8 ações de marketing para salão de beleza

marketing para salão de beleza

Por melhor que seja o seu salão, se as pessoas não souberem que ele existe, você não conseguirá convencer os clientes de que precisa para ter sucesso. Justamente por isso, é essencial desenvolver ações de marketing para salão de beleza e se destacar de todos os outros salões em sua região.

Nunca houve um momento tão importante para ter um plano de marketing para salão de beleza. Felizmente, não importa o seu orçamento, há muitas maneiras de comercializar para clientes anteriores e, ao mesmo tempo, atrair novos – incluindo mídia social, materiais impressos, e-mail, vídeo e marketing de busca.

Separamos algumas ideias de marketing para salão de beleza que podem ajudá-lo a encontrar seu público-alvo e atraí-los a entrar no estabelecimento, ao mesmo tempo em que geram um bom retorno de investimento. Confira logo a seguir!

Ações de marketing para salão de beleza

1. Aumente a sua presença online

Se um salão ainda não estiver online, agora é a hora de fazer acontecer. Da mesma forma, se um salão está online, mas não tem uma presença digital forte, é essencial expandir essa presença para aumentar a visibilidade e familiaridade com a marca.

Uma presença digital pode ser um aspecto essencial de uma estratégia de marketing forte, mesmo para salões que não oferecem serviços de comércio eletrônico. Neste caso, o marketing tem menos a ver com o aumento direto da receita e mais com a melhoria do conhecimento da marca para obter mais visitas.

Existem muitos canais que os proprietários de salão de beleza podem utilizar para melhorar sua presença online e mostrar sua marca aos olhos certos: o próprio site do salão, perfis de mídia social, anúncios, postagens de convidados em sites relevantes associados ao setor, entre outros.

O que muitos proprietários de salões não percebem é que criar uma forte presença online não se trata apenas de marketing e atrair novos clientes. É também uma maneira de atender às necessidades em evolução dos clientes existentes.

Grande parte dos clientes de hoje desejam agendar consultas de beleza online. Portanto, adotar tecnologias digitais e implementá-las no local de trabalho é uma oportunidade de desenvolvimento que vale a pena analisar.

2. Ofereça incentivos

Ao determinar as técnicas de marketing mais adequadas para atrair novos clientes, é importante levar em consideração o cenário já competitivo que se espera se tornará ainda mais acirrado no futuro.

A fidelidade à marca é uma grande preocupação aqui, com o potencial de os clientes alternarem entre os salões por uma série de razões (e, talvez, em alguns casos, por nenhuma razão). Os clientes valorizam a familiaridade, o que certamente é uma boa notícia para aqueles com uma grande base de clientes existente, mas não é uma notícia tão boa quando se olha para ela de uma perspectiva de aquisição. Então, o que pode fazer os clientes experimentarem um novo salão?

Incentivo. Grande parte dos clientes se sentem motivados a tentar um novo negócio quando há um desconto ou oferta para tentá-los, então isso deve ser algo incorporado às campanhas de marketing.

Um bom lugar para começar é com programas de recompensas que não apenas fornecem incentivo, mas realmente ajudam a construir um relacionamento de longo prazo e aumentar o valor de vida do cliente (CLV).

Programas de indicação ou de fidelidade podem fazer uma grande diferença para manter as pessoas sempre interessadas nos seus serviços. Leve isso em conta ao criar um plano de marketing para salão de beleza.

3. Desenvolva uma estratégia de SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO, é a base de qualquer estratégia de marketing de sucesso. Essa técnica ajuda que seu salão de beleza seja encontrado por meio de pesquisas nos mecanismos de busca.

Ao incorporar palavras-chave e frases relevantes ao conteúdo online, os salões de beleza podem aumentar sua classificação por meio de mecanismos de pesquisa como o Google.

Um dos melhores lugares para conduzir pesquisas de palavras-chave é por meio de uma ferramenta online como o Google Ads, que mostra quais palavras e frases o público-alvo está procurando. Mas lembre-se sempre de que o SEO não é algo que ocorre uma única vez: para melhores resultados, as palavras-chave devem ser adaptadas usando variantes sazonais, especialmente em um setor como o de beleza, onde épocas do ano e eventos do calendário podem impactar significativamente públicos ativos – como épocas de casamentos ou festas de fim de ano, por exemplo.

Essas palavras-chave devem ser incorporadas naturalmente em uma estratégia de criação de conteúdo e usadas em um blog atualizado regularmente.

4. Conheça o seu público

Não importa quanto esforço um dono de salão coloque em sua estratégia de marketing, ele acabará falhando em atingir seus objetivos se não atingir seu público-alvo.

Mas quem é o público-alvo? Isso é algo que todos os proprietários de salões devem saber. Uma base de clientes existente pode dar algumas dicas úteis sobre quem usa os serviços oferecidos, mas também é importante observar as tendências do setor.

Uma vez que os proprietários de salões sabem para quem estão fazendo o marketing, eles podem começar a considerar onde devem concentrar seus esforços. Existem algumas diferenças de gênero bastante notáveis no uso da mídia social, com plataformas como o Pinterest tendo significativamente mais usuários do sexo feminino do que do sexo masculino.

Mas não se trata apenas de quem e onde, é também sobre o quê. Se um salão de fato determina que seu público-alvo são mulheres com 36 anos ou mais, que tipo de conteúdo e que tipo de serviço teria maior probabilidade de atrair estatisticamente? Por exemplo, se for assumido que esse grupo demográfico tem filhos, os salões podem considerar a expansão das ofertas para incluir serviços infantis e até festas. É tudo uma questão de estar em uma posição para identificar seu público-alvo e dar a eles o que procuram.

5. Trabalhe com influenciadores

Dado que 83% dos clientes afirmam estar motivados a agir por meio do boca a boca, o marketing de influência pode ser um método extremamente eficaz para proprietários de salões que buscam atrair novos públicos e alcançar novos grupos demográficos.

O marketing com influenciadores é baseado na parceria com figuras conhecidas pelo seu público. Trata-se de uma estratégia que pode ser útil em muitos setores, mas o setor da beleza é aquele em que esse método tem um efeito significativo. Por quê? Porque o sucesso na indústria da beleza depende muito da avaliação de clientes.

Chegar aos influenciadores pode ser desafiador, mas com uma estratégia de alcance forte e bem pesquisada pode ser muito mais fácil identificar os influenciadores que podem ajudar sua marca e sua base de público a crescer.

Também é importante medir o retorno sobre o investimento de um influenciador e rastrear referências diretas e tráfego dessa fonte para garantir que os esforços de marketing do influenciador estejam alcançando o que pretendem.

6. Priorize o marketing local

A importância das palavras-chave e do SEO foi abordada anteriormente, mas há uma camada extra de otimização de mecanismo de pesquisa que é vital para empresas físicas, como salões de beleza: SEO local.

O marketing local não é uma grande preocupação para empresas de comércio eletrônico que podem entregar em todo o Brasil. Mas, para organizações como salões de beleza que dependem dos clientes da região, o marketing local é essencial, pois ajuda a atingir públicos potenciais na região.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta fantástica para isso, com uma grande proporção de pesquisas de descoberta. As pesquisas de descoberta são usadas quando um cliente potencial está procurando opções. Por exemplo, ‘salão de manicure em São Paulo’.

Para aproveitar ao máximo o Google Meu Negócio, os proprietários de salões devem se aprofundar em palavras-chave de cauda longa com SEO geográfico. Por exemplo, em vez de segmentar “extensões de cílios”, segmente “extensões de cílios em SP” e variações.

Para determinar as melhores palavras-chave de cauda longa e geográficas, os proprietários de salões devem realizar análises de concorrentes, observando mais de perto quais palavras-chave os outros salões estão explorando. Palavras-chave de nicho que não são amplamente utilizadas por rivais locais podem ajudar a dar aos salões de beleza uma vantagem competitiva.

7. Concentre-se em recursos visuais

O marketing visual é essencial por dois motivos. A primeira é que os humanos são, por natureza, aprendizes visuais. Estima-se que cerca de 65% das pessoas retêm melhor as informações quando apresentadas de forma visual.

A segunda razão é que a beleza é uma indústria altamente estética que se baseia na aparência do design ou estilo acabado. Portanto, os recursos visuais devem desempenhar um papel importante nas estratégias de marketing para salões de beleza.

Por conta disso, considere o uso de plataformas de mídia social baseadas em imagens, como Instagram e Pinterest.

8. Use um aplicativo para agendamentos

Com todo o movimento de migração dos consumidores para o ambiente digital, depender apenas de agendamentos por ligações pode afastar vários potenciais clientes. Por outro lado, permitir o agendamento de horários por um aplicativo pode ser um diferencial para fechar mais vendas.

Mais do que isso, um aplicativo ainda permite enviar mensagens promocionais para seus clientes. Pode-se enviar mensagens para todos os clientes, somente para os clientes selecionados ou para os aniversariantes do dia.

Trata-se da forma mais direta e objetiva que você tem para se comunicar com seus clientes. Cada oferta ou lançamento pode ser comunicado prontamente – atraindo os clientes de volta para o salão de beleza.

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Além disso, você ainda pode receber avaliações dos seus clientes diretamente pelo aplicativo – mostrando para outros potenciais consumidores toda a satisfação das pessoas que passam pelo seu salão de beleza.

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