Em função do crescimento do uso de cartões de crédito e débito de diversas bandeiras, a conciliação de cartões se tornou fundamental. Mas, não é só isso!
Segundo dados da Worldpay, líder global em tecnologia e soluções de processamento de pagamentos, 73% dos consumidores brasileiros utilizam o cartão de crédito nas compras feitas através de seus smartphones.
Os números revelam o comportamento do novo consumidor, que compra muito mais com o cartão de crédito do que há alguns anos. Além disso, despertam o mercado para a importância da conciliação de cartões em negócios, como o seu.
É sobre isso que você vai ler agora, entendo porque a conciliação de cartões é fundamental para o seu negócio.
Acompanhe!
Afinal, o que é a conciliação de cartões?
A conciliação de cartões verifica a situação da operação que foi realizada por meio de cartão de crédito ou débito. O seu objetivo é apurar se a compra foi mesmo paga pela operadora, validando a transação.
No mercado, existem duas formas de realizar a conciliação de cartões: manual e automatizada. A primeira, apesar de ser comum, aumenta os custos e as chances de erros e divergências de informação.
Em contrapartida, a automatização ajuda no controle do chargeback (cancelamento de compras) e das taxas cobradas pela adquirentes.
Quais são os benefícios da conciliação de cartões para o seu negócio?
Entre os motivos para entender porque a conciliação de cartões é fundamental, os benefícios comandam a lista. Veja o que você vai ganhar com essa decisão:
- Diversas funções que beneficiam o seu negócio, entre elas o controle e acompanhamento de vendas;
- Checagem para saber se os valores repassados pelas operadoras estão corretos;
- Comprovação de que as taxas administrativas, que são previamente negociadas, são aquelas que foram cobradas;
- Conferência de quantos cancelamentos de vendas ocorreram em um dia, e como ocorreram;
- Apontamento de quantos cancelamentos de vendas o vendedor terá direito ao ressarcimento;
- Identificação do surgimento de compras invalidadas;
- Controle das antecipações de recebíveis;
- Mostra de quanto o lojista tem a receber no futuro pelas vendas atuais.
Como você pode notar, são vários benefícios. Agora, portanto, é hora de aprender a aplicar a conciliação de cartões no seu negócio. Continue a leitura!
Como realizar a conciliação de cartões?
Para realizar este processo, confira o passo a passo que preparamos para facilitar a sua vida. Considere a maneira mais prática e eficiente da conciliação de cartões: a automatizada.
Introduza um sistema automático de controle
A conciliação de cartões automática, diferente da manual com planilhas e o “papelzinho” da compra, dispõe de uma análise prática, rápida e completa de todas as vendas com cartão de crédito ou débito.
Além da agilidade, você ganha tempo e produtividade.
Acompanhe as taxas por bandeira/operadora
Esse é um dos passos mais importantes para a realização da conciliação de cartões. Isso porque as taxas que cada operadora/bandeira cobra vai influenciar no valor final de um produto e no fechamento de caixa.
Muitas vezes, o empreendedor nem percebe que essas taxas diferenciadas são cobradas.
Não deixe de arquivar e conferir as filipetas
Se houver qualquer falta, erro ou falha no registro de vendas por parte da adquirente, as filipetas serão os seus comprovantes. Por isso, é extremamente importante registrar e arquivar todas elas.
Realize o controle do extrato bancário
Reúna os extratos da máquina de cartão de cada operadora e confira periodicamente se o saldo inicial e final do controle interno é o mesmo do extrato bancário.
Deste modo, você confirma se todos os pagamentos foram creditados na sua conta.
Faça o controle financeiro uma vez por semana
É melhor realizar o controle financeiro semanalmente para que as possíveis divergências sejam rapidamente solucionadas. Além disso, você vai evitar o acúmulo de registro nas transações.
O controle financeiro constante das transações colabora para diminuir as perdas financeiras e outros problemas.
Realize a finalização diária
Com uma conciliação de cartões automática eficiente, você poderá visualizar todas as movimentações diárias, unindo todos os dados de cada operadora.
A medida também ajudará no apontamento de divergências.
Efetue o controle financeiro dos recebíveis
Fazer o cruzamento das vendas realizadas viabiliza o acompanhamento das taxas cobradas pelas operadoras de maneira precisa. Assim, você tem um visão clara de todas as entradas e saídas.
Centralize as informações
O sistema de conciliação de cartões permite consolidar os dados, reunindo as informações: de vendas, recebimentos ocorridos de todas as operadoras de cartão e de diferentes períodos. Tudo isso no mesmo lugar!
Entendeu porque a conciliação de cartões é fundamental para o seu negócio? O acompanhamento de perto garante um controle financeiro maior e mais seguro. Logo, você ganha tempo para realizar planejamentos financeiros e de compras e agilidade nos processos internos.