprietários esquece, no entanto, é a necessidade de atualizar e melhorar um espaço existente ao longo do tempo. As cadeiras do salão acabarão se desgastando e, conforme os estilos mudam, você pode precisar alterar a decoração geral do seu espaço.

•  Licenças e autorizações. Para operar um salão de beleza, sua empresa deve cumprir os requisitos legais – obtendo as licenças e autorizações necessárias.

•  Salários. Quer você tenha um ou dez funcionários, a folha de pagamento é potencialmente um item significativo de seu orçamento operacional. Você confia em sua equipe para atender seus clientes e ajudá-lo a administrar seus negócios. E sua equipe depende de você para cobrir a folha de pagamento.

•  Tecnologia. Os salões do século 21 têm mais tecnologia atualmente. Você deve contabilizar uma divisão das despesas comerciais relacionadas à tecnologia, como um sistema de rastreamento de clientes ou uma solução de ponto de venda. Além dos custos de hardware e taxas de instalação, esses softwares têm taxas de compra e assinatura.

•  Taxas de limpeza. Manter um salão limpo e higiênico leva muito tempo, além dos produtos e equipamentos que vão para a limpeza. Você mesmo pode pagar por eles ou fazer um orçamento para um serviço de limpeza.

•  Locação de equipamentos. Se você está alugando o equipamento em seu salão, tem que fazer o pagamento mensal aos fornecedores.

•  Seguro. Em caso de incêndio, acidente ou qualquer outro evento imprevisto, você precisa de um seguro para proteger você e sua empresa.

•  Utilidades. É preciso uma quantidade surpreendente de eletricidade e água para manter um salão funcionando. O valor que você paga depende do tamanho do espaço, das comodidades que você oferece e de sua localização.

•  Marketing. O boca a boca por si só não é suficiente para construir um grupo estável de clientes fiéis. O marketing do seu salão de beleza online, impresso ou no local exige um investimento contínuo – mas se você for bem-sucedido, há um grande retorno.

Custos ocasionais

Algumas despesas do salão de beleza são únicas ou inesperadas, mas precisam ser administradas mesmo assim. Veja as principais delas:

•  Novos equipamentos. São necessários muitos equipamentos especializados para administrar um salão de beleza de sucesso – cadeiras, secadores de cabelo comerciais, lavatórios e assim por diante. Atualizar ou substituir totalmente seu equipamento, mesmo em um salão modesto, ainda pode totalizar centenas de reais.

•  Taxas legais. Administrar um salão não é tão fácil quanto colocar uma placa na frente de uma sala comercial. Conforme você navega pelos processos de certificação, licenciamento ou planejamento de negócios, pode precisar da ajuda de um advogado ou consultor de negócios.

•  Sinalização. A sinalização não precisa ser cara, mas pagar mais por placas grandes e ousadas ajuda seu salão a ser notado por novos clientes.

•  Site. Toda empresa precisa de um site, até mesmo um salão para uma ou duas pessoas. Ao investir na criação de um site para maximizar a presença de sua empresa na web, você deve incluir orçamentos para a URL, taxas de domínio e hospedagem.

•  Produtos de beleza. Você não pode administrar um salão de beleza sem tesouras, pentes, tinturas de cabelo e suprimentos de beleza de todos os tipos. Seu orçamento deve incluir um estoque sempre abastecido, pois você deve sempre ter suprimentos extras em mãos. Apenas certifique-se de não estar exagerando nos níveis de estoque, pois desperdiçá-lo pode custar mais caro.

Como o Ajatus pode ajudá-lo com a contabilidade do salão?

Você quer ter mais controle financeiro e otimizar a contabilidade do salão de beleza? O Ajatus pode ajudá-lo!

O Ajatus é um app de agendamento que reúne diversas funcionalidades incríveis para seu salão de beleza. Veja os principais recursos de controle financeiro:

Contas a pagar e receber

O Contas a Pagar e a Receber é utilizado para controlar todos os pagamentos e recebimentos da empresa. No Ajatus, esta funcionalidade permite maior acesso e controle das suas contas, para garantir que os seus pagamentos e recebimentos sejam feitos dentro do prazo de vencimento.

Banco

Utilize o banco para gerenciar os lançamentos de entradas e saídas da sua conta bancária. Após receber ou pagar uma conta é possível gerar movimentações diretamente para o módulo banco.

Com o cadastro de suas contas bancárias, você tem as seguintes opções:

•  Filtrar a listagem por status.

•  Relatório rápido da listagem.

•  Período no qual você quer visualizar a listagem.

•  Visualizar outros bancos cadastrados.

•  Criar novo cadastro de entrada ou saída para o banco.

Livro caixa

É no livro caixa que você controla todo dinheiro que você tem em mãos, ou seja, o valor que você tem no caixa de sua empresa neste momento.

Conheça outras funcionalidades do Ajatus

Além de contribuir para seu controle financeiro, o Ajatus reúne diversos outros recursos para seu salão de beleza:

•  Agendamento. O Ajatus permite que seus clientes façam agendamentos pelo aplicativo – sem que seja necessário ligar para você. Além disso, você conta com um calendário com os horários agendados, histórico de atendimentos, lista de espera e avaliações dos clientes.

•  Marketing. A principal função do marketing é enviar mensagens promocionais para seus clientes. Pode-se enviar mensagens para todos os clientes, somente para os clientes selecionados ou para os aniversariantes do dia.

•  Cadastros. O Ajatus permite que você faça o cadastro de clientes / fornecedores, profissionais, serviços, produtos, promoções, pacotes e muito mais.

•  Informações sobre os profissionais. Você consegue visualizar uma lista dos profissionais já cadastrados, pode gerar um relatório de horas trabalhadas além de cadastrar novos profissionais na empresa.

•  Apresentação do negócio. Você também pode inserir os dados da sua empresa: nome, banner de fundo, logomarca, descrição, endereço, localização no mapa, horário de trabalho, entre outros.

•  Chat. Converse em tempo real com seus clientes por meio do app Ajatus.

Você já sabia como o Ajatus contribui com o controle financeiro e contabilidade do salão de beleza? Quer conhecer melhor os recursos do aplicativo? Então visite nossa página!