Saber como melhorar o atendimento ao cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio, e em uma padaria isso é significativo para manter uma clientela fiel.
Está buscando formas de aprimorar a atuação do seu estabelecimento, mas não sabe como fazer isso? O bom atendimento ao cliente pode incluir treinamento de funcionários, investimento em tecnologia para modernização no controle de pedidos e pagamentos, entre outras soluções.
A seguir, confira dicas para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente na sua padaria.
Por que melhorar o atendimento ao cliente em sua padaria?
De acordo com dados do Sebrae, o Brasil conta com mais de 63,2 mil padarias, por isso, dependendo da região de atuação, o seu estabelecimento pode enfrentar uma concorrência acirrada. Afinal, além dos locais da mesma categoria, há restaurantes e mercados que também podem vender itens parecidos com os que são oferecidos aos clientes no seu estabelecimento.
Dessa forma, oferecer um bom atendimento aos clientes em sua padaria pode se tornar um diferencial para o negócio. Por isso, é importante avaliar o perfil e as necessidades dos seus clientes e adotar medidas para garantir a satisfação deles.
Reduzir o tempo de espera e garantir uma experiência positiva pode fazer com que o cliente retorne ao estabelecimento mais vezes, aumente o ticket-médio e indique o local para vizinhos, amigos e familiares. Ou seja, investir em soluções para tornar o atendimento mais eficiente tem impacto direto nos resultados do negócio.
A estratégia ainda pode ser significativa em outros aspectos. A aplicação de treinamentos para melhorar o atendimento da equipe, por exemplo, pode influenciar na atuação dos funcionários, aumentar a produtividade deles e reduzir erros.
Como melhorar a experiência dos seus clientes?
É importante saber como melhorar o atendimento ao cliente e buscar formas de diferenciar o seu estabelecimento. Contudo, é necessário ter em mente que esse processo não será feito de um dia para o outro, pois é preciso planejamento e tempo para alcançar bons resultados.
Aprimorar a experiência do cliente requer treinamento da equipe, investimento em tecnologia, entre outras ações. A seguir, separamos as principais etapas para conseguir isso.
Faça um diagnóstico da sua padaria
Um dos primeiros passos é entender o que precisa ser melhorado. Por isso, analise o seu estabelecimento com atenção, incluindo infraestrutura, limpeza, formas de pagamento, cardápio, desempenho da equipe, entre outros dados.
Ouvir o que os clientes têm a dizer também ajudará no diagnóstico da padaria, assim você poderá identificar problemas e buscar soluções. Para isso, tenha uma caixa de sugestões no estabelecimento, disponibilize canais de reclamação por telefone e e-mail e esteja atento às reclamações feitas no local.
Se a padaria tem presença e atuação digital, com redes sociais e vendas por aplicativo, é necessário verificar os comentários nesses canais.
O ambiente virtual facilita o relacionamento com os clientes permitindo a divulgação de cardápio e ofertas, pedidos de sugestões para melhoria, etc. Sendo assim, avalie o perfil do seu público e veja se não seria interessante criar uma página da padaria nas redes sociais e mantê-la atualizada.
Conheça o seu público
Uma padaria recebe pessoas com perfis variados, há os moradores e trabalhadores do bairro que podem frequentá-la quase todos os dias para a compra de pão, lanches e doces, pessoas que visitam o local esporadicamente em diferentes momentos do dia, entre outros perfis.
Uma pesquisa do Sistema Firjan, divulgada em um estudo do Sebrae, mostrou que no setor de panificação a proximidade é o fator principal para escolha de um estabelecimento. Contudo, a variedade de produtos, a quantidade de itens de conveniência e o oferecimento de produtos frescos também são fatores que impactam na decisão e podem fazer com que o consumidor escolha locais mais distantes.
É importante avaliar as características da sua padaria (se tem uma atuação mais tradicional, gourmet ou artesanal) e o perfil da sua clientela principal, bem como as movimentações do mercado, para adequar o seu estabelecimento.
A medida será significativa para definir estratégias para melhorar o atendimento, fidelizar clientes e atrair novos, adequar o cardápio, definir ofertas e promoções, fazer alterações no ambiente, etc. Sendo assim, não deixe de conhecer os interesses, necessidades e expectativas do seu público.
Crie uma estratégia para melhorar o atendimento ao cliente
Após identificar os problemas de atendimento da padaria, será necessário encontrar soluções e estabelecer um planejamento para implementá-las. Algumas etapas para isso são:
- Definir as ferramentas para aprimorar o atendimento;
- Avaliar os custos;
- Estabelecer prazos para execução;
- Mensurar os resultados.
Processos de trabalho
Criar processos de trabalho adequados será positivo para reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência do cliente, especialmente em períodos de maior fluxo.
Analise a rotina da padaria para definir processos de atendimento e prazos para reposição de produtos ao longo do dia e informar a equipe sobre isso. O processo de pagamento pode ser facilitado com o investimento de comandas e formas de pagamentos digitais para tornar o procedimento mais rápido e reduzir filas.
Treinamento para a equipe
Treinar a equipe é uma estratégia essencial para a qualidade do atendimento. Os funcionários precisam estar atualizados sobre o fluxo de trabalho e outros assuntos como:
- Procedimentos de higiene, limpeza e segurança;
- Processo de pagamento;
- Reposição de produtos;
- Comunicação e atendimento ao cliente;
- Resolução de conflitos;
- Conhecimento sobre produtos;
- Domínio de ferramentas tecnológicas necessárias para a função.
Além de um conhecimento mais técnico sobre procedimentos de higiene, limpeza e segurança, pagamento, entre outros, procure investir em treinamentos para qualificar a equipe em relação à forma correta de abordar os clientes para oferecer um atendimento cordial e resolver problemas e imprevistos.
Também é importante que atendentes e balconistas tenham conhecimento sobre os produtos da padaria. Pessoas com dietas mais restritivas como diabéticos, alérgicos, intolerantes a glúten e lactose, etc, podem precisar de ajuda ao escolher os produtos, portanto, a equipe deve estar apta para tirar dúvidas sobre os ingredientes corretamente.
Os cursos podem ser feitos na própria padaria, na modalidade online ou em locais especializados para isso. Essa decisão dependerá do tema do treinamento, da quantidade de participantes, dos objetivos e do orçamento para as ações.
Investimento em tecnologia
O investimento em tecnologia é útil para melhorar o atendimento ao cliente em sua padaria. Alguns exemplos disso são:
- Cardápio digital;
- Comanda eletrônica;
- Sistema de senhas.
A implementação de um cardápio digital é positiva para padaria, bares e restaurantes. A solução pode agilizar o atendimento, já que os clientes conseguirão visualizar os itens, pratos e preços antes mesmo de chegar ao local.
Comandas eletrônicas podem ser mais uma solução interessante para o negócio. Isso facilita o controle dos pedidos, evita erros e também otimiza o pagamento. Outra tecnologia que pode ser aplicada no estabelecimento é um sistema tecnológico para controle de pedidos e senhas.
Além dessas soluções, você pode investir em software para a gestão financeira do seu empreendimento. Dessa forma, consegue acompanhar o fluxo de caixa com mais agilidade para não ter problemas com as contas e tomar decisões estratégicas a partir da análise de relatórios.
Saber como melhorar o atendimento ao cliente é significativo para o seu negócio. Dessa forma, a sua padaria garante uma melhor experiência aos frequentadores e tem mais chances de fidelizá-los, o que contribui para os resultados dela.
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