Gestão de empresas

Gestão de empresas: veja o que fazer para melhorar a estratégia de vendas do seu negócio, a partir de ações práticas.

Toda empresa corre atrás deste objetivo: aumentar suas vendas! O primeiro passo é melhorar as estratégias. Mas, como fazer isso na prática? Esse é o desafio que toda gestão de empresas, como a sua, enfrenta.

Para lhe ajudar nesta missão, elaboramos um conteúdo com informações práticas. Nele, você vai entender que para melhorar as suas estratégias de vendas, não precisa aumentar os investimentos e nem criar ações extraordinárias. Confira!

Conhecer o seu público

Parece uma estratégia óbvia, não é? No entanto, há muitas empresas que não conhecem realmente o seu público. Não estamos falando apenas de gênero, idade ou condição social. Tratamos de questões que vão mais a fundo, como o que os seus clientes gostam de fazer, onde buscam informações, o que esperam da experiência de compra, quais são suas dores e problemas que busca resolver com a compra de um produto, entre outras.

Todas essas informações fazem muita diferença na hora de desenvolver ações de marketing e publicações nas redes sociais, no atendimento, nos produtos ou serviços que são oferecidos e em todas as estratégias. Afinal, se você não conhece direito o seu público, a concorrência vai conhecê-lo melhor. As consequências disso, você já sabe!

Ter metas claras e possíveis

E aí, quais são as suas metas? Não tem? Com metas claras e possíveis de alcançar, você e sua equipe ficam mais motivados a vender! Ofereça gratificações e comissões para quem atingir as metas, sem esquecer de que é necessário manter o bom atendimento, e não “forçar” uma venda.

Uma meta clara precisa conter os seguintes quesitos:

  • Onde a empresa quer chegar;
  • Como tornar a meta uma realidade;
  • Manter ou aumentar o ritmo de crescimento da empresa;
  • Prever o faturamento;
  • Motivar a equipe;
  • Manter o foco na satisfação do cliente.

Lembre-se: você tem que acreditar na meta, mas só isso não basta. O objetivo será alcançado se todos acreditarem que são capazes e tiverem motivação para tal.

Oferecer uma ótima experiência ao cliente

Muitas vezes, o cliente não está comprando apenas um produto ou adquirindo um serviço. Ele está em busca de uma boa experiência de compra e de algo que resolva alguma de suas dores ou problemas. Nesta hora, muitas empresas acabam vacilando por acharem que o consumidor tem o mesmo comportamento de alguns anos atrás, quando a concorrência era bem menor e ele não tinha muitas opções.

Para definir uma boa estratégia de vendas e oferecer uma ótima experiência ao cliente, toda gestão de empresas precisa levar em conta:

  • O que o cliente espera da sua empresa — você já oferece isso?
  • O que a sua concorrência oferece e que pode ser um diferencial?
  • Quais são as razões do cliente estar comprando determinado produto?
  • Como o seu produto se encaixa na vida do cliente? Ele pode fazer a diferença?
  • Quais são as alternativas disponíveis no mercado do seu produto?
  • Quais os diferenciais da sua empresa? Eles realmente são o que o cliente espera?
  • Por que as pessoas (e empresas) deveriam fazer negócios com você? Seja sincero!

Elevar seu ticket médio

Você pode aumentar o ticket médio da sua empresa, que é um indicador de desempenho que revela o valor médio de vendas por cliente, de várias formas: criar promoções e combos para vendas casadas, melhorar o atendimento, oportunizar treinamentos aos vendedores, diversificar canais de vendas e promover ofertas de produtos de maior valor.

Outra estratégia é aumentar o seu mix de produtos, oferecendo mais opções para o consumidor. Um cliente que compra taças de vinho, por exemplo, poderia levar uma garrafa da bebida para inaugurar as peças.

Motivar a equipe de vendas de forma constante

Lembra que falamos de sua equipe acreditar nas metas? Ofereça cursos e treinamentos, gratificações e elogie a sua equipe sempre que algo positivo acontecer. Se torna muito mais fácil melhorar as vendas e trabalhar na gestão de empresas com uma equipe que realmente “veste a camisa”.

Motivar a equipe não é custo, é investimento para a sua empresa e os próprios colaboradores crescerem.

Investir na relação pós-venda com o cliente

Nenhuma gestão de empresas qualificada acredita que a relação com o cliente termina quando ele sai pela porta! O pós-venda, que pode ser feito através de ações simples, como um telefonema ou mensagem por aplicativos de mensagens, é extremamente importante para a fidelização do consumidor.

Faça pesquisas, aplique questionários de satisfação e sugestões, e converse com os clientes sempre que puder. O feedback de um cliente é algo muito valioso, que pode apontar o caminho para você aumentar as vendas. Do mesmo modo, oferecer assistência técnica e demonstrar disposição para ajudar em qualquer problema em relação ao produto, é algo que a sua empresa não pode deixar de lado.

 

Como melhorar a estratégia de vendas do seu negócio? Esperamos ter respondido e colaborado para que os negócios fiquem ainda melhores para o lado da sua empresa. Sabemos que a gestão de empresas não é algo tão simples, mas com as estratégias certas, pode se tornar mais fácil!