Você sabe qual a utilidade da automação de supermercados? Comércios do tipo alimentícios necessitam de um amplo controle em suas diversas funções. Caixa, logística, estoque e sistema precisam estar alinhados para facilitar as compras do seu cliente — e, é claro, as suas finanças. Afinal de contas, um erro em apenas um produto pode gerar um enorme prejuízo ao local.
Para um gerente ou gestor, no entanto, é praticamente impossível lidar com todas essas tarefas. Não só ele, mas também um caixa, por exemplo, precisa de um sistema digital para lidar com saídas e devoluções. A automação de supermercados não é apenas uma alternativa, e sim uma ação essencial para os dias de hoje.
Ainda não está convencido? Entenda agora quais os benefícios de investir na automação de supermercados!
Por que a automação de supermercados é a melhor alternativa para o seu negócio?
Veja por que você precisa investir em um software de gestão para otimizar os processos do seu supermercado:
Organização dos estoques
Se o controle do estoque manual de uma padaria ou pequeno mercado já é algo complicado para os funcionários, quando ampliamos para um supermercado essa tarefa é praticamente impossível. Fazer o controle com planilhas pode até ajudar num primeiro momento, mas é algo que, com o tempo, se torna cansativo e burocrático.
Com a automação de supermercados, o funcionário só precisa fazer o checkout. Todo o controle é feito exclusivamente pelo sistema. Com isso, evita-se o vencimento ou a falta de itens.
Aumento de produtividade
A automação de supermercados trabalha com dados precisos. Por exemplo: o sistema registra tudo o que entra e o que sai do seu negócio. Portanto, o nível de retrabalho é menor, já que evita erros comuns por falha humana.
Um caso é o pagamento de impostos do supermercado. O pagamento de PIS, Cofins, CSLL, ICMS, IRPJ e muitos outros pode confundir a cabeça de qualquer responsável por essa função. Com a automação de supermercados, é possível centralizar a tarefa em um mesmo software, que vai sinalizar as notas lançadas.
Outro aspecto importante é que um bom sistema de gestão conta com ferramentas para agilizar o trabalho dos seus funcionários. Portanto, eles perdem menos tempo com operações burocráticas e podem se concentrar em tarefas mais importantes — o atendimento ao cliente, por exemplo.
Melhoria no atendimento
E por falar nele, a automação de supermercados também atua para melhorar o relacionamento do negócio com o consumidor. Afinal, o sistema digital é mais veloz que o humano, por isso evita a formação de filas. Ele também diminui possíveis atritos causados por preços incorretos ou estoque esgotado.
O sistema também proporciona uma experiência personalizada ao cliente, pois pode gerar linhas de crédito específicas às necessidades dele, oferecer descontos em itens de sua preferência ou segmentá-lo a uma estratégia de marketing ideal para sua fase no funil de vendas.
Cadastro de clientes e atendimento online
Já pensou em ampliar seu negócio? Vender seus itens online, sem a necessidade de filas, e entregar na casa do cliente? Com a automação de supermercados, todo esse processo fica muito mais fácil!
Com a pandemia de Covid-10, o delivery ampliou seu atendimento. Desde refeições até todo tipo de produto, incluindo compras mensais. Muitos clientes, aliás, viram nesse serviço uma comodidade e não pensam em voltar ao método anterior, de ir ao local fazer compras.
Com a automação de supermercados, o site oferece apenas o que está disponível no seu estoque. Além disso, o pagamento é feito com segurança: tudo o que for entregue já foi pago.
Por fim, ele é capaz de cadastrar esses clientes para que seu mercado envie e-mails com promoções exclusivas.
Cadastro de stakeholders
Além dos clientes, a automação de supermercados permite o cadastro de fornecedores, vendedores e transportadoras. Também é possível fazer a conversão de cliente para fornecedor ou vice-versa.
Por fim, o software importa automaticamente os dados cadastrais usando o CNPJ do cliente ou do fornecedor.
Gestão completa das finanças
Um bom software é capaz de controlar contas a pagar e a receber, livro-caixa, gerar boletos, cadastrar bancos e fazer diversos relatórios.
Importação do XML
O software de gestão importa a nota de compra por meio do XML do fornecedor ou de manifestação feita pelo usuário. Dessa forma, faz o cadastramento automático de fornecedor e produtos.
Inibição de fraudes
Há inúmeras maneiras de fraudar um supermercado. Roubo de mercadorias e do caixa, máquinas falsas, alterações indevidas de preços e até mesmo infrações no programa de fidelidade são alguns exemplos. E se a empresa não tiver um programa confiável de gestão, o sistema pode sofrer com a invasão de hackers.
A automação de supermercados feita com um software confiável evita todos esses problemas, principalmente porque ele pode (e deve) ser integrado ao sistema de segurança do negócio. Já para o consumidor, também há vantagens: o programa registra todos os valores dos produtos. Portanto, inibe a troca de embalagens e etiquetas.
Administração de franquias
Geralmente, um dos objetivos de manter um supermercado é crescer a ponto de abrir franquias ou filiais. No primeiro modelo de negócio, o franqueado faz o investimento inicial e paga taxas de franquia ao franqueador; já no segundo, o investimento inicial e a manutenção financeira são feitas pela própria matriz.
Com a automação de supermercados, é possível não só fazer o controle desses pagamentos, como também nivelar a qualidade do atendimento ao consumidor — mesmo no caso de franquias, em que a responsabilidade fica por conta do franqueado. Independentemente da localização da loja que o cliente visitar, ele terá a mesma rapidez e segurança no atendimento.
De acordo com a legislação
Um software de automação para supermercados tem todas as suas funções de acordo com as exigências legais. Por isso, não oferece a possibilidade de baixar o estoque sem emitir nota fiscal, por exemplo.
Viu como é importante fazer a automação de supermercados? Além de agilizar o trabalho dos seus funcionários, oferece muito mais segurança e facilidades de pagamento ao seu negócio.
Se você ainda não tem um software, conheça o Gdoor. Ele oferece tudo o que seu supermercado precisa para trabalhar com agilidade e por dentro da legislação. Entre em contato com a Gdoor e fale com um especialista!