vender mais na loja de roupa

Em um primeiro momento, administrar uma loja de roupas coloca você em uma posição vantajosa em comparação com muitos outros negócios – afinal, as pessoas precisam de roupas para se vestir. Porém, elas precisam dos incentivos certos para adquirirem esses produtos especificamente de seu negócio. Mas, então, como vender mais na loja de roupa?

O aumento das vendas em uma loja de roupas exige planejamento, organização e foco no cliente e na melhoria contínua.

Neste artigo, confira dicas práticas para ajudar você a vender mais na loja de roupa e ter um negócio bem-sucedido e lucrativo. Saiba mais a seguir.

16 dicas para as vendas de loja de roupa

1 – Crie diferenciais para que as pessoas entrem em sua loja de roupa

Quer sua loja esteja localizada em uma rua movimentada, em um complexo com outras lojas ou em um shopping, o primeiro passo é atrair potenciais clientes para o estabelecimento. 

Para vender mais na loja de roupa, é preciso criar atrativos, já que a atenção das pessoas é altamente concorrida. Para isso, é importante pensar em algo que seja memorável e atraente, que ajude a diferenciar sua loja e capte o interesse de quem está circulando próximo ao local.  

2 – Reveja o design da sua loja de roupa

Ter uma loja bonita é apenas o ponto inicial. Para continuar gerando tráfego e vender mais na loja de roupa, é necessário manter seus recursos visuais atualizados. Isso significa atualizar regularmente a apresentação do estabelecimento, para acompanhar as últimas tendências e oferecer novos motivos para os clientes entrarem no local.

Nessa hora, é fundamental ser relevante, refletindo os interesses de seu perfil de clientes e acompanhando também as sazonalidades. Para isso, é crucial planejamento com antecedência.

Como sua loja estará organizada para a Black Friday? E para o Natal? E para o período de férias? Para criar algo único e eficiente, é importante ter tempo de preparação e não assumir apenas um comportamento reativo na última hora.

Também pense em como aprimorar constantemente a organização para que o cliente encontre o que precisa em um ambiente sempre convidativo. Para isso, é fundamental ter uma boa sinalização das áreas e seções de sua loja. 

3 – Vista seus manequins estrategicamente

Os manequins seguem sendo recursos valiosos para ajudar a vender mais na loja de roupa. Eles devem acompanhar as novidades e últimas tendências e serem vestidos estrategicamente para incentivar a compra da produção inteira, aumentando também o ticket médio de compras.

4 – Crie promoções pontuais para vender mais na loja de roupa

As promoções não apenas levam as pessoas à sua loja, como também ajudam a converter os visitantes em compradores.

Além disso, elas ajudam a girar produtos parados em estoque e de coleções antigas e a incrementar o fluxo de caixa. 

Você pode variar criando ações de desconto na compra de mais peças, condições facilitadas para clientes fiéis, fazer parcerias com outras lojas locais complementares, etc.  

5 – Tenha foco no atendimento ao cliente

Para vender mais na loja de roupa sua loja deve ser centrada e dedicada ao cliente. Portanto, faça do cliente sua prioridade número um.

Certifique-se de que todos os funcionários se concentrem no cliente e sejam amigáveis ​​ao tentar fazer uma venda. Os vencedores devem se esforçar para garantir que o cliente fique satisfeito e queira voltar à sua loja.

6 – Faça uma precificação competitiva

Avalie o custo de suas roupas e veja os preços dos seus concorrentes. Os seus são semelhantes ou muito mais altos?

Se seus preços forem significativamente mais altos do que seus concorrentes em peças semelhantes, isso pode estar dificultando a atração e fidelização de seus clientes e, portanto, suas vendas. 

Se você tiver problemas para cortar preços sem afetar seus resultados financeiros, tente fazer um acordo com diferentes fornecedores, por exemplo. Entretanto, lembre-se de que, mesmo com uma eventual redução, seu fluxo de caixa e sua margem de lucro deve permanecer positiva para você não perder dinheiro investido.

7 – Tenha a quantidade certa de peças em estoque

Estoque parado é dinheiro parado. E o excesso de estoque exposto pode fazer com que o cliente fique confuso e, no final das contas, não compre nada em sua loja. Da mesma forma, é importante ter opções suficientes e atualizadas de peças para sua clientela.

Assim, faça um acompanhamento atento do giro do seu estoque e evite comprar a mais ou a menos.

8 – Forneça aos clientes uma experiência única na loja

Por que parece que algumas lojas atraem muitos clientes recorrentes e outras não? O que faz um cliente voltar? Em boa parte das vezes, mesmo acima de considerações como preço, o cliente valoriza a experiência.

Como sua equipe trata quem entra na loja? O que seu estabelecimento oferece que vai além do que o cliente encontra na concorrência? Que diferenciais você criou para sua marca?

Os clientes de hoje procuram não apenas produtos, mas experiências. São essas que motivam que eles se desloquem até sua loja para comprar ou recomprar roupas. 

9 – Trabalhe bem a marca de sua loja de roupa

Para se destacar da concorrência, é importante que você faça algo único. Construa uma marca para sua loja e utilize-a harmonicamente no merchandising e nas peças de divulgação, ajudando a fixá-la na mente de seu cliente.

Suas cores e elementos visuais podem ser uma fonte rica para decorar o ambiente e criar uma estética própria e atrativa para o seu negócio.

10 – Use automação em sua loja

A automação garante escalabilidade para vender mais na loja de roupa. Será possível fazer muito mais em menos tempo, sem ter de ampliar a equipe. Diversos processos manuais podem ser automatizados e garantir que o foco dos seus colaboradores esteja realmente no atendimento ao cliente.

11 – Tenha uma boa presença online

Hoje em dia, o sucesso dos negócios depende em boa medida de sua presença e visibilidade na internet. Muitas pessoas preferem pesquisar primeiro online antes de irem até um ponto de vendas físico para experimentar e comprar roupas. E se sua loja não oferece essa possibilidade, é provável que seu potencial cliente vá procurar a concorrência.

Dessa forma, a integração de canais on e offline pode ser uma combinação poderosa para vender mais na loja de roupa.

12 – Para vender mais na loja de roupa, ofereça atendimento consultivo

Quando alguém chega para comprar em sua loja de roupas, sua equipe pode causar uma boa impressão e demonstrar prestatividade ao oferecer um ótimo atendimento e informações sobre tendências, marcas, combinações, etc.

Assim, sua equipe deve ser treinada para oferecer essa assistência exclusiva, que o cliente não encontrará online ou em outras lojas. Naturalmente, este tipo de abordagem depende da abertura e interesse do cliente. Ser inoportuno quando o cliente prefere o autoatendimento pode levar à perda de vendas.

13 – Facilite o checkout em sua loja de roupas

Uma das razões que fazem com que muitas pessoas prefiram fazer compras online é a otimização de tempo, sem perdê-lo aguardando em filas. Você pode estar perdendo vendas se o cliente tem de esperar muito para finalizar sua compra.

Por isso, para vender mais na loja de roupa, avalie o que é possível fazer para valorizar o tempo do cliente e ter um processo de checkout mais ágil. Treinar sua equipe especificamente sobre isso pode gerar importantes melhorias. 

Ainda, muitas pequenas lojas de varejo ainda dependem do faturamento manual. Se seu estabelecimento ainda estiver fazendo isso manualmente, o processo deve ser lento e pode transmitir uma imagem de falta de atualização de seu negócio para o cliente.

Hoje, há diversos sistemas para loja de roupa que fazem isso de forma prática e rápida, e que apresentam um custo-benefício bastante atrativo. 

14 – Conheça bem o perfil de seus clientes

Uma vantagem potencial que o varejista offline pode ter em relação a lojas online é o relacionamento pessoal e personalizado que é possível construir com seu cliente.

Isso pode ser muito útil para trazê-los de volta à sua loja, os fidelizando, conquistando indicações e atraindo novos clientes de perfil semelhante.

Uma maneira de descobrir mais sobre o seu público é realizar uma pesquisa. Essa pode ser feita via formulário físico ou digital, de maneira prática e fácil de ser preenchida.

Outra forma eficiente é utilizar um sistema que armazene e gere relatórios sobre histórico dos clientes e outras informações que ajudem você a compreender melhor suas necessidades, preferências, comportamentos de compra, etc.

15 – Supere as expectativas dos clientes da sua loja 

Com tantas opções de compra disponíveis, apenas satisfazer o cliente pode não ser suficiente para conquistá-lo e retê-lo – será preciso superar suas expectativas. Esse fator adicional ajudará a causar uma boa impressão duradoura e uma reputação positiva que ajudará a atrair constantemente novos clientes para o seu estabelecimento comercial. 

Pequenas atitudes, como adicionar bilhetes manuscritos agradecendo a compra, já podem ajudar a fazer seu cliente se sentir especial. Oferecer uma bela embalagem, algum mimo inesperado – há diversos caminhos para surpreender e cativar para vender mais na loja de roupa.

16 – Contrate e desenvolva funcionários que possam fornecer experiências excepcionais ao cliente

Seus funcionários são as pessoas que se envolvem mais diretamente com as vendas, portanto, se você deseja aumentar as vendas, precisa investir em sua equipe.

Contrate vendedores que sejam motivados e conhecedores dos produtos que você vende. Isso exige um comprometimento maior com o processo de entrevista e contratação, mas ajudará a identificar os candidatos com melhor fit para ajudar no sucesso de seu negócio.

Também é importante treinar constantemente os colaboradores para que eles saibam como oferecer ótimas experiências de compra para cada cliente.

Boa parte dos varejistas treina sua equipe para fechar o caixa, organizar estoque, repor produtos nas prateleiras, etc. Mas é importante ir além e capacitar seu time para que seu foco no cliente realmente seja posto em prática no dia a dia.

Como vimos, há diversos caminhos e abordagens possíveis que podem ajudar a vender mais na loja de roupa. É importante conhecer bem o perfil de seu cliente, buscar inspirações que combinem com o estilo de sua loja e as melhores práticas de gestão e atendimento. 

A partir disso, trace planos de ação que permitam a melhoria contínua de seu empreendimento e um foco consistente na satisfação e superação das expectativas de seus clientes, por meio de experiências de compras memoráveis.

E então, gostou de nossas dicas de como vender mais na loja de roupa? Siga acompanhando nosso blog para continuar se atualizando sobre o assunto. E se sua loja quer o apoio de uma tecnologia especializada para impulsionar suas vendas, entre em contato com a equipe da GDOOR e conheça nossas soluções voltadas a lojas de roupas.