Praticar a gestão de MEI é fundamental para o sucesso do seu negócio, independentemente da área de atuação que você escolher. Seja para o ramo de produtos ou para o segmento de serviços, é a gestão de MEI que vai permitir a lucratividade a longo prazo.
O que é MEI?
MEI, ou Microempreendedor Individual, é a maneira que o governo brasileiro encontrou para formalizar milhões de profissionais no país. São trabalhadores e trabalhadoras dos mais diversos setores que, antes, não possuíam nenhum tipo de direito. Agora, com a formalização, sua atividade se torna muito mais segura, confiável e com garantias para o futuro.
A modalidade foi criada no Brasil no ano de 2008 e atende às necessidades de diversos profissionais, como:
- Tecelões;
- Lavanderia e tinturaria;
- Cabeleireiros e barbeiros;
- Fabricantes de artefatos diversos;
- Técnicos em manutenção e reparação de máquinas;
- Artistas;
- Comerciantes diversos;
- Caminhoneiros;
- Bares, lanchonetes, restaurantes e profissionais da gastronomia;
- Fotógrafos;
- Instrutores de idiomas.
Conforme visto, há uma amplitude considerável de atividades que um profissional pode exercer sendo MEI. Este empresário pode, inclusive, contratar um profissional para ajudá-lo nos afazeres, de acordo com a legislação trabalhista. O faturamento de um Microempreendedor Individual pode chegar a até 81 mil reais por ano.
Conhecidos anteriormente como autônomos, a categoria ganhou benefícios importantes que passam a ser previstos em lei. Um profissional formalizado como Microempreendedor Individual pode, entre outras coisas:
- Abrir a própria empresa e possuir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Ter isenção de impostos federais como PIS, Cofins, Imposto de Renda e IPI;
- Abrir conta em banco com acesso a crédito e a juros reduzidos;
- Ter acesso ao auxílio-maternidade e ao auxílio-doença;
- Receber a aposentadoria.
Entretanto, por ser um negócio de natureza restrita e muitas vezes familiar, algumas questões ainda podem gerar dúvida. Tanto pelo número de profissionais trabalhando, quanto pelo faturamento, a empresa MEI tem algumas características próprias.
Sendo assim, é necessário falar sobre a importância da gestão de MEI para o negócio, tendo em vista o seu faturamento. E muito mais que isso, o seu sucesso e a sua sustentabilidade como empreendimento a longo prazo.
A importância de fazer a gestão de MEI
Muitas pessoas possuem grande habilidade e destreza para executar diversos ofícios. Outras, optam por seguir fazendo algo que os pais ou os avós já realizam há muitos anos, como um negócio de família. Atualmente, esses trabalhadores são reconhecidos com a transformação de sua atividade informal em algo formalizado.
Porém, por mais que este trabalhador conheça a atividade que exerce, talvez ele ainda não saiba fazer uma gestão profissional dela. Abrir uma empresa, controlar o fluxo de caixa, contatar fornecedores, clientes e parceiros estão entre essas demandas. O controle sobre as finanças e a divisão dos lucros da empresa e do salário dos profissionais são questões importantes.
Além destas, outras situações, como a organização do estoque, a emissão de relatórios e a geração de arquivos também demandam tempo. E não somente tempo, mas atenção total e foco também são necessários para garantir o sucesso de todas as operações.
Procurar um contador para abrir a própria empresa pode ser fácil, mas a gestão de MEI no dia a dia quem faz é o empreendedor. É no cotidiano e na rotina do negócio que as demandas vão surgindo, e o gestor precisa tomar as decisões mais acertadas. No final das contas, a tomada de decisão de forma assertiva, célere e eficiente é a principal tarefa de um empreendedor.
Como fazer a gestão de MEI: 5 práticas fundamentais
Se você está pensando em abrir uma empresa MEI ou formalizar a atividade que já faz, a coragem é o primeiro passo. Procurar bons profissionais e excelentes ferramentas que ajudam na gestão são uma ótima opção.
Contudo, muita gente ainda pode ter alguma dúvida quanto à gestão de MEI, mesmo depois de tomada a decisão de se formalizar. As dúvidas podem ser inúmeras, e das mais variadas naturezas. Portanto, nossa intenção é procurar solucionar ao máximo as dúvidas e as incertezas do leitor.
Sendo assim, a partir de agora daremos algumas dicas de como você pode se tornar um MEI, fazendo a gestão correta de sua empresa.
Essas cinco boas práticas da gestão de MEI que podem te ajudar a ter sucesso:
- Tenha em mente os objetivos da empresa;
- Delegue atividades e confie na equipe;
- Não perca prazos;
- Ofereça apenas os serviços que você pode entregar;
- Implemente a tecnologia com um parceiro que forneça segurança em todas as operações.
Para tratar de forma detalhada, abordaremos cada uma delas com mais informações abaixo:
Tenha em mente os objetivos da empresa
É imprescindível que o empreendedor que almeja ver o crescimento do seu negócio tenha um objetivo em mente. Mais que isso, é essencial que ele persiga este objetivo com afinco, mas também respeitando seus limites.
Além disso, é crucial que as pessoas que trabalham com ele estejam alinhadas com os propósitos da empresa. Ainda que seja um microempreendimento, o profissionalismo, a transparência e a eficiência precisam ser o norte da sua atividade.
Delegue atividades e confie na equipe
É indispensável que o microempreendedor conheça a sua atividade, o seu negócio e o seu ramo de atuação e a sua equipe. Delegar tarefas ao profissional que trabalha com você demonstra a ele confiança e respeito. Vale lembrar que, como dito anteriormente, na atividade MEI pode haver a contratação de um profissional para auxiliar o microempreendedor.
Não perca prazos
Fazer a gestão de MEI está intimamente ligada aos prazos, tanto em relação aos clientes, quanto ao governo. Assim como em qualquer outro empreendimento, o respeito aos prazos são pontos-chave no relacionamento com o cliente.
Mas os prazos devem ser respeitados não somente para com quem comprar de você, mas também em relação ao governo. Evite multas e outros problemas realizando os pagamentos de taxas e impostos da MEI dentro dos prazos, sem perder as datas.
Ofereça apenas os serviços que você pode entregar
Conheça o melhor que puder o segmento em que sua empresa atua, e ofereça diferenciais em relação aos concorrentes. Porém, não oferte nada além daquilo que você consegue entregar ao cliente.
Além disso, verifique se a atividade que você está fornecendo é prevista nas regras do MEI. No mais, não esqueça das suas obrigações fiscais. A emissão de notas fiscais, por exemplo, é essencial e ajuda o empreendedor.
Implemente a tecnologia com um parceiro que forneça segurança em todas as operações
Uma condição especial para todo empreendedor é a implementação da tecnologia na oferta dos serviços de sua empresa. Uma gestão de MEI mais completa e profissional deve contar com ferramentas ágeis, seguras e fáceis de serem utilizadas.
Por isso, o empreendedor precisa ter um parceiro que conheça o seu negócio e esteja ao lado dele na hora das tomadas de decisões. A Gdoor possui os softwares mais inteligentes do mercado para auxiliar na gestão de MEI, visando a expansão das suas atividades.
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