Em um primeiro momento, administrar uma loja de roupas coloca você em uma posição vantajosa em comparação com muitos outros negócios – afinal, as pessoas precisam de roupas para se vestir. Porém, elas precisam dos incentivos certos para adquirirem esses produtos especificamente de seu negócio. Mas, então, como vender mais na loja de roupas?
O aumento das vendas exige planejamento, organização, sobretudo foco no cliente e melhoria contínua.
Neste artigo, confira dicas práticas para ajudar você a vender mais e ter um negócio bem-sucedido e lucrativo. Saiba mais a seguir.
16 dicas para as vendas de loja de roupas
1 – Crie diferenciais para que as pessoas entrem em sua loja de roupas
Quer sua loja esteja localizada em uma rua movimentada ou em um complexo com outras lojas ou em um shopping, o primeiro passo é atrair potenciais clientes para o estabelecimento.
Para vender mais, é preciso criar atrativos, visto que a atenção das pessoas é muito concorrida. Sendo assim, é importante pensar em algo que seja atraente, que ajude a diferenciar sua loja e capte o interesse de quem está circulando próximo ao local.
2 – Reveja o design da sua loja de roupas
Antes de mais nada, ter uma loja bonita é o principal. Para continuar gerando tráfego e vender mais, é necessário manter seus recursos visuais atualizados.
Isso significa atualizar a apresentação do estabelecimento, para acompanhar as últimas tendências, além de oferecer novos motivos para os clientes entrarem no local.
Ainda assim, é fundamental ser relevante, refletindo os interesses de seu perfil de clientes e acompanhando também as sazonalidades. Apesar disso, é crucial o planejamento.
Como sua loja estará organizada para a Black Friday? E para o Natal e o período de férias? Para criar algo único, antes de tudo, é importante ter tempo de preparação e não deixar tudo para a última hora.
Também pense em como melhorar a organização da loja, para que o cliente encontre o que precisa em um ambiente sempre convidativo. Da mesma forma, é fundamental ter uma boa sinalização das áreas e seções de sua loja.
3 – Vista seus manequins estrategicamente
Igualmente, os manequins seguem sendo recursos valiosos para ajudar a vender mais na loja de roupas.
Portanto, eles devem acompanhar as novidades e últimas tendências e serem vestidos para incentivar a compra da produção inteira, aumentando também o ticket médio de compras.
4 – Crie promoções para vender mais
As promoções não apenas levam as pessoas à sua loja, como também ajudam a converter os visitantes em compradores.
Além disso, elas ajudam a girar produtos parados em estoque e de coleções antigas e a incrementar o fluxo de caixa.
Você pode variar criando ações de desconto na compra de mais peças, condições facilitadas para clientes fiéis, fazer parcerias com outras lojas locais, etc.
5 – Tenha foco no atendimento ao cliente
Para vender mais, sua loja deve ser centrada e dedicada ao cliente. Portanto, faça do cliente sua prioridade número um.
Certifique-se de que todos os funcionários se concentrem no cliente e sejam amigáveis ao tentar fazer uma venda. Os vencedores devem se esforçar para garantir que o cliente fique satisfeito e queira voltar à sua loja.
6 – Tenha preços competitivos
Avalie o custo das suas roupas e veja os preços dos seus concorrentes. Os seus são semelhantes ou muito mais altos?
Se seus preços forem mais altos do que seus concorrentes em peças semelhantes, isso pode dificultar suas vendas.
Se você tiver problemas para cortar preços sem afetar seus resultados financeiros, tente por exemplo, fazer um acordo com outros fornecedores. Entretanto, lembre-se de que, mesmo com uma redução, seu fluxo de caixa e sua margem de lucro devem continuar positivos para você não perder dinheiro.
7 – Tenha a quantidade certa de peças em estoque
Estoque parado é dinheiro parado. E o excesso de estoque exposto pode fazer com que o cliente fique confuso e, no final das contas, não compre nada em sua loja. Da mesma forma, é importante ter opções de peças suficientes para atender sua clientela.
Assim, faça um acompanhamento atento do giro do seu estoque e evite comprar a mais ou a menos.
8 – Forneça aos clientes uma experiência única na loja
Por que parece que algumas lojas atraem muitos clientes recorrentes e outras não? O que faz um cliente voltar? Em boa parte das vezes, mesmo acima de considerações como preço, o cliente valoriza a experiência.
Como sua equipe trata quem entra na loja? O que seu estabelecimento oferece que vai além do que o cliente encontra na concorrência? Que diferenciais você criou para sua marca?
Os clientes de hoje procuram não apenas produtos, mas experiências. São essas que motivam que eles se desloquem até sua loja para comprar ou recomprar roupas.
9 – Trabalhe bem a marca da sua loja de roupas
Para se destacar da concorrência, é importante que você faça algo único. Construa uma marca para sua loja e a utilize nas peças de divulgação, para que fique na mente de seu cliente.
Suas cores e elementos visuais podem ser uma fonte rica para decorar o ambiente e criar uma imagem própria e atrativa para o seu negócio.
10 – Use automação em sua loja
A automação garante crescimento para sua loja vender mais. Vai ser possível fazer muito mais em menos tempo, sem ter de ampliar a equipe. Diversos processos manuais podem ser automatizados e garantir que o foco dos seus colaboradores esteja realmente no atendimento ao cliente.
11 – Tenha uma boa presença online
Hoje em dia, o sucesso dos negócios depende em boa medida de sua presença e visibilidade na internet.
Muitas pessoas preferem pesquisar primeiro online antes de irem até um ponto de vendas físico para experimentar e comprar roupas. E se sua loja não oferece essa possibilidade, é provável que seu potencial cliente vá procurar a concorrência.
Dessa forma, a integração de canais on e offline pode ser uma combinação poderosa para vender mais na loja de roupas.
12 – Para vender mais, tenha atendimento personalizado
Quando alguém chega para comprar em sua loja de roupas, sua equipe pode causar uma boa impressão e demonstrar disposição ao oferecer um ótimo atendimento e informações sobre tendências, marcas e combinações de roupas.
Assim, sua equipe deve ser treinada para oferecer essa assistência exclusiva, que o cliente não encontrará online ou em outras lojas.
Naturalmente, este tipo de atendimento depende da abertura e interesse do cliente. Ser inoportuno quando o cliente prefere o autoatendimento pode levar à perda de vendas.
13 – Facilite o checkout em sua loja
Uma das razões que fazem com que muitas pessoas prefiram fazer compras online é a otimização de tempo, sem aguardar em filas. Você pode estar perdendo vendas se o cliente tem de esperar muito para finalizar sua compra.
Por isso, para vender mais na loja de roupas, avalie o que é possível fazer para valorizar o tempo do cliente e ter um processo de checkout mais ágil. Treinar sua equipe especificamente sobre isso pode gerar importantes melhorias.
Ainda, muitas pequenas lojas de varejo ainda dependem do faturamento manual. Se seu estabelecimento ainda estiver fazendo isso manualmente, o processo deve ser lento e pode transmitir uma imagem de falta de atualização de seu negócio para o cliente.
Hoje, há diversos sistemas comerciais, que fazem isso de forma prática e rápida, e que apresentam um custo-benefício bastante atrativo.
14 – Conheça bem o perfil de seus clientes
Uma vantagem potencial que o varejista offline pode ter em relação a lojas online é o relacionamento pessoal e personalizado que é possível construir com seu cliente.
Isso pode ser muito útil para trazê-los de volta à sua loja, os fidelizando, conquistando indicações e atraindo novos clientes de perfil semelhante.
Uma maneira de descobrir mais sobre o seu público é realizar uma pesquisa. Essa pode ser feita via formulário físico ou digital, de maneira prática e fácil de ser preenchida.
Outra forma eficiente é utilizar um sistema que armazene e gere relatórios sobre histórico dos clientes e outras informações que ajudem você a compreender melhor suas necessidades, preferências, comportamentos de compra, etc.
15 – Supere as expectativas dos clientes da sua loja
Com tantas opções de compra disponíveis, apenas satisfazer o cliente pode não ser suficiente para conquistá-lo e retê-lo – será preciso superar suas expectativas. Esse fator adicional ajudará a causar uma boa impressão e uma reputação positiva que vai ajudar a atrair constantemente novos clientes para o seu estabelecimento comercial.
Pequenas atitudes, como adicionar bilhetes agradecendo a compra, já podem ajudar a fazer seu cliente se sentir especial. Oferecer uma bela embalagem, algum mimo inesperado – há diversos caminhos para surpreender e cativar para vender mais na loja de roupas.
16 – Contrate e desenvolva funcionários que possam fornecer experiências excepcionais ao cliente
Seus funcionários são as pessoas que se envolvem mais diretamente com as vendas, portanto, se você deseja aumentar as vendas, precisa investir em sua equipe.
Contrate vendedores que sejam motivados e conheçam os produtos que você vende. Isso exige um comprometimento maior com o processo de entrevista e contratação, mas vai ajudar a identificar os melhores candidatos para o sucesso de seu negócio.
Também é importante treinar os colaboradores para que eles saibam como oferecer ótimas experiências de compra para cada cliente.
Boa parte dos varejistas treina sua equipe para fechar o caixa, organizar estoque, repor produtos nas prateleiras, etc. Mas é importante ir além e capacitar seu time para que seu foco no cliente seja posto em prática no dia a dia.
Como vimos, há diversos caminhos e abordagens possíveis que podem ajudar a vender mais na loja de roupas.
É importante conhecer bem o perfil de seu cliente, buscar inspirações que combinem com o estilo de sua loja e as melhores práticas de gestão e atendimento.
A partir disso, trace planos de ação que permitam a melhoria do seu empreendimento e um foco na satisfação e superação das expectativas de seus clientes, por meio de uma boa experiência de compras.
E então, gostou de nossas dicas de como vender mais na loja de roupas? Acompanhe nosso blog para continuar se atualizando sobre o assunto. E se sua loja quer o apoio de uma tecnologia especializada para impulsionar suas vendas, entre em contato com a equipe da Gdoor e conheça nossas soluções voltadas a lojas de roupas.