conquistar os clientes de uma loja de roupa

Hoje, mais do que atrair, é preciso buscar maneiras de como conquistar os clientes de uma loja de roupa. Em setores como o de varejo, eles contam com muitas opções de consumo, o que torna mais desafiador captá-los, mas, especialmente, mantê-los fidelizados.

No entanto, esta abordagem proativa pode melhorar e muito os resultados da sua loja de roupas. Mas, como fazer isso? Continue a leitura deste artigo e veja nossas dicas. 

13 dicas de como conquistar os clientes de uma loja de roupa

Conquistar os clientes de uma loja de roupa não é algo que acontece automaticamente. É essencial planejamento e foco constante.

De acordo com seu mercado, marca e perfil de público, há diferentes possibilidades para fazer isso. Mas, entre as iniciativas e boas práticas gerais e eficientes, podemos destacar:

1 – Conheça bem o cliente da sua loja de roupa

Se você quer vender algum produto ou serviço, e, depois, manter o cliente fidelizado, tem de conhecer bem seu público de interesse. Isso ocorre porque você precisa saber como seu cliente potencial pensa, o que ele valoriza, o que é fundamental para ele, etc. 

conquistar os clientes de uma loja de roupa e mais vendas tem muito a ver fazer uma conexão com eles, mas isso só é possível quando se sai de uma abordagem genérica e passa-se a adotar uma mais personalizada e centrada no cliente, que é muito mais diferenciada e valorizada pelos clientes de hoje.

Você pode fazer pesquisas online ou presenciais, conversar com seus clientes e fazer anotações em seu cadastro, consultar e utilizar seu histórico como base, solicitar sempre ao final da compra um feedback, etc.

2 – Crie um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade não são algo novo – já existem há algum tempo. Mas a razão de eles estarem ainda hoje em alta é porque realmente funcionam para conquistar os clientes de uma loja de roupa. 

Há diversos formatos destes programas, incluindo:

  • Sistema de pontos: os clientes ganham pontos para cada real que gastam em sua loja, que podem ser trocados por recompensas, como descontos em compras futuras ou itens gratuitos;
  • Sistema de níveis: quanto mais o cliente gasta, melhores são as recompensas que ele recebe. Isso incentiva seus clientes a continuarem comprando seus produtos e faz com que eles voltem para terem acesso a benefícios cada vez melhores.

Independentemente do modelo escolhido, busque criar um programa de fidelidade descomplicado. Se for confuso de compreender ou parecer complicado ganhar recompensas, você poderá, na verdade, desmotivar seu cliente a participar e frequentar sua loja de roupas. 

3 – Preste atendimento consultivo

Um dos diferenciais encontrados na compra presencial é a interação do cliente com a equipe de vendas. Portanto, há uma oportunidade de conquistar os clientes de uma loja de roupa aproveitando este ponto.

E uma das maneiras de fazer isso é treinando sua equipe para prestar um atendimento consultivo, oferecendo informações úteis para seus clientes terem uma melhor experiência e processo de decisão de compra. 

Para isso, os vendedores precisarão conhecer bem seus produtos, as marcas trabalhadas na loja e saberem como combinar as peças. Treinamentos a cada nova coleção, por exemplo, podem contribuir muito para qualificar este atendimento.

Além disso, é importante motivar sua equipe para que ela desenvolva um senso de serviço, de modo a perceberem que ser genuinamente útil é a melhor maneira de ganhar a confiança (e a decisão de compra) de seus clientes.

4 – Torne sua abordagem focada no cliente

Em todos os pontos de interação, avalie como tornar a experiência centrada no cliente. Por vezes, ele entra na loja e recebe diversas informações sobre sua marca, produtos, mas sem, antes, o vendedor tentar compreender quem é o cliente, suas necessidades e desejos.

É importante primeiro obter essas informações para, então, demonstrar ao cliente como determinada peça é perfeita para o que ele procura, quais benefícios estão associados à roupa e que combinam com ele, etc. Saindo de uma abordagem genérica e seguindo uma mais personalizada e centrada no cliente, fazer conversões de vendas será algo mais certeiro. 

5 – Use as redes sociais para conquistar os clientes de uma loja de roupa

As redes sociais podem ser grandes aliadas da sua loja de roupas. No entanto, novamente, mantenha o foco no cliente. Pense nos outros interesses do seu cliente e crie conteúdo sobre alguns tópicos importantes e tente resolver o problema de seu cliente – ele não sabe quais são as novas tendências? Como combinar cores de roupas? Como é o caimento de determinado tecido?

Apresentar informações úteis e não apenas diretamente sobre sua marca poderá ajudar a conquistar os clientes de uma loja de roupas e torná-lo realmente interessado em sua loja.

Por exemplo, se você tem uma marca de roupas fitness, pode compartilhar também dicas de smoothies que lhe dão energia para os treinos – algo que tenha relação com o seu produto e que constitua informação relevante para seu cliente continuar acompanhando sua marca.

6 – Tenha uma equipe motivada e engajada

Conquistar os clientes de uma loja de roupa depende diretamente de sua equipe de vendas. Portanto, tenha um foco consistente em selecionar profissionais com motivação e interesse nesta área e em treiná-los continuamente para prestarem o melhor atendimento possível. 

7 – Encante seus clientes

Encantar é emocional e experiencial – e em um mundo de sobrecarga de informações e com amplas opções de consumo, é o emocional e experiencial que, muitas vezes, orienta o processo de decisão e de compra. 

O encantamento que perdura é quando seus clientes internalizam sua marca, seu produto e seus valores, e os tornam seus. A jornada do cliente começa com a conformidade (atender a um pedido de compra), evolui para identificação (é uma marca / empresa para mim) e amadurece na internalização (é a minha empresa preferida).

Portanto, avalie como criar encantamento em todos os pontos dessa jornada e da interação do cliente com a sua loja de roupas.

8 – Lembre-se que a conquista começa primeiro internamente

Antes de encantar seus clientes, será preciso encantar sua equipe. Ela precisa acreditar nos valores de sua marca e estar engajada com o seu sucesso e o sucesso do cliente. Depois disso, será muito mais fácil e assertivo conquistar os clientes de uma loja de roupa .

9 – Personalize sua comunicação

Não existem dois clientes iguais. Como tal, empregar as mesmas táticas e estratégias para todos os clientes e esperar que funcionem igualmente bem será algo contraproducente.

Um cliente pode se interessar apenas por determinada marca vendida em sua loja. Outro pode querer fazer um overview de todas as peças. Há clientes que querem auxílio dos vendedores, outros preferem o autoatendimento.

Portanto, adapte a comunicação e a abordagem de vendas, personalizando-as conforme as preferências de cada cliente que entra em sua loja de roupas.

10 – Ofereça também oportunidades de entretenimento aos seus clientes

A tendência do Retailtainment (do inglês, junção de varejo e entretenimento) está bastante em alta e pode ajudar a conquistar os clientes de uma loja de roupa.

Ela está associada à fusão de varejo com entretenimento para aprimorar a experiência de compra. 

Que tipo de entretenimento de varejo você deve oferecer? Isso depende de sua loja e de seus clientes. Em alguns casos, levar influencers ou músicos é algo que gera resultados. 

É possível também pensar em algo mais incomum. Por exemplo, em um dia de movimento, ao invés de manequins utilizar pessoas reais vestindo suas roupas em uma vitrine interativa. 

11 – Torne a descoberta de produtos mais interessante

Não podemos esquecer que o ato de encontrar e descobrir produtos na loja é, em si, uma experiência. E essa pode ser aprimorada para conquistar os clientes de uma loja de roupa.

Avalie como tornar esse aspecto mais interessante e prático para o seu cliente, de modo a criar uma experiência que ele encontrará apenas em seu estabelecimento.

12 – Foque no valor, não no preço

Descontos podem aumentar suas vendas no curto prazo, mas também diminuirão seus lucros no longo prazo. Os clientes sairão com produtos, mas talvez não encantados por sua marca.

Para aumentar as vendas e manter os lucros altos, pense em criar experiências únicas, que gerem e demonstrem valor, tornando o preço menos importante na decisão de compra. 

13 – Não negligencie o pós-compra

A experiência de compra não termina quando o cliente sai de sua loja de roupa. Para conquistar e fidelizar seus clientes, é preciso manter o relacionamento também depois disso.

Quer você acione e-mails pós-compra ou faça um acompanhamento pessoal com uma ligação telefônica, certifique-se de verificar a satisfação dos clientes, seu feedback e se eles precisam de algo mais.

Essas ações mostram que você se preocupa e valoriza seu cliente, o que é poderoso para engajá-lo com sua marca. 

Extra – Como conquistar os clientes de uma loja de roupa que foram perdidos?

Os clientes que já tiveram algum relacionamento com sua loja, mas estão inativos também podem ser alvo de ações para reconquistá-los.

Afinal, eles já demonstraram interesse anterior em seus produtos e em sua marca. Entre suas ações, você pode criar um plano de reconquista, avaliando o histórico do cliente, se houve alguma reclamação ou insatisfação que o fez não voltar à sua loja, etc.

A partir desses dados, você poderá saber que tipo de abordagem tomar para tentar torná-lo ativo de novo.

É importante usar também a segmentação como aliada. Alguns clientes param de fazer negócios com uma determinada loja porque realmente não têm mais um motivo para comprar lá. Outros simplesmente não lembram mais de sua marca, outros já não tem o perfil de sua loja – por exemplo, se você vende roupas para gestantes e sua cliente já passou por essa fase. 

Assim, um programa eficaz de reconquista de clientes começa com um processo chamado segmentação, projetado para distinguir os clientes que você deve tentar reconquistar daqueles que não deve.

Depois de identificar os clientes que não deseja reconquistar, faça uma lista de clientes que seriam fortes candidatos para seu programa de reconquista. Organize-os em categorias com base no motivo da saída.

Isso pode exigir alguma investigação de sua parte. Por exemplo, se você identificar um cliente que trouxe um item para devolução e não retornou mais depois disso para sua loja, considere se esse cliente pode ter ficado insatisfeito com a forma como sua equipe de atendimento ao cliente tratou a devolução. Nesse tipo de caso, é importante ter argumentos sólidos para conversar com o cliente sobre as melhorias feitas relacionadas a esse processo. 

Uma das técnicas mais eficazes para reconquistar clientes perdidos é contatá-los individualmente por e-mail, SMS ou outro tipo de mensagem personalizada e descontos focados nos tipos específicos de itens que eles compraram no passado em sua loja. 

E então, pronto para conquistar os clientes de uma loja de roupa? Para mais dicas, continue acompanhando nosso blog. E se você estiver em busca de um sistema que permita gerenciar melhor o relacionamento com seus clientes, conheça as soluções da GDOOR.