Carteiras digitais serão adotadas em metade do planeta até 2025

As carteiras digitais devem ser adotadas por metade do planeta até 2025, de acordo com pesquisa global feita pela Juniper Research em parceria com a Boku. A estimativa, de acordo com o estudo, é de que até lá o número de pessoas usando carteiras digitais no dia a dia chegue a 4,8 bilhões. Até o ano passado, 2,4 bilhões de pessoas já usavam carteiras digitais ao redor do mundo.

A pesquisa mostra ainda que os principais mercados que devem contribuir com essa expansão são América Latina, África, Sudeste Asiático e Oriente Médio. Entre as regiões, o destaque maior fica para o Sudeste Asiático, com projeção de crescimento de 311% para carteiras digitais até 2025.

No caso da América Latina, o Brasil vem desempenhando um papel importante nesse avanço das carteiras digitais, tendo em vista o papel que elas fazem de desburocratizar e facilitar o acesso a serviços financeiros a pessoas desbancarizadas. Além do crescimento como opção de pagamento, especialmente no e-commerce, as carteiras digitais agora apostam também na concessão de empréstimos.

Algumas delas seguem a estratégia de oferecer taxas mais interessantes do que as praticadas por bancos tradicionais. Outro ponto vantajoso para as carteiras digitais é que o acesso ao crédito é totalmente digital, ou seja, menos burocracia no processo. Por fim, algumas delas também oferecem cashback nessa modalidade.

Do ponto de vista do modelo de empréstimo mais vantajoso para o consumidor, não me cabe emitir opinião porque essa frente vai da própria pesquisa do cidadão para entender qual é o produto que faz mais sentido para sua realidade, mas é inegável que a presença das carteiras digitais nessa frente tende a acelerar ainda mais a adesão desse meio de pagamento. A presença delas no dia a dia da população naturalmente vai crescendo.

Varejistas em geral têm uma oportunidade importante nesse cenário. O avanço das carteiras digitais tende a beneficiar seus negócios, tendo em vista que esse formato de pagamento é mais rápido, fluido e com baixa fricção, ao contrário do que acontece com boletos bancários e cartões de crédito.
Com todas as mudanças que gradualmente vão acontecendo no comportamento do consumidor, quanto menor a quantidade de cliques e processos para efetuar uma compra, melhor a experiência. Em vez de gastar tempo preenchendo os dados do cartão de crédito ou débito, o cliente apenas lê um QR Code na tela e o pagamento é concluído.

A questão do cashback também é um benefício com grande valor para o consumidor, como já mostrou pesquisa global da consultoria Nielsen: a devolução de dinheiro é um dos benefícios mais valorizados por 45% dos participantes de programas de fidelidade.

A GDOOR em parceria com a Shipay, busca facilitar o recebimento de pagamentos por carteiras digitais no varejo com integração diretamente frente de caixa (PDV GDOOR). Com as nossas soluções o comerciante tem a confirmação do pagamento em tela, com QR Code dinâmico e facilidade para conciliar o caixa ao final do dia.

Quer oferecer aos seus clientes a opção de pagar com carteiras digitais? Integre agora o seu sistema GDOOR!