8 dicas de como administrar um restaurante de sucesso

como administrar um restaurante

Imagine entrar em um restaurante limpo, organizado, com aromas no ar que dão impressão de uma comida deliciosa sendo preparada, além de uma equipe que receba você com sorrisos e muita cortesia. Um cenário ideal como esse pode se tornar realidade para quem deseja administrar um restaurante de sucesso.

Mas, para isso, é preciso muita dedicação, esforço e foco. Também é necessário planejamento cuidadoso e aperfeiçoamento contínuo da gestão, do cardápio e da equipe, objetivando garantir a satisfação e uma excelente experiência para os seus clientes.

Então, como administrar um restaurante de sucesso? Continue a leitura e confira nossas dicas.

Descubra como administrar um restaurante de sucesso

Apesar de ser um setor lucrativo, o ramo alimentício também está sujeito a diversos desafios. Concorrência acirrada, aluguéis elevados, aumento do custo da mão de obra, inflação dos preços dos alimentos, redução das margens, desaceleração dos gastos do consumidor, etc., são apenas algumas das razões pelas quais muitos dos restaurantes enfrentam dificuldades.

Portanto, é preciso buscar melhoria contínua e atualização para conseguir administrar um restaurante de sucesso e que se mantenha lucrativo. Algumas boas práticas para isso incluem:

1.Seja organizado em todos os setores do restaurante 

Como Benjamin Franklin disse certa vez: “Um lugar para tudo e tudo em seu lugar”. Isso vale para itens físicos, bem como procedimentos do seu restaurante.

Um dos grandes segredos para ter sucesso em um negócio é desenvolver uma gestão organizada.

Para isso, busque fazer o mapeamento de todos os processos do seu restaurante. Desde a limpeza, até a compra dos ingredientes e a organização do mobiliário: é preciso que tudo esteja bem organizado e transmita uma imagem de credibilidade e profissionalismo. 

Além disso, crie padrões: uma identidade visual e colaboradores alinhados ao propósito do empreendimento garantem a fidelização dos seus clientes.

2. Para administrar um restaurante de sucesso, tenha controle financeiro

Estar com as contas na ponta do lápis é fundamental para a boa gestão do seu negócio. Ter o controle financeiro garante que você não desperdice recursos, saiba as melhorias necessárias para o seu restaurante, quando fazê-las e o quanto você pode investir, além da possibilidade de criar um fundo de reserva para períodos de crise.

Lembre-se que os restaurantes incorrem em custos fixos (aluguel, salário do pessoal e outros) e variáveis ​​ (eletricidade, ingredientes alimentares, etc.). O truque para administrar um restaurante de sucesso é otimizar suas margens para reduzir esses custos, sem comprometer a qualidade do serviço prestado.

Entre as ações para isso, você pode adquirir os ingredientes de um fornecedor que ofereça um bom desconto ou escolher um local com bastante ventilação natural e luz solar, economizando uma quantia considerável na conta de luz. 

3. Fique de olho em seu estoque 

O estoque do seu restaurante não precisa apenas ser bem abastecido, como também deve funcionar sem problemas.

Por isso, busque manter um inventário que deve ser atualizado diária, semanal ou duas vezes por semana, dependendo do tamanho do seu restaurante.

Faça uma lista de itens alimentares que giram mais rapidamente e aqueles mais sazonais, para que você possa reabastecer os produtos sem excesso em seu estoque.

4. Mantenha um bom relacionamento com seus clientes

Administrar um restaurante de sucesso passa por manter-se próximo de seus clientes. Dessa maneira, procure conhecer o perfil do seu público para elaborar estratégias para fidelizá-lo e mantê-lo sempre satisfeito e retornando ao seu estabelecimento.

Ouça o que os clientes têm a dizer sobre a sua comida, o atendimento e o local. Pesquisas também são excelentes alternativas para conhecer a opinião e sugestões de seu público.

O feedback obtido contribui muito para aprimorar cada vez mais a qualidade do seu serviço. Outro sinal importante, é você reparar no que sobrou no prato do cliente. A rejeição é um grande símbolo do que precisa ser melhorado na refeição ou até oferecer opções mais variadas e porções menores para o seu público.

5. Não deixe de investir no marketing do seu negócio

Marketing é um investimento essencial para quem quer tornar o empreendimento conhecido. Além da possibilidade de alcançar aqueles que ainda não conhecem o seu restaurante, o marketing contribui para fidelizar quem que já frequentou o estabelecimento. 

Lembre-se de que, com as redes sociais, é cada vez mais importante criar pratos e bebidas que chamem a atenção também visualmente e sejam instagramáveis. 

6. Mantenha sua equipe motivada e bem treinada

O pessoal da cozinha é a espinha dorsal de um restaurante, enquanto a equipe da linha de frente é o rosto e a personalidade do seu estabelecimento.

Sua comida, decoração e ambiente podem ser excelentes, mas se sua equipe for descortês ou não seguir os parâmetros básicos de higiene, isso pode criar uma impressão negativa na mente de seus clientes.

Ao mesmo tempo, se não houver demarcação de responsabilidades e prestação de contas, a gestão de pessoal pode causar o caos na cozinha do restaurante.

Algumas boas práticas de gestão de equipe incluem:

  • Assegure uma atribuição clara de tarefas e instruções para cada atividade – servir mesas, lavar louça, limpar a mesa, limpar a cozinha, fazer a gestão de estoque, compra de alimentos, faturamento, etc.
  • Treine sua equipe para que os clientes se sintam bem-vindos por meio de um sorriso, comportamento educado e atendimento eficiente e cortês.
  • Sua equipe também deve ser capacitada para saber como lidar com situações de emergência (incêndio, falta de eletricidade) e reclamações de clientes.
  • Crie um ambiente de trabalho saudável, ouça sua equipe e reconheça seus talentos. Isso ajudará a aumentar a produtividade do seu time e a administrar um restaurante de sucesso.

7. Ofereça uma experiência perfeita para o seu cliente

A experiência do cliente deve ser contínua e satisfatória do início ao fim. Estacionamento, mesas, serviço, qualidade da comida e bebida, o processo de pagamento, sua saída e todas as interações com a equipe e a gerência devem ser exemplares.

O objetivo é superar as expectativas em cada etapa individual para, assim, encantar seu público. Quando um restaurante não atende às expectativas, mesmo em uma categoria, pode arruinar toda a experiência do cliente e receber uma crítica negativa.

E porque imprevistos acontecem mesmo com os melhores planejamentos, é preciso saber lidar com eles. Se um erro for cometido, reconheça e corrija-o.

O trabalho do gestor do restaurante é garantir que haja um final feliz para cada história, mesmo daquelas em que algum problema aconteceu. É essa maneira de lidar com questões pontuais que pode fazer você cativar e conquistar o cliente por meio de uma experiência surpreendente.

8. Use e abuse da tecnologia

Hoje a tecnologia é uma grande aliada das empresas. Ela permite alavancar a eficiência operacional e estratégica dos estabelecimentos, contribuindo para se ter mais produtividade e agilidade nas atividades mais rotineiras.

Alguns dos recursos tecnológicos em alta no momento são aqueles que permitem pedidos sem contato, reservas online, pagamentos sem contato, integrações com apps de terceiros (como de grandes players de delivery), etc.

Além disso, os restaurantes de sucesso têm investido em ferramentas tecnológicas de ponta que os ajudam a operar seu back-end com eficiência. Esse tipo de solução pode não apenas automatizar diversas das suas operações diárias, como faturamento, controle de comissão, chamada de senhas e outras, como também trazer mais produtividade, menos erros e melhorar o atendimento ao seu cliente.

O Gfood é um exemplo desse tipo de solução, reunindo tudo o que você precisa para administrar um restaurante de sucesso. A plataforma traz funcionalidades para automatizar e aperfeiçoar sua operação da tele-entrega à reserva de mesas.

Esta tecnologia é especializada nas necessidades dos restaurantes, sendo ideal para otimizar diversas das tarefas que abordamos aqui para que você possa se concentrar no que é realmente importante – sua equipe, seus clientes e sua comida.

Fale com um de nossos consultores e descubra como obter todos os benefícios do Gfood para o seu estabelecimento e para administrar um restaurante de sucesso.

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