Muitos empreendedores acabam focando muito mais na aquisição do que na fidelização de clientes. E isso pode estar contribuindo para elevar seus custos e limitando seus resultados.
Embora expandir sua carteira de clientes, sem dúvida, seja importante, negligenciar a retenção dos clientes já conquistados resultará em mais gastos para captar clientes, em menores taxas de satisfação e na perda de grandes oportunidades.
De acordo com o Princípio de Pareto, 80% das vendas vêm de 20% de nossos clientes. Isso significa que, para fazer com que os clientes voltem à sua loja, é preciso ajudá-los a permanecer leais ao seu negócio.
Mas, como fazer isso? A seguir, apresentaremos um guia com diversas ideias e boas práticas para ajudar a promover a fidelização de clientes em sua loja de roupas. Estude-as, adapte-as à sua realidade e veja como essa mudança pode ser poderosa para o sucesso e os resultados de seu negócio!
O que é fidelização de clientes?
A fidelização de clientes é o ato de manter os indivíduos como clientes que compram repetidamente de sua loja após a primeira conversão. Ela refere-se à disposição do cliente em retornar à sua empresa para fazer uma compra repetida.
Um cliente fiel escolhe sua loja em vez da do concorrente, mesmo que ambas ofereçam benefícios e produtos de vestuário semelhantes. No entanto, a fidelidade do cliente não é apenas uma ação – é o resultado de várias iniciativas e interações positivas que constroem um sentimento de confiança e preferência ao longo do tempo.
Por que a fidelização de clientes é tão importante?
Há diversos motivos para buscar maneiras de melhorar os índices de fidelização de clientes de sua loja de roupas. Entre eles, podemos destacar:
- A fidelização de clientes pode ser uma das forças de sua loja de roupas diante da concorrência;
- Ela contribui para aumentar a lucratividade do negócio;
- Permite reduzir custos de marketing com a atração de clientes;
- Clientes fidelizados podem indicar sua loja para outras pessoas;
- Com uma base leal, fica mais fácil lidar com períodos de sazonalidade no comércio.
É importante também ter em mente que tende a ser significativamente mais caro atrair novos clientes do que se conectar com os existentes. Além disso, uma pesquisa mostrou que os clientes recorrentes podem gastar 67% mais do que os recém adquiridos.
Assim, manter os clientes atuais fidelizados, felizes e satisfeitos é uma ótima maneira de expandir seus negócios a um custo acessível e ajuda no sucesso a longo prazo da sua loja de roupas.
10 boas práticas e ideias para impulsionar a fidelização de clientes em sua loja
Como vimos, os resultados obtidos com a fidelização de clientes podem ser muito positivos. Mas, como criar uma estratégia para fidelizar sua base atual?
A seguir, veja dicas que ajudarão a potencializar os níveis de fidelização de clientes em sua loja de roupas:
1 – Entregue a qualidade de produto esperada
Esta dica até deveria ser desnecessária. Mas, na prática, muitos negócios acabam pecando neste ponto básico.
Será bastante difícil fidelizar seus clientes se os produtos de seu estabelecimento forem diferentes dos anunciados, tiverem qualidade inferior, forem de coleções antigas, etc.
Portanto, tudo começa com o alinhamento dessas expectativas e no atendimento básico dessas necessidades.
2 – Ouça seus clientes
Ouvir genuinamente seus clientes ajuda a aumentar a confiança, a entendê-los melhor, sabendo qual produto sugerir ou qual abordagem de vendas utilizar em seu atendimento.
Além disso, essa é uma prática que contribui para a criação de um relacionamento mais humanizado e receptivo.
Ao perceberem que são ouvidos, que recebem atenção e são valorizados, as chances de os clientes serem fidelizados se tornam maiores.
3 – Crie mensagens personalizadas para seus clientes
Sejam e-mails, SMS, mensagens no WhatsApp ou redes sociais, busque sempre personalizar as interações, utilizando o nome do cliente. Se utilizar um sistema, você pode rapidamente consultar seu histórico para tornar a mensagem ainda mais customizada e, ainda, enviar os parabéns na data de aniversário do cliente, por exemplo.
Isso, além de ajudar a elevar as chances de vendas, contribui significativamente para o cliente se “sentir único”, valorizado, e voltar a comprar de sua loja de roupas.
4 – Tenha políticas claras
As políticas, especialmente as relacionadas à possibilidade de devolução dos produtos, são comumente motivo de insatisfação e para que o cliente não volte a comprar em uma loja.
Portanto, esteja um passo à frente. Crie políticas muito claras e comunique-as adequadamente nos diferentes estágios de relacionamento com o cliente.
5 – Tenha uma presença social consistente
As redes sociais são o lugar perfeito para se aproximar e fortalecer o relacionamento com seus clientes. Além da geração de conteúdo útil e relevante para seu nicho de público, é fundamental também priorizar as interações nessas redes.
Assim, quando os clientes fizerem uma pergunta ou deixarem um comentário, responda o mais rápido possível, de maneira cortês. Uma resposta rápida mostrará que sua loja está atenta e comprometida com seus clientes. Além disso, essa prática poderá ajudar a evitar que, ao não ter sua dúvida sanada, o cliente procure um concorrente.
Conteúdos como mostrar os bastidores de seu negócio, vídeos com os lançamentos e novos produtos, sugestões de combinações de looks, entre outros, também ajudarão a manter o relacionamento e a fidelização de seus clientes.
6 – Recompense a fidelidade de seus clientes
Saber que ele terá algum tipo de benefício ao continuar comprando em sua loja é outro diferencial para a fidelização de clientes.
É possível oferecer, por exemplo, descontos personalizados, ofertas de aniversário, acesso antecipado às novas peças de roupas, entre outras ações.
Criar um programa de fidelidade também pode ser diretamente benéfico. Ao reconhecer e recompensar os clientes fiéis, você os fará se sentirem bem em relação à compra e os motivará a continuar voltando.
Além de ganhar pontos ao comprar algo, pense em outras maneiras de como os clientes podem ser recompensados. As ideias do programa de fidelidade incluem indicar novos clientes, seguir e compartilhar conteúdo nas mídias sociais, entre outras.
7 – Ofereça algo inesperado
Ir além das expectativas pode encantar e fidelizar seus clientes. E isso não precisa envolver gastos enormes. Deixar uma boa impressão e surpreender seu cliente pode ser algo acessível e eficiente para sua estratégia de fidelização.
Oferecer um acessório complementar às roupas escolhidas, por exemplo, pode ser algo poderoso. Se o cliente comprou uma jaqueta de couro ou camurça, presenteá-lo com um produto ou amostra de limpador deste tipo de material certamente será algo que o agradará.
Mesmo um bilhetinho escrito à mão e personalizado pode contribuir para encantar o cliente. Portanto, avalie o perfil de seus clientes e exercite sua criatividade!
8 – Personalize a experiência de compra
A experiência do cliente compreende muitos fatores, e a de compra é um deles. Os clientes estão procurando motivos para permanecer fiéis às lojas, e tornar as compras mais fáceis e agradáveis é uma ótima maneira de ajudá-los a fazer isso.
Você pode pensar, por exemplo, em estratégia de marketing de proximidade, que utiliza os movimentos dos clientes para enviar alertas para seus telefones para ajudar a personalizar sua experiência na loja.
Assim, conforme um cliente se aproxima ou entra em sua loja, você pode enviar uma mensagem personalizada informando-o sobre uma condição especial ou lançamento.
9 – Utilize a tecnologia a favor da fidelização de clientes
Criar mensagens personalizadas com o nome de cada cliente, enviar os parabéns nas datas de aniversário – pense em como seria trabalhoso e contraproducente fazer este tipo de ação manualmente. Ainda, enquanto sua equipe estivesse configurando tudo isso, os clientes em sua loja ficariam sem atendimento.
É por isso que se torna cada vez mais indispensável utilizar sistemas de automação na gestão de negócios, mesmo dos de pequeno porte. Os benefícios em termos de escalabilidade, produtividade, gestão do tempo e eficiência são bastante significativos e sua estratégia de fidelização de clientes só tende a ganhar e se qualificar com o uso deste tipo de solução especializada.
10 – Mantenha sua equipe bem treinada
Muito da satisfação e fidelização de clientes passa pelo atendimento diretamente prestado por sua equipe. Portanto, mantê-la sempre bem treinada é algo fundamental para o sucesso da sua loja de roupas e para não perder clientes para a concorrência.
Ao receber treinamento, o funcionário também se sentirá mais valorizado, e isso influencia em sua motivação para atender os clientes. É importante considerar treinamentos de hard skills – as habilidades técnicas, como uso do sistema de venda, por exemplo, e também, de soft skills – as habilidades comportamentais (como prestatividade no atendimento, por exemplo).
Há diversas instituições, como o Sebrae, por exemplo, que oferecem treinamentos gratuitos ou de custo acessível. Você pode criar um cronograma para manter sua equipe capacitada e motivada para encantar e fidelizar os clientes de seu estabelecimento comercial.
É hora de colocar essas ideias de fidelização de clientes em ação!
Esperamos que estes exemplos inspirem e ajudem na formatação de sua estratégia para fidelização de clientes.
Lembre-se de que reter os clientes existentes pode levar algum tempo, empenho e recursos. Mas valerá a pena!
Reserve algum tempo para avaliar suas estratégias atuais de gerenciamento de retenção de clientes e como elas estão afetando o sucesso de sua loja de roupas. Isso pode ajudar você a determinar quais etapas e ações você precisa seguir (e quais estratégias testar!) agora e no futuro.
Usando uma combinação de táticas, você pode incentivar seus clientes a voltarem sempre. Para ter os melhores resultados, tenha em mente estas dicas importantes sobre a fidelização de clientes:
- A experiência do cliente é tudo. Desde as recompensas que você oferece em seu programa de fidelidade até como você personaliza as ofertas, os clientes apreciam a experiência única que sua loja oferece. Portanto, invista nisso!
- A automação de marketing é importante. Quer você esteja automatizando cupons de desconto enviados por e-mail em períodos sazonais ou criando mensagens personalizadas de aniversário, a automação será sua aliada para desenvolver ações eficientes, ágeis e bem-sucedidas.
- O envolvimento com os clientes é fundamental. Seus clientes querem sentir que têm um relacionamento com sua marca, então encontre maneiras de incentivar o engajamento e qualificar o atendimento e as interações em todas as etapas da jornada de compra.
E então, gostou dessas dicas para aumentar a fidelização de clientes de sua loja de roupas? Para saber mais, continue acompanhando nosso blog. E se você está em busca de um sistema para ajudar a fidelizar clientes e organizar os processos de seu negócio, conheça as soluções da Gdoor desenvolvidas para lojas de roupas.