Um bom gerenciamento de padaria é fundamental para construir um caminho de sucesso para esses empreendimentos. Com tantos desafios a serem encarados no mercado, é uma boa administração que cria as condições para o crescimento em longo prazo.
Quer descobrir como melhorar o gerenciamento de padaria? Então confira as dicas que preparamos para você neste artigo!
Dicas de gerenciamento de padaria
1. Busque a segurança financeira
Ter uma segurança financeira é essencial para manter os fornos quentes e as caixas registradoras transbordando. As padarias que planejam e se preparam para emergências são as que estão sempre preparadas e podem seguir para novas expansões. Portanto, faça o orçamento das operações do restaurante com cuidado.
Mantenha uma planilha de despesas detalhada sobre quanto vai para manutenção, compra de matéria-prima e pagamento de sua equipe todos os meses. Depois de ter seu gasto mensal total, você pode calcular sua margem de lucro e investir o lucro extra obtido. Com isso, você não deixa que um problema financeiro em potencial transforme seu sonho de administrar uma padaria de sucesso em um pesadelo.
2. Promova a diversidade
Você quer atrair mais clientes? Então promova a diversidade de produtos para a sua padaria. Esse é o caminho para se diferenciar dos concorrentes e conquistar clientes fiéis ao seu negócio.
Você pode inovar não só com os itens, mas também com o formato da sua loja. E para capturar a multidão que paira nas plataformas de mídia social, você também deve considerar adicionar uma vitrine online e vender seus doces e salgados pela internet.
Ter grandes sonhos é sempre bom, mas certifique-se de sonhar com as coisas que você é capaz de realizar. Portanto, ao diversificar, certifique-se de avaliar suas capacidades, gerenciamento de fluxo de trabalho e os custos associados à expansão de seu negócio. Afinal, uma expansão constante é mais sustentável do que um aumento rápido.
3. Gerencie adequadamente os estoques
Quando falamos sobre gerenciamento de padaria, o controle do estoque é essencial. Você precisa de diversos produtos para usar como matéria-prima – e apenas um item em falta pode comprometer todo um dia de trabalho.
Além disso, dar atenção para a gestão do estoque garante que você reduza custos. Trata-se de uma forma de evitar a escassez do estoque e também o excesso de alimentos, que pode levar a desperdícios.
4. Explore as redes sociais
A mídia social é a melhor forma de atrair e capturar a imensa multidão que está pairando sobre essas várias plataformas. Portanto, certifique-se de criar páginas de negócios nas redes sociais e atualizá-las e otimizá-las regularmente. Com todo o apelo visual das comidas da padaria, essa é uma ótima forma de atrair os clientes.
5. Busque integração com plataformas de entrega online
Considere que a maioria de seus clientes agora gostaria de pedir comida do que sair para jantar. Portanto, torna-se imperativo para a sua padaria permitir que seus clientes façam pedidos online de sua loja.
Então, o que você pode fazer é integrar-se a plataformas como o iFood, que ajudarão seus produtos a chegarem até a porta de seus clientes. Isso reduzirá qualquer possibilidade de você perder seus clientes em potencial.
6. Use a tecnologia para facilitar o gerenciamento de padaria
Se você busca melhorar o gerenciamento do fluxo de trabalho diário, uma boa solução digital pode ajudá-lo. Com isso, você ganha mais controle sobre os itens em produção, recebimento de pedidos, gestão do estoque, fluxo de caixa e muito mais. Tudo isso de forma integrada!
Gfood: sua solução para gerenciamento de padaria
Está preparado para modernizar o gerenciamento de padaria? O Gfood é uma solução que proporciona mais agilidade e praticidade para gerenciar seu negócio!
Indicado para bares, restaurantes, padarias, sorveterias e similares, o módulo Gfood reúne tudo que o seu negócio precisa para gerenciar os atendimentos em uma única plataforma: da tele entrega à reserva de mesas.
Na prática, com o Gfood, sua empresa pode realizar:
Impressão para bar, cozinha
Impressora exclusiva para tele entrega ou agrupada na cozinha, impressão separada por grupo de produtos. Direta na porta LPT, porta COM e impressoras instaladas no Windows.
Produtos favoritos
Configure seus produtos favoritos em grupos para facilitar a venda com um clique. Além disso, visualize os produtos mais vendidos nos últimos 7 dias.
Tele-entrega (delivery)
Controle suas entregas com facilidade:
• Busque o cliente pelo telefone, nome e CPF/CNPJ, ou cadastre novos clientes na mesma tela;
• Transfira uma mesa para uma entrega ou vice-versa;
• Opção de impressão para cozinha separada para tele-entrega;
• Possui integração com iFood.
Display de senhas
• Tela para chamada de senhas;
• Visualização de produtos com foto e preço;
• Impressão da senha no comprovante de venda.
Agrupamento de mesas
Junte mesas com a função agrupar mesas, finalize a venda de todas as mesas agrupadas em um único comprovante de venda.
Garçons
Controle de comissão por caixinha, produto ou vendedor, possibilitando que vários garçons atendam à mesma mesa.
• Na geração do cupom fiscal são aplicadas as comissões a cada vendedor (o que depois é usado nos relatórios de comissões).
• Controle de percentual de caixinha: ao ativar esta opção o sistema não solicita garçom e passa a controlar a comissão pelo total da mesa.
Reserva
Reserve mesas com facilidade e com todos os recursos que você precisa:
• Juntar: é possível juntar mais mesas a reserva, com isto o sistema agrupa as mesas no consumo;
• Tempo de aviso: configure quanto tempo antes de o cliente chegar você deseja que o sistema avise sobre a reserva da mesa;
• Tempo de cancelamento: opção de tempo para cancelamento da reserva em caso de não ocupação.
Identificador de mesa
Defina um identificador por mesa e visualize todas as mesas de um único identificador. Além disso, finalize a venda por identificador em um único documento fiscal.
Gfood Móvel
O Gfood Móvel é um módulo adicional ao Gfood. Ele permite que o garçom realize o lançamento dos pedidos diretamente na mesa do cliente, via smartphone ou tablet (Android).
O uso do Gfood Móvel agiliza o atendimento, garantindo maior satisfação do consumidor.
Módulos do Gpro ou Gdoor MEI
O Gfood é um módulo adicional aos sistemas Gpro e Gdoor MEI. Com isso, ele também possui as funcionalidades desses sistemas – que incluem:
• Cadastros: cadastre clientes, estoque, fornecedores e transportadoras para o controle geral da empresa.
• Faturamento: efetue vendas e controle a saída dos produtos no estoque.
• Compras: importação do XML de compra, cadastro automático de fornecedores/produtos e geração de parcelas no contas a pagar, ou lance suas compras manualmente para alimentar o estoque.
• Financeiro: gerencie contas a pagar, receber, livro caixa, bancos e emissão de boletos.
• Etiquetas: gera etiquetas de estoque, cliente e fornecedor. Para impressoras matriciais, jato de tinta, laser, impressoras de gôndola Zebra, Argox e compatíveis. Configure cores, tamanhos, posição e rotação dos campos ilimitados.
• Relatórios: analise os seus resultados e tome decisões de melhoria com base em informações seguras.
Você gostou das dicas para gerenciamento de padaria? Quer conhecer melhor todos os recursos do Gfood? Então visite nossa página!