como administrar um salão de beleza

A pandemia impactou de alguma forma todos os ramos de negócios. Administrar um salão de beleza, a partir deste cenário, se tornou mais desafiador. Entretanto, a boa notícia é que, neste estágio, a recuperação desse setor está sendo bastante rápida, especialmente pela prestação de um serviço que é tido como essencial para tantas pessoas. 

Dados divulgados pela Pequenas Empresas Grandes Negócios indicam que esse ramo cresceu em torno de 10% nos últimos 10 anos. Portanto, administrar um salão de beleza de sucesso demanda dedicação, mas pode ser algo bastante satisfatório e rentável.

Você está pensando em abrir um salão de beleza ou estruturar melhor o seu? Então, que tal saber mais sobre como administrar um negócio bem-sucedido? Para isso, acompanhe nossas dicas a seguir!

Ações de uma boa gestão de salão de beleza

1. Realize uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para o sucesso do seu salão de beleza é saber exatamente onde está e com qual mercado está lidando. Por isso, é essencial realizar uma pesquisa de mercado.

Com ela, você saberá o que seus concorrentes estão fazendo, quais estratégias dão ou não certo, no que vale a pena investir, quais são as carências e principalmente o que o mercado espera do seu empreendimento. Tendo tudo alinhado, ficará mais fácil definir o seu público-alvo, diferenciais do serviço, precificação, etc. 

A pesquisa de mercado é recomendada logo no início do seu planejamento, mas, caso esteja revendo sua postura e pensando em novas possibilidades, ela também é indicada.

2. Crie ou atualize seu plano de negócios

Nenhuma empresa consegue funcionar adequadamente por muito tempo sem um plano de negócios. Um plano de negócios atua como um roteiro, um documento que guiará seu empreendimento para o sucesso.

Mas o planejamento de negócios não precisa ser um processo longo. Na verdade, você provavelmente já reuniu muitas informações mentalmente, ou mesmo rabiscou algumas notas no papel. O objetivo de um plano de negócios sólido é descobrir o que é sua empresa, como ela terá sucesso e como você resolverá os problemas dos clientes de forma mais eficiente que seus concorrentes.

Também é importante ter em mente que o plano de negócios deve ser visto como um trabalho em andamento. A cada mês que passa, você aprende mais sobre seu salão e sua base de clientes.

Então, é uma boa ideia voltar ao seu plano, reler e certificar-se de que você ainda está no caminho certo. Esse tipo de cuidado pode fazer toda a diferença para você administrar um salão de beleza de sucesso também no longo prazo.

3. Contrate bem e mantenha seus talentos engajados

O setor de beleza tem tudo a ver com lealdade e relacionamento com os clientes, portanto, contratar e manter os melhores funcionários e parceiros é crucial para uma gestão de salão de sucesso.

Nenhum negócio bem-sucedido pode prosperar sem uma grande equipe, assim, a contratação e retenção do time certo podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso dos empreendimentos.

Assim, a administração de um salão de beleza de sucesso começa com ser criterioso e contratar as pessoas certas em primeiro lugar. Se você prestar atenção suficiente à integração e retenção de seus melhores talentos, não terá de se preocupar continuamente em encontrar novos.

Além disso, é importante certificar-se de que esses profissionais-chave sejam leais, engajados e bem treinados, pois todo o negócio dependerá de sua produtividade, empatia e talento.

Treinar seus funcionários para vender mais e servir melhor pode melhorar seus resultados financeiros e construir um público fiel em torno de sua marca. Portanto, ao reinvestir algum dinheiro no treinamento e na motivação dos profissionais, você está, na verdade, crescendo e desenvolvendo seu negócio.

4. Invista em estratégias de marketing

Um dos grandes erros de muitos salões de beleza é contentar-se apenas com os clientes fidelizados e não buscarem ativamente novos. Para ter sucesso, você precisa de clientes. Para atrair clientes, você precisa de um plano de marketing sólido.

Manter e fidelizar o seu público é importante para o sucesso do seu empreendimento. Entretanto, você deve estar sempre em busca de novos públicos. Para isto, invista em boas estratégias de marketing e de comunicação.

Esteja presente nas redes sociais divulgando os seus trabalhos e os resultados alcançados (sempre preservando a vontade e a privacidade dos clientes).

Pode ser uma boa ideia construir sua presença digital no Instagram, pois essa rede se adapta bem a um negócio de apelo visual. Comece entendendo quais hashtags são populares em seu nicho e criando uma estratégia de conteúdo. Faça imagens de qualidade, acompanhe outras empresas locais e incentive seus clientes a marcarem seu salão quando o visitarem.

5. Valorize os produtos vendidos em seu salão de beleza

Um diferencial importante é equipar o seu salão com produtos verdadeiramente qualificados, concebidos para uso profissional.

Então, busque melhorar a visibilidade desses produtos instalando iluminação no teto. Prateleiras traseiras com espelhos para refletir a luz e iluminar os produtos também ajudam a destacá-los e a criar um ambiente mais agradável e diferenciado.

Experimente criar uma experiência de compra. Organize os produtos em um móvel bonito para apresentá-los em um ambiente de boutique. 

Também é importante conectar os produtos com os serviços oferecidos no salão. Os cabeleireiros, por exemplo, podem prestar um atendimento consultivo, fazendo perguntas ao cliente e, em seguida, oferecer serviços personalizados e recomendações de produtos exclusivas, específicas para as necessidades de cada cliente.

É importante que o profissional explique as etapas do procedimento, os ativos e a atuação do produto e ofereça conhecimento para que o cliente tenha resultados incríveis em seus tratamentos em casa com o uso da linha de trabalho de seu salão. Além de ajudar a proporcionar uma experiência diferente e qualificada, este tipo de prática pode elevar o ticket médio e ajudar a elevar a receita do salão.

6. Crie uma experiência memorável para seus clientes

Para administrar um salão de beleza de sucesso, é preciso ter atenção a todos os detalhes, buscando oportunidades de diferenciação.

Por isso, a recomendação é oferecer uma experiência para seus clientes, não apenas um serviço. Afinal, a experiência geral é o que faz com que os clientes voltem e se tornem leais.

Sabemos que a clientela costuma ser bastante exigente neste setor, portanto, gerenciar um salão de beleza bem-sucedido significa proporcionar uma experiência memorável e construir relacionamentos com os clientes, não apenas fornecer um serviço de tratamento de beleza padrão.

Lembre-se de que os usuários de salões de beleza não procuram apenas cortar o cabelo, estender os cílios ou fazer as unhas. Eles frequentam o local porque querem ter uma aparência especial e, mais importante, se sentirem especiais. E a diferenciação é o que torna o seu negócio memorável. É o que torna a experiência do seu salão única.

Entre as maneiras de fazer isso, está tornar-se provedor de segredos de beleza exclusivos em seus atendimentos. Apresentar novas ideias e conhecer as tendências, sempre respeitando a individualidade e o perfil de cada cliente também ajudam a criar uma aura de diferenciação para seu salão.

Salões que prosperam criam experiências únicas e memoráveis, em vez de apenas oferecerem serviços e produtos simples e básicos. Quando você se diferencia também não precisa mais competir tão arduamente em preço. Seu objetivo é ser como nenhum outro salão de beleza.

Para ser excepcional, você não quer apenas que seus clientes fiquem satisfeitos, você quer que eles fiquem impressionados. Quando seu estabelecimento é muito semelhante a qualquer outro salão, é fácil para o cliente não ter exclusividade. Mas quando seu salão é diferente e supera as expectativas, ele se torna notável.

7. Crie um programa de indicação

Uma das melhores propagandas é a indicação de um cliente satisfeito. Além de ser valiosa, ela ajuda a reduzir custos de divulgação para adquirir novos clientes.

E esse tipo de programa oferece ganho mútuo. Seu cliente indica um amigo e ele e o novo amigo recebem um desconto, produto ou serviço gratuito, etc. e seu salão recebe um novo cliente. Assim, essa é uma boa maneira de atrair novas pessoas e, ao mesmo tempo, fomentar a lealdade dos clientes existentes.

Claro, quando se trata de escolher a recompensa dada em troca da indicação, você ainda precisa ser estratégico. Considere o tempo que leva para cada serviço e o custo dos produtos usados. Naturalmente, você não quer presentear um serviço que consome muito tempo ou é caro. Por outro lado, você tem que fazer a recompensa valer a pena ou o programa não funcionará. 

8. Crie uma atmosfera confortável, limpa e segura

Quando buscam formas de administrar um salão de beleza de sucesso, alguns gestores e donos acabam pensando em grandes inovações, mas esquecem que o básico permanece importante.

No momento em que um cliente entra no seu salão, entenda que ele está avaliando tudo: a primeira impressão das instalações, a forma como foi recebido, o café que foi servido, a música que estava tocando, a conversa, a limpeza das estações, etc. Não é apenas sobre o serviço que eles procuram, é a atenção aos pequenos detalhes e como eles se sentiram enquanto entram e saem do seu salão, que eles também vão lembrar. 

Por isso, certifique-se de manter um ambiente limpo, seguro, confortável e relaxante. Mantenha o chão sempre limpo, orientando a equipe sobre fazer a limpeza após cada atendimento.

Certifique-se de que as toalhas, pentes e outros equipamentos sejam lavados e higienizados com a regularidade devida. Ofereça a seus clientes um mimo enquanto eles esperam. Tenha algo para eles se entreterem enquanto aguardam – como Wi-Fi liberado para clientes.

9. Espere pelo melhor e planeje o pior no que diz respeito ao seu orçamento

Administrar um salão de beleza de sucesso demanda cuidado com a parte financeira. Para evitar imprevistos desastrosos, você pode começar esperando pelo melhor, mas planejando para o pior!

A verdade é que orçamentos realistas são os melhores. As expectativas irrealistas e o planejamento deficiente normalmente prejudicam ou até arruinam os planos de ação de muitos gerentes e donos de salões de beleza.

Dessa maneira, evite: 

  • Subestimar custos;
  • Superestimar a lucratividade;
  • Não acompanhar com regularidade seu fluxo de caixa;
  • Misturar finanças pessoais com as do salão.

10. Para administrar um salão de beleza de sucesso, utilize uma plataforma de gestão

Administrar um salão de beleza de sucesso não é exatamente a tarefa mais simples: como vimos, há muitas variáveis para monitorar e otimizar. Comprar insumos e equipamentos, gerenciar seus funcionários e parceiros, fazer uma boa divulgação, manter a boa comunicação com equipe e clientes, cuidar das finanças – é uma longa lista de atribuições importantes. Será difícil de acompanhar tudo sem uma plataforma de gestão de salão de beleza eficiente.

Por isso, a dica de ouro para administrar um salão de beleza de sucesso é contar com uma plataforma de gestão de negócios. Com ela, os seus clientes poderão agendar seus horários de forma simples, rápida e instantânea. E também há a opção de chat online, que lhe permite conversar em tempo real com quem está interessado em agendar um serviço.

Além disso, você terá controle total sobre seus lucros e gastos, podendo controlar melhor as suas finanças.  E, ainda, poderá enviar mensagens promocionais automáticas para toda a sua agenda.

Em outras palavras, a plataforma de gestão proporcionará mais praticidade e tempo para você cuidar da sua empresa e encaminhá-la para o sucesso!

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