Automação: fidelização de clientes do seu bar ou restaurante

fidelização de clientes

Não é novidade no marketing que conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Ou seja, a fidelização de clientes é uma estratégia importante para o sucesso e as finanças das empresas.

No caso dos restaurantes, o alcance desse objetivo passa por diversos fatores, incluindo a qualidade no atendimento, diferenciais, promoções, entre outras estratégias, e o investimento em tecnologia pode ser bastante útil, já que agiliza as tarefas e reduz erros. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda como a automação pode ajudar a fidelizar clientes no seu bar ou restaurante! 

A importância da fidelização de clientes do restaurante e como fazer isso

A fidelização de clientes é positiva para o negócio, pois, além de ser economicamente mais vantajoso manter clientes do que atrair novos, esses frequentadores podem compartilhar a experiência com outras pessoas. 

A estratégia de fidelização ajuda a construir uma relação de confiança entre o cliente e o restaurante. Sendo assim, sempre que ele precisar de um local para confraternizar com amigos ou comemorar uma data especial, por exemplo, saberá que pode contar com o seu estabelecimento para ter uma experiência positiva. 

Contudo, vale destacar que esse processo não é feito da noite para o dia, é necessário planejamento e boa gestão para atrair clientes e mantê-los. Nesse sentido, alguns aspectos devem ser observados, como:

  • Bom atendimento;
  • Ambiente;
  • Cardápio atrativo;
  • Preço;
  • Ações de marketing e relacionamento. 

Para agradar os clientes e fazer com que eles retornem, é fundamental garantir um bom atendimento e uma comida de qualidade. Por isso, a atuação da equipe é essencial! Os funcionários devem receber treinamentos para ficarem alinhados com os valores do estabelecimento, saber como tratar o cliente com cordialidade, tirar dúvidas sobre o cardápio, entre outros pontos. 

Canais de comunicação também devem ser adequados para atender o público, tirar dúvidas, resolver reclamações, etc. Dessa forma, é importante dar atenção a ferramentas, como redes sociais, WhatsApp e e-mail, que permitem um atendimento mais ágil. Procure atualizar as redes sociais do restaurante com frequência para compartilhar informações e manter um relacionamento com o público. 

A qualidade da comida e a variedade do cardápio são outros elementos significativos. Além de ter uma boa equipe de cozinha, procure analisar o perfil do público e a concorrência para oferecer pratos que atendam as expectativas dos clientes, mas que também sejam diferenciados. 

Outro aspecto relevante para a fidelização de clientes é o ambiente. O espaço do restaurante deve ser seguro, limpo e confortável. Além disso, os elementos decorativos, mobiliário, iluminação, entre outros itens, devem estar alinhados com a proposta do estabelecimento e com o perfil do público. 

Um programa de fidelidade também pode ser positivo para incentivar o cliente a retornar ao restaurante. Existem diversas modalidades para isso — sendo possível estabelecer um controle online ou físico — avalie qual é o mais adequado aos objetivos do negócio e ao perfil do público. 

Mais uma dica para fidelizar clientes é ouvir o que eles têm a dizer! Por mais que você dê atenção a todos os detalhes, garantindo uma comida de qualidade, agilidade na entrega, bom atendimento de garçons, limpeza, entre outros itens, ainda pode haver pontos de melhoria. 

Sendo assim, tenha canais de contato para reclamação, como e-mail e caixa de sugestão, e avalie as críticas, comentários e elogios deixados nesses canais, nas redes sociais, em sites de avaliação, entre outros. Analisar a opinião dos clientes é uma boa oportunidade para entender o que pode ser melhorado para fidelizá-los. 

Como utilizar a automação para fidelização de clientes 

A automação está relacionada ao uso de máquinas para realizar operações sem a intervenção humana. Hoje em dia, tal fato é aplicado em uma série de empresas e atividades. No segmento dos restaurantes, os softwares podem ser utilizados na gestão do negócio, controle das finanças, marketing, atendimento, controle de estoque, entre outras situações.

Empreendedores do ramo precisam dar atenção a diversos detalhes, e alguns deles podem passar despercebidos, acabar prejudicando a satisfação dos clientes e, consequentemente, a fidelização deles. Nesse sentido, investir em automação pode ser bastante significativo, já que o uso de ferramentas tecnológicas pode resultar em benefícios como: 

  • Otimiza tarefas;
  • Agrega mais agilidade à rotina do restaurante;
  • Melhora o desempenho da equipe;
  • Reduz erros; 
  • Favorece estratégias de marketing; 
  • Contribui com a experiência dos clientes. 

Essas ferramentas para automação de atividades se tornam benéficas, pois facilitam a vida do gestor e da equipe e resultam em mais tempo para focar a atenção em outras atividades como o cuidado com os clientes, estratégias de divulgação, treinamentos, entre outras.

Além disso, há soluções de automação que podem ajudar no relacionamento e atendimento, contribuindo com a fidelização de clientes. Veja, a seguir, alguns exemplos.

Automação de marketing

Ações automáticas podem ser significativas para as suas estratégias de marketing, permitindo a programação de posts em redes sociais, envio de e-mail marketing para clientes, entre outras ações. 

E engana-se quem pensa que a medida tornará a comunicação robotizada e impessoal. Com um bom planejamento e uso de dados sobre o perfil dos clientes, é possível estabelecer uma mensagem com linguagem adequada ao público e personalizada para cada pessoa.

Dessa forma, a automação de marketing pode ajudar a manter um relacionamento em datas comemorativas, como aniversário do cliente, divulgar promoções, atualizar sobre o programa de fidelização, etc. 

Automação para programas de fidelidade

Uma estratégia bastante utilizada por estabelecimentos do ramo alimentício são os cartões de fidelidade, que consistem na inserção de um carimbo ou selo após cada refeição. Ao completar o cartão, o cliente pode trocá-lo por uma refeição ou bebida, obter desconto na conta, etc. 

O controle pode ser feito por meio de cartões físicos ou digitais, que são mais práticos. Hoje em dia, há soluções tecnológicas que permitem gerar uma pontuação de fidelidade automática após cada pedido feito por delivery, por exemplo.  

Automação para atendimento

Proporcionar um bom atendimento é significativo para a experiência e fidelização de clientes, e o restaurante também pode contar com ferramentas tecnológicas para isso. A estratégia traz mais agilidade, facilita pedidos, reduz tempo de espera para mesa e para a entrega dos pratos, entre outras situações. 

Um exemplo são as comandas digitais, que permitem o envio do pedido para a cozinha de maneira mais prática do que o uso de papéis, aumentando a agilidade da equipe de garçons. A ferramenta ainda pode ser integrada a um sistema para fazer o fechamento automático da conta, o que facilita o pagamento e reduz erros. 

Há ainda outros exemplos de sistemas tecnológicos que podem contribuir para o atendimento e a experiência do cliente, tais como: 

  • Sistema para reserva de mesa;
  • Cardápio eletrônico para pedidos com mais praticidade; 
  • Controle de pedidos no restaurante e por delivery para evitar erros e atrasos na entrega.

A fidelização de clientes é uma estratégia importante para o sucesso do restaurante. No texto, citamos alguns exemplos de como a automação pode ajudar nisso. Avalie o perfil do seu estabelecimento, principais necessidades e orçamento para escolher as ferramentas mais adequadas, automatizar atividades e garantir uma melhor experiência aos clientes. 
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