Elaboramos um checklist de como a queda dos lucros pode impactar no seu negócio, principalmente se a sua empresa for do ramo de informática ou automação.
Queda dos lucros: é hora de ligar o alerta no seu negócio! Os problemas gerados pelo lucro mais baixo no final do mês, sugerem uma série de preocupações. Você já passou por isso? Está passando neste momento? É bom ficar atento e ler o conteúdo que preparamos especialmente para os casos em que há queda de lucros.
Analise se a realidade da sua empresa no ramo de informática ou automação comercial se encaixa em alguns dos itens listados abaixo (checklist). Esperamos que não seja o caso, mas se for, é hora de buscar soluções.
Dificuldades para fazer novos investimentos
Investir em novidades é uma obrigação, certo? Se você trabalha no ramo de informática ou automação comercial, não tem como discordar. Essa é uma das consequências de quem sofre com a queda dos lucros e, naturalmente, tem dificuldades para fazer investimentos.
Empresas com este problema passam a ter menor capacidade de investimento em produtos e serviços oferecidos ao consumidor. Boa parte do dinheiro que seria destinado para este fim, acaba indo, muitas vezes, para cobrir outras despesas.
Baixo investimento em mídia
Com a queda dos lucros, muitas empresas acabam cortando verba de mídia. A medida reflete nos resultados da empresa, que passa a aparecer menos do que os concorrentes. Sem poder mostrar todo o potencial do seu produto, as chances da mensagem chegar até o consumidor são reduzidas drasticamente.
É claro que atualmente existem diversas maneiras de se investir em mídia. No entanto, é necessário planejamento e estratégia para definir onde investir. Quando não há verba o suficiente, o plano de mídia acaba prejudicado.
Problemas de programação para médio e longo prazo
Se a grana tá curta, como fazer uma programação a médio e longo prazo? Com a queda dos lucros, o planejamento de qualquer empresa acaba sofrendo alterações antes do previsto. Não é uma questão de escolha estratégica e mudança de rumo que o mercado exigiu, mas a falta de verba que “decidiu”.
Quando uma empresa tem os lucros afetados de maneira forte, você praticamente não consegue fazer programação alguma, desde investimentos a contratações. Em um espaço curto de tempo, os gestores precisam tomar decisões muito importantes.
Frustração com o seu negócio
A queda dos lucros afeta diretamente o proprietário da empresa. Ele se vê desmotivado, afinal, não consegue melhorar a empresa e nem a sua vida pessoal. Os investimentos e tempo dedicado ao trabalho parecem não ser o suficiente para que o negócio volte (ou comece) a aumentar os lucros.
Muitas vezes, é necessário que esse empresário dê um passo para trás e olhe a situação como um todo. Identificar os principais motivos da queda dos lucros e procurar e buscar uma solução.
Menos produtos e serviços
Outra consequência da queda dos lucros é a retirada de alguns produtos e serviços. Sem conseguir ter determinados produtos em estoque, o proprietário de uma loja de informática, por exemplo, acaba eliminando opções de sua linha de produtos. Um grande problema, já que o cliente que costumava comprar ali, vai ter que procurar um concorrente.
Em relação aos serviços de assistência técnica, daqueles em que o profissional vai até uma empresa ou residência, os problemas também podem aparecer. Para chegar até um local, gasta-se com combustível, manutenção de veículos e o deslocamento do funcionário. Pode ser que aconteça um corte nesses atendimentos, infelizmente!
Checklist: queda dos lucros
Então, fez o checklist? Há itens que fazem parte da atua realidade da sua empresa? Esperamos, sinceramente, que nenhum deles! Se fizer, é hora de repensar o seu negócio e mudar o rumo.
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