A área contábil e financeira são fundamentais para o sucesso de um negócio. Afinal, é preciso acompanhar esses fatores com atenção para garantir a manutenção e o crescimento da empresa.
Quem está começando a empreender pode encontrar dificuldades nesse processo, por isso, é essencial buscar atualizações sobre o tema e ter profissionais especializados na equipe, ou contar com fornecedores para realizar o controle financeiro e não ter problemas com pagamentos de tributos, impostos, entre outras ações.
Quer saber mais sobre o assunto e entender a importância da área contábil e financeira e como melhorá-la na sua empresa? Então confira o post que preparamos!
A importância de realizar uma boa gestão financeira
De acordo com dados do Sebrae de 2020, a taxa de fechamento de empresas nos primeiros 5 anos é de quase 30%. No caso das pequenas empresas essa taxa é de 17%, contudo, para as microempresas, a taxa de fechamento fica em torno de 21%.
Um dos principais motivos para a falência é a má gestão financeira. Sendo assim, para ter sucesso com o negócio, é fundamental ter planejamento, acompanhar o fluxo de caixa, controlar despesas e definir recursos para investimento.
Contudo, é comum que quem está ingressando no mercado não separe bem as contas pessoais e as corporativas e acabe com dificuldades para administrar os recursos.
Realizar uma boa gestão financeira ajuda a manter a saúde do negócio em dia. Dessa forma, o empresário consegue acompanhar as despesas, adotar estratégias para redução de gastos, preparar a companhia para enfrentar imprevistos econômicos, entre outras situações.
Diante de tamanha importância, fica nítida a necessidade de dar atenção a área financeira e contábil, certo? E tal fato é válido para companhias de todos os portes e segmentos. Ao realizar um bom gerenciamento financeiro será possível:
- Controlar o fluxo de caixa;
- Administrar o capital de giro;
- Acompanhar pagamentos e cobranças;
- Controlar emissão de notas fiscais;
- Controlar estoque;
- Realizar pagamentos de impostos e tributos de forma adequada;
- Avaliar os resultados financeiros;
- Realizar projeções de investimento e crescimento.
Planejamento é tudo
Sobretudo, fazer um planejamento, estabelecer um orçamento para o negócio e adotar um sistema de controle são atitudes que podem ajudar a executar esses processos de forma adequada. Hoje em dia, há softwares empresariais para acompanhar entradas e saídas e administrar as finanças de maneira mais facilitada.
O uso de tecnologia para a gestão financeira é útil inclusive para PMEs. Por ter um orçamento mais apertado, os empreendedores, geralmente, contam com equipes reduzidas e acabam acumulando diversas funções. Nesse sentido, otimizar as atividades financeiras será positivo para reduzir erros e aumentar a produtividade em outras tarefas.
Diferença entre área contábil e financeira
Para realizar uma boa gestão financeira, também é preciso dar atenção à contabilidade. Algumas pessoas podem imaginar que área contábil e financeira são a mesma coisa, mas, elas têm um foco distinto.
A área financeira é responsável por acompanhar o dinheiro em caixa e direcionar decisões estratégicas para o futuro. Desse modo, a contabilidade avalia as transações passadas para orientar o gestor quanto ao planejamento financeiro e as melhores decisões para a empresa.
A área contábil ainda tem atuação importante no cumprimento do pagamento de tributos, mantendo o negócio regularizado e em dia com suas obrigações fiscais e trabalhistas.
É fundamental fazer a contabilidade de forma adequada, pois o não cumprimento das obrigações legais pode levar a multas e outros imprevistos. Diante disso, é recomendado buscar profissionais especializados para compor a equipe, ou contar com um escritório de contabilidade para auxiliar na gestão.
Principais funções da contabilidade
O setor contábil pode atuar em diferentes segmentos, por exemplo: realizando a parte burocrática, análise financeira, assessoria contábil, entre outras. Veja, a seguir, algumas das principais funções.
Registrar transações financeiras
É papel da contabilidade registrar e documentar todas as transações financeiras da empresa, bem como as despesas com funcionários, estoques, entre outras. Essas informações devem constar no Registro Contábil, essencial para verificar a saúde financeira do negócio, patrimônio, bens acumulados, entre outros dados.
Organizar os dados e gerar relatórios
Da mesma forma, outra responsabilidade da área contábil é organizar os dados e gerar relatórios contábeis e demonstrativos sobre a situação econômica, financeira e patrimonial. Essas informações são significativas para conferir os resultados e planejar o próximo período.
Fazer o planejamento tributário
Outro papel importante é quanto ao planejamento tributário para que a empresa faça o recolhimento de tributos de forma adequada — com estudos e estratégias certas é possível reduzir a carga tributária dentro da legalidade. Além de garantir o cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas, a contabilidade realiza o envio de declarações necessárias ao governo.
Essas são algumas das funções principais da contabilidade, mas o setor ainda pode atuar em outras frentes, dependendo das particularidades e do segmento do negócio. Um exemplo disso é a área de auditoria, que fica responsável por verificar todos os registros e documentos da empresa para confirmar se as transações financeiras correspondem com as normas e evitar problemas com a Receita Federal.
A contabilidade também pode contribuir com a análise financeira e econômica. A partir dos relatórios gerados, ela consegue avaliar a situação patrimonial da companhia e fornecer dados para o planejamento e tomada de decisão sobre gastos presumidos, investimentos, etc.
Como otimizar a atuação da área contábil e financeira
Independentemente do tamanho ou segmento do negócio, é imprescindível que as áreas contábil e financeira estejam bem estruturadas e tenham uma atuação integrada.
Ao avaliar as informações das duas áreas, você conseguirá ter um panorama dos resultados da empresa, analisar se ela está dando lucro ou prejuízo, movimentações de caixa, entre outros dados para tomar decisões estratégicas que contribuam para a saúde financeira e o crescimento dela.
Pode parecer complicado unir esses dois setores, mas é possível otimizar a atuação da área contábil e financeira com o auxílio da tecnologia. Atualmente, há ferramentas que facilitam a gestão financeira ao realizar:
- Controle de entradas e saídas;
- Organização e armazenamento de notas fiscais;
- Controle de pagamentos, vencimentos e geração de cobranças;
- Relatórios gerenciais para a tomada de decisão;
- Entre outras funções.
Integre soluções quando possível
O uso de softwares para gestão financeira é positivo para a rotina empresarial, pois reduz erros e aumenta a produtividade da equipe.
As ferramentas tecnológicas também são úteis para organizar e armazenar os documentos fiscais e contábeis e permitir a integração entre as áreas. É comum que as empresas tenham que lidar com um volume alto de arquivos desse tipo e ter os dados em um local acessível pode evitar problemas caso seja necessário comprovar algo perante os órgãos competentes.
A integração contábil facilita a rotina dos empresários e dos contadores. Assim, é possível, por exemplo, receber e armazenar notas fiscais automaticamente após a venda, e tanto o gestor quanto o contador conseguem visualizar e consultar os documentos com facilidade.
Por fim, vale destacar que as soluções tecnológicas são significativas para proteger os dados da empresa e de terceiros. Ao contar com um serviço desse tipo, veja se as informações são armazenadas em servidores externos confiáveis para proteger os dados e reduzir o risco de vazamento.
A boa atuação das áreas contábil e financeira é imprescindível para o sucesso de um negócio. Além de acompanhar as finanças e cumprir as obrigações fiscais, elas fornecem dados significativos para o crescimento da empresa.
Precisa de uma ferramenta para otimizar a área contábil da sua empresa? Então conheça a nossa solução Gcontábil, disponível para os sistemas Gpro e Gslim.