Como está a gestão da contabilidade do seu negócio?

gestão da contabilidade

A gestão da contabilidade é uma das rotinas essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Entretanto, em meio às atividades operacionais, uma grande parte dos empresários não percebe o papel importante desempenhado pela contabilidade.

Inicialmente, a contabilidade tem como objetivo auxiliar no cumprimento de obrigações legais, preparar demonstrações contábeis e gerar relatórios financeiros. Mas, em contrapartida, uma boa gestão da contabilidade pode levar isso a um novo patamar – aproveitando os dados gerados para criar insights e otimizar a tomada de decisão.

Quer descobrir por que você deveria dar uma atenção especial para a gestão da contabilidade? Então confira logo a seguir!

Importância da gestão da contabilidade

Veja toda a contribuição que a gestão da contabilidade pode gerar para sua empresa:

•  Cumprimento das obrigações legais. Em primeiro lugar, a gestão da contabilidade garante que sejam criadas as condições ideais para cumprir todas as obrigações legais – incluindo o pagamento de tributos, obrigações acessórias e muito mais.

•  Um quadro completo da empresa. Contudo, uma boa gestão da contabilidade combina informações financeiras com informações não financeiras disponíveis para fornecer uma visão abrangente das operações comerciais e da saúde financeira.

•  Facilita o gerenciamento diário e as decisões de negócios. A gestão da contabilidade ajuda a reunir informações que auxiliam a administração a tomar decisões de negócios no dia a dia. Frequentemente isso pode incluir relatórios sobre o fluxo de caixa da empresa, receitas, dívidas pendentes, bem como estatísticas e relatórios de tendências.

•  Identificação de restrições e gargalos. A contabilidade ajuda a identificar as restrições e gargalos no processo de vendas ou linha de produção. Do mesmo modo, ela mostra onde estão os principais gargalos e ajuda a calcular o impacto desses gargalos e outras restrições no fluxo de caixa, receita e lucro.

•  Ajuda na análise e previsão de tendências. A contabilidade também contribui para identificar a linha de tendência para certos custos – investigando as variações e desvios para fazer previsões para o futuro. Todavia, isso inclui um exame de informações como preços históricos, volume de vendas, tendências do cliente e localizações geográficas para calcular e projetar metas financeiras futuras.

•  Ajuda a determinar o custo de produtos e serviços. Sobretudo, uma das grandes funções da gestão da contabilidade é calcular e alocar despesas gerais para avaliar os custos reais dos produtos ou serviços. Determinar o custo real dos produtos é muito importante para maximizar o lucro.

Contribuições da contabilidade para o seu negócio

Uma gestão da contabilidade eficaz permite que sua empresa extraia todo o potencial da contabilidade. Com isso, surgem diversas contribuições importantes para o seu negócio, como por exemplo:

1. Análise de custos relevantes

Quando focamos no papel gerencial da contabilidade, um dos trabalhos mais importantes certamente é conduzir uma análise de custo relevante para determinar as despesas existentes e dar sugestões para atividades futuras. Uma pergunta se destaca aqui: como devo gastar meu orçamento?

Antes de uma empresa realizar qualquer ação, ela precisa explorar todas as possibilidades, assim como descobrir a melhor tática para aumentar o lucro. Isso significa que os contadores gerenciais devem analisar diferentes canais de vendas, produtos, serviços e atividades de marketing para encontrar o modelo de negócios mais lucrativo.

Depois que a equipe de contabilidade gerencial tiver concluído a análise de custos relevante, você poderá tomar decisões melhores com base em evidências.

2. Segmentação de público

Os profissionais de marketing devem prestar atenção especial a seus consumidores, certo? Por isso, é comum que sejam criadas personas que possuem as características do cliente ideal.

Ainda assim, mesmo depois desse exercício ainda há muito trabalho a ser feito. E a gestão da contabilidade pode ajudar neste ponto.

A contabilidade tem a capacidade de analisar o valor de cada grupo de clientes para detectar as unidades mais lucrativas. Com esse tipo especial de segmentação por público-alvo, você pode investir tempo e recursos adicionais em mercados que podem lhe trazer mais lucro na perspectiva de longo prazo.

3. Avaliação de produção ou compra

A produção de mercadorias é muitas vezes o segmento mais caro do negócio, por isso é crucial ter certeza de qual opção atende às necessidades de sua empresa. Geralmente, existem duas soluções: fazer produtos por conta própria ou comprá-los de um fornecedor terceirizado. Desse modo, a contabilidade pode reunir todas as informações para avaliar o melhor caminho a ser seguido.

Os contadores podem avaliar o custo real de cada solução e determinar se é mais apropriado produzir itens internamente ou comprá-los do fabricante. Pode parecer uma decisão simples, mas é extremamente sensível e tem o poder de promover ou quebrar seu negócio.

4. Definição de orçamentos

Nada é aleatório quando se trata de orçamento. Pelo contrário, as decisões relacionadas ao orçamento devem obedecer ao seu histórico de vendas e banco de dados de marketing. É aqui que os contadores intervêm para analisar as atividades anteriores e definir os investimentos para ações futuras. Eles criam planos financeiros para cada departamento, projeto, campanha de marketing, novo produto ou qualquer outro empreendimento.

5. Controle financeiro

O controle é outro aspecto importante da gestão da contabilidade. Trata-se de uma avaliação do trabalho de todas as unidades da empresa para tirar conclusões relacionadas ao desempenho financeiro. Dessa forma, você fica sabendo os motivos do prejuízo e do lucro gerado por seus departamentos.

6. Planejamento

Por fim, a contabilidade também tem potencial para detectar padrões financeiros e prever desenvolvimentos futuros. Ela permite que você se mantenha atualizado com as tendências mais recentes do setor, o que significa que você pode reagir em tempo hábil e implementar estratégias que lhe permitem ficar acima dos concorrentes.

Com o poder de planejamento da contabilidade, você também pode criar políticas de negócios de longo prazo. Ao fazer isso, você garante que toda a equipe permaneça no mesmo caminho e trabalhe de maneira uniforme para atingir seus objetivos de negócios.

E aí, como está a gestão da contabilidade da sua empresa?

Ao longo deste artigo vimos como uma boa gestão da contabilidade pode ter um papel crucial para uma empresa – tanto no cumprimento de obrigações quanto como auxílio na gestão do negócio. A partir disso, você pode fazer uma avaliação para compreender se está explorando todo o potencial da contabilidade.

Você quer otimizar a gestão da contabilidade do seu negócio? Então conheça o Gcontábil – um sistema de gestão que facilita a comunicação entre a empresa e o contador.

Últimas do blog

Saiba tudo o que estamos fazendo aqui na Gdoor para aproximar e fazer parceiros
Converse no WhatsApp
Fale com nosso time comercial
Olá, tudo bem com você?

Por este canal consigo te ajudar em dúvidas comerciais!

Se você precisar de ajuda sobre suporte técnico entre em contato pelo WhatsApp (49) 99929.0693 ou fone (49) 3441.3120.

Ah, se for sobre outro assunto, veja os outros contatos na área restrita ;)