cadastro de produtos na loja de roupas

Você quer fazer o cadastro de produtos na loja de roupas para facilitar o gerenciamento do estoque e das vendas? Antigamente, esse controle precisava ser feito manualmente ou em planilhas do Excel. Porém, esse processo pode ser mais eficiente e prático com o uso da tecnologia.

Ao otimizar o cadastro de produtos na loja de roupas, você também otimiza o gerenciamento de estoque. Com isso, você pode evitar falhas que geram perdas e criar as condições ideais para o crescimento do seu negócio.

Quer descobrir como acertar no cadastro de produtos na loja de roupas? Então confira logo a seguir!

Por que o cadastro de produtos na loja de roupas e o gerenciamento de estoque são importantes?

Ao criar um processo de cadastro de produtos na loja de roupas que funciona e otimizar o gerenciamento de estoque, você obtém uma série de vantagens para sua loja de roupas:

Fluxo de caixa

O controle e planejamento de estoque permite que as pequenas empresas gerenciem suas oportunidades de fluxo de caixa. As lojas de roupas nem sempre conseguem comprar grandes quantidades de estoque, devido ao capital limitado. Tendo melhor controle de seu estoque, eles podem saber exatamente de quanto estoque e quando precisarão. Isso pode liberar outro capital para reinvestir em outras áreas do negócio.

Business Intelligence

Uma solução de planejamento e controle de estoque permite que as pequenas empresas obtenham insights sobre os produtos de venda rápida. Isso permite que eles ajustem sua linha de produtos e tomem decisões de negócios rápidas e inteligentes.

Maximize os lucros

Por ser capaz de tomar melhores decisões de negócios, o resultado inevitável para uma pequena empresa será um aumento nos lucros. Isso ocorre porque os itens em seu estoque serão apenas o que está realmente vendendo. Outras mercadorias que não chamam a atenção do cliente podem ser consideradas obsoletas e podem ser abandonadas. Isso torna a prática geral de negócios mais eficiente.

Limita o manuseio incorreto do funcionário

O planejamento e controle de estoque limita a capacidade dos funcionários de roubar o estoque. Frequentemente, os funcionários usam itens de estoque de uma empresa para uso pessoal. Sem controle de estoque, o proprietário da empresa não saberia nada. Essa prática acaba reduzindo a lucratividade do negócio. Ao limitar a capacidade do funcionário de roubar, o empregador está reduzindo os custos potenciais “ocultos”.

Reduza os custos de mão de obra

As técnicas aprimoradas de planejamento e controle de estoque permitem que as pequenas empresas reduzam os custos de mão de obra associados ao estoque. Isso inclui o tempo gasto contando o estoque e o transporte de mercadorias. O emprego de uma solução inteligente de planejamento e controle de estoque pode reduzir significativamente todas essas atividades de mão de obra intensiva.

GDOOR PRO: a solução ideal para cadastro de produtos na loja de roupas

O sistema de gestão GDOOR PRO é uma solução completa para gerenciar micro e pequenas empresas!

Com o GDOOR PRO é possível efetuar diversas rotinas da sua loja de roupas – incluindo o cadastro de produtos e cadastro do estoque.

Esse módulo é destinado ao cadastro e controle de mercadorias e serviços. As informações do cadastro de estoque serão utilizadas nos módulos de movimentação, etiquetas, consulta de preços e também na geração dos arquivos do SINTEGRA e SPED.

Entenda quais são os campos e funções envolvidos no cadastro de produtos na loja de roupas e controle do estoque:

Estoque

“Código“

Código numérico gerado automaticamente pelo sistema de forma sequencial, não sendo permitida sua alteração.

“Barras“

Código de barras EAN/GTIN do produto. Este campo aceitará apenas códigos numéricos com extensão de 8, 12, 13 ou 14 dígitos, exceto quando o código iniciar com o número 2 (produtos pesáveis), situação em que são aceitos 5, 6 ou 7 dígitos. Apenas os códigos de barras no padrão com 8, 12, 13 ou 14 dígitos constarão na NF-e.

“Código CEST”

CEST – Código Especificador da Substituição Tributária – 7 dígitos que deverão ser preenchidos de acordo com cada produto. Nas notas de entrada este código também será apresentado, qualquer dúvida será necessário verificar com seu contador.

“Código NCM“

Código fiscal denominado NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). É o código que identifica a classe do produto e é obrigatório para a emissão dos documentos fiscais como cupom fiscal e NF-e. O GDOOR possui uma tabela interna de códigos NCM (com mais de 11 mil códigos).

“Descrição“

Descrição básica do produto com no máximo de 120 caracteres.

“Und.Saída“

Unidade de medida do produto para as saídas.

“Und.Entrada“

Unidade de medida do produto para as entradas.

“Fator de conversão“

Fator de conversão de unidades de medida.

“Tamanho“

Campo livre para adicionar um identificador de tamanho da mercadoria, como por exemplo, pequeno, médio, 41/42.

“Cor“

Campo livre para adicionar identificador de cor da mercadoria.

“Peso“

Peso em quilogramas por unidade da mercadoria. Por exemplo, se uma unidade da mercadoria pesar 500 gramas, preencher o campo peso com 0,5.

“Fotografia“

Permite carregar uma foto em vários formatos do arquivo ou capturá-la direto de uma webcam.

Movimentação do item

“Última venda“

Data atualizada pelo sistema quando uma venda é efetuada.

“Última compra“

Data atualizada pelo sistema quando uma compra é efetuada.

“Preço alterado“

Data atualizada pelo sistema quando houver alteração de preço do produto.

“Vida útil até“

Informar aqui a data máxima para o produto permanecer no estoque.

“Validade (dias)“

Tempo de validade do produto em dias. Esta informação será exportada para as balanças etiquetadoras.

“Efetuar controle de validade“

Campo necessário para utilizar o recurso de controle de validade. É obrigatório que este campo seja selecionado para utilização conjunta na nota de compra.

Associação

“Fornecedor“

Apresenta a lista de fornecedores dos quais este produto já foi adquirido.

“Grupo“

Vincula o produto a um grupo de mercadorias.

“Família“

Vincula o produto a uma família.

“Características“

Permite associação com uma característica cadastrada.

Quantidades

“Estoque“

Quantidade atual da mercadoria presente no estoque. Esta quantidade é alterada a partir das compras e vendas, mas pode ser alterada manualmente.

“Ideal“

Informar a quantidade mínima para o produto em questão. Com esta quantidade informada, é possível emitir um relatório de produtos abaixo da quantidade ideal.

“Saldo“

Apresenta a quantidade atual em estoque menos a quantidade ideal.

“Reservada”

Apresenta a quantidade lançada deste item no módulo de pedido de venda, é válido lembrar que a opção “reservar produtos” deve ser marcada para que esta informação possa ser gerada na ficha do item.

“Disponível”

Apresenta a quantidade referente ao saldo menos a quantidade reservada.

“Ped. compra“

Apresenta a quantidade do produto lançado no pedido de compra, é válido lembrar que este campo é unicamente para informação.

“Ped. venda“

Apresenta a quantidade do produto lançado no pedido de venda, é válido lembrar que este campo é unicamente para informação e a opção “reservar produtos” no módulo pedido de venda deve ser selecionada.

Valores

“Custo“

Custo da última compra do produto selecionado. Quando este valor for alterado manualmente o sistema questionará se o percentual de lucro bruto deve ser alterado para fechar com o preço de venda, ou se o preço de venda deve ser alterado, levando em consideração o percentual de lucro bruto. Este valor também pode ser calculado pelo sistema a cada nota de compra lançada.

“Custo médio“

Campo calculado pelo sistema, faz uma média entre os valores de todas as compras.

“Lucro bruto“

Percentual de valor a ser aplicado sobre o preço de custo para gerar o preço de venda. Quando é alterado, o preço de venda também é alterado, sendo calculado o percentual informado no lucro bruto sobre o valor do campo custo.

“Venda“

Neste campo, sugerimos informar o preço de venda para a comercialização do item na modalidade varejo. É de extrema importância informar o valor de venda para agilizar o procedimento de comercialização dos itens.

“Atacado“

Preço diferenciado para vendas no atacado. Está presente nos módulos faturamento, pedido de venda e orçamento.

“Aplicar preço de atacado acima desta quantidade no PDV“

Preço diferenciado para vendas no atacado. Ao lado desta opção será necessário informar a quantidade para que o preço seja validado automaticamente ao efetuar a comercialização.

Outras funcionalidades do GDOOR PRO

Além de permitir o cadastro de produtos na loja de roupas, o GDOOR PRO inclui toda a gestão empresarial da empresa, desde a nota de entrada, nota de saída, baixa no estoque, financeiro, relatórios, arquivos fiscais e muito mais.

Na prática, com o GDOOR PRO, sua empresa pode realizar:

Importação do XML

Importa a nota de compra através do XML do fornecedor ou através de manifestação feita pelo usuário, com cadastramento automático de fornecedor e produtos.

Faturamento

Emite os seguintes documentos: Nota Fiscal eletrônica (NF-e), Cupom Fiscal (ECF), Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e), Cupom Eletrônico (CF-e/SAT), Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e), Conhecimento de Transporte eletrônico de Pessoas, Excesso de Bagagem e Valores (CT-e OS), Manifesto de Documento Fiscal eletrônico (MDF-e) e Nota Fiscal de Produtor eletrônica (NFP-e).

Pedidos

Contém módulos de orçamento e pedido de venda com importação direta para a nota fiscal.

Financeiro

Gestão financeira completa: contas a pagar e a receber, livro caixa, cadastro de bancos, geração de boletos e cheques.

Cadastro de pessoas

Permite cadastrar clientes, fornecedores, vendedores, transportadoras e fazer a conversão de cliente para fornecedor ou de fornecedor para cliente.

Cadastro pelo CNPJ

Importa automaticamente os dados cadastrais através do CNPJ do cliente ou do fornecedor.

Etiquetas

Gera etiquetas de estoque, cliente, fornecedor e ordem de serviço. Para impressoras matriciais, jato de tinta, laser, impressoras de gôndola Zebra, Argox e compatíveis. Configure cores, tamanhos, posição e rotação dos campos ilimitados.

Relatórios

Gera mais de 400 relatórios através de filtros ou pesquisas em HTML, TXT ou PDF. Possui relatórios simples e relatórios detalhados com informações técnicas. Os relatórios podem ser visualizados em tela ou impressos.

Arquivos fiscais

Gera os principais arquivos fiscais: SPED Fiscal, EFD Contribuições (SPED PIS/COFINS), CEF2, EDOC, REDF e SINTEGRA. Conta também com o envio automático dos arquivos XML e arquivos fiscais para a contabilidade.

Boletos

Gera boletos para mais de 30 bancos com carteira registrada. Opção de impressão também disponível em formato de carnê.

Controle de validade

Auxilia na conferência dos produtos que estão com possibilidade de vencimento em sua empresa.

Módulos auxiliares

Módulos auxiliares inclusos: frente de caixa, orçamento, DAV (Documento Auxiliar de Venda), DAV-OS (Documento Auxiliar de Venda – Ordem de Serviço).

Backup

Permite realizar e restaurar backups rotineiros através de agendamento. Também adicionar outros arquivos e pastas. Possibilita inicialização com o Windows.

Você está preparado para investir em um software para loja de roupas? Então visite o site do GDOOR PRO e fale com nossos consultores!