10 pontos para melhorar o atendimento ao cliente do seu restaurante

atendimento ao cliente

Manter a casa sempre cheia é um desafio para os donos de restaurantes. Para ter um negócio de sucesso, somente servir pratos de qualidade não é suficiente, é preciso buscar formas de melhorar o atendimento ao cliente do seu restaurante constantemente.

Levando isso em conta, separamos algumas dicas práticas para ajudar a aperfeiçoar seu atendimento e facilitar o sucesso do seu restaurante. Confira a seguir.

1 – Crie diretrizes claras para seus colaboradores 

Criar uma cultura que priorize o cliente exige tempo e esforço consistente. Para que essa cultura realmente se estabeleça, você deve comunicar essas expectativas claramente à sua equipe.

Quais são suas expectativas sobre como sua equipe lida com os problemas que surgem? Você tem um plano de ação claro para eles seguirem? Documente as diretrizes e políticas de atendimento ao cliente do seu restaurante e comunique-as aos funcionários novos e antigos.

Lembre-se de que melhorar o atendimento do seu restaurante é um processo ativo, não uma ação pontual com início e fim. Então, reserve um tempo para reavaliar sua política de atendimento ao cliente, atualizando-a e esclarecendo-a aos seus profissionais regularmente. 

2 – Para melhorar o atendimento ao cliente do seu restaurante, treine sua equipe

Estamos todos aprendendo constantemente, logo, dentro do restaurante não é diferente. Ofereça treinamento para seus funcionários, principalmente os que estão em contato direto com o público. Afinal, o tratamento que eles oferecem gera um impacto em toda a experiência que o cliente tem no restaurante.

Investir nos treinamentos irá garantir que o atendente tenha capacidade de lidar com todas as situações. Ele vai saber as estratégias a adotar para apresentar sugestões de consumo, para contornar situações com clientes difíceis, ser gentil e simpático, oferecer informações e curiosidades sobre o menu e muito mais.

3 – Personalização no atendimento ao cliente do seu restaurante

Todos gostam de se sentir acolhidos em um ambiente. E isso parte muito em percebermos que somos reconhecidos e valorizados.

Assim, oferecer algo direcionado para as preferências do seu cliente, na hora do atendimento, vai ajudar a superar as expectativas dele. Chamá-lo pelo nome também é um cuidado simples, mas de grande impacto.

Sabemos que um toque personalizado ajuda muito a tornar a experiência gastronômica satisfatória e inesquecível. Então, lembre-se de orientar sua equipe quanto a esses aspectos, para prestarem atenção a detalhes fornecidos pelo cliente e que possam personalizar e melhorar sua experiência, para fazerem contato visual e adotarem uma linguagem corporal amigável.

4 – Estabeleça a presença online do seu restaurante

Até mesmo para restaurantes que não oferecem serviço de entrega, ter a presença online é essencial para manter contato com os clientes. Muitas vezes, o atendimento começa antes mesmo de o cliente chegar no restaurante, quem nunca viu alguma publicação nas redes sociais e quis ir presencialmente conhecer o local?

Então, não deixe que os seus canais de comunicação online estejam inativos, se o cliente manda mensagem em alguma rede social, ele espera obter uma resposta, esteja atento a isso.

5 – Modernize suas ferramentas de atendimento ao cliente do seu restaurante

Assim como atender via rede social é importante, a tecnologia também facilita ainda mais outros aspectos para melhorar o atendimento do seu restaurante. Isso pode incluir, por exemplo:

  • Tecnologia com suporte para delivery: se essa ainda não é a sua realidade, procure oferecer a seus clientes a vantagem de receberem o pedido no conforto de casa.
  • Cardápio eletrônico: oferecer a opção de o seu cliente consultar o cardápio pelo celular será algo prático para ele e que ajudará a manter o menu sempre bonito e atualizado.

6 – Seja sempre gentil

Trate o seu cliente como a pessoa mais importante para a empresa. Muitas vezes, as pessoas ficam com vergonha na hora de fazer o pedido, então procure deixar o consumidor à vontade e confortável no restaurante.

Não dê ordens como “assine aqui”, que podem soar ríspidas. Em vez disso, utilize uma expressão gentil como “por favor, assine aqui”.

Ouça o cliente e dê tempo para ele falar o que deseja, para que, assim, você ofereça um atendimento da maneira que ele espera. 

7 – Simplifique os tempos de espera

Um dos fatores que mais prejudicam a satisfação do cliente é enfrentar um longo período de espera. 

Uma solução automatizada, como um sistema integrado com a cozinha ajudará a tornar o atendimento mais ágil. Trabalhar com reservas online também pode contribuir muito para melhorar o atendimento do seu restaurante e torná-lo mais cômodo e rápido.

Além disso, se já houver uma fila de clientes esperando e você souber que pode levar mais uma hora para acomodar os novos clientes, avise-os. É sempre melhor surpreender seus clientes com um tempo de espera menor do que decepcioná-los com um maior.

8 – Incentive o feedback do cliente

Após a finalização do serviço, solicite ao cliente uma avaliação e sugestões. Pedir feedback ajudará a evitar críticas negativas de clientes nas redes sociais, já que sua preocupação já terá sido tratada. 

Além disso, essa é uma excelente fonte de ideias de como melhorar o atendimento do seu restaurante, descobrindo o que está funcionando ou não no seu estabelecimento na percepção direta do seu público.

9 – Atualize e audite seu menu

Reveja periodicamente o seu menu para se certificar de que ele está atrativo para o seu público de interesse. 

Um aplicativo de PDV pode ajudá-lo a rastrear a popularidade de cada item do seu menu para que você possa decidir a melhor forma de otimizá-lo.

Remover pratos que não são muito vendidos pode otimizar seu estoque, reduzir o desperdício de alimentos e economizar tempo e dinheiro para sua empresa no longo prazo. Isso significa que você terá mais dinheiro para investir na melhoria da experiência do cliente e que oferecerá um menu realmente atrativo para ele.

10 – Implemente um programa de fidelidade

Uma das melhores maneiras de melhorar a experiência do seu cliente é investir em soluções de engajamento e implementar um programa de fidelidade.

Com isso, você poderá obter informações sobre as preferências de seus membros, personalizar e otimizar suas ofertas com base em seus hábitos de consumo e desenvolver seu relacionamento com eles em um novo nível.

Em última análise, isso incentivará seus clientes a voltarem ao seu restaurante, a interagirem com sua marca e a fornecerem dados que ajudarão a melhorar o atendimento do seu restaurante e a elevar a sua lucratividade.

Como o Gfood pode ajudar a melhorar o atendimento ao cliente do seu restaurante?

Muitas das melhorias e ações que vimos ao longo deste artigo podem ser viabilizadas com o uso do Gfood, uma plataforma voltada à otimização e automação de atividades de rotina dos restaurantes. 

Esta é uma solução completa para aperfeiçoar seu controle gerencial sobre o estabelecimento e sobre os fatores necessários para oferecer uma experiência e um atendimento melhor ao seu cliente. 

A plataforma conta com diversas funcionalidades, incluindo a captura de peso diretamente da balança e a leitura de etiquetas impressas por balanças, o que ajudará a trazer mais praticidade e rapidez no atendimento. 

O Gfood também oferece mapa de mesas e centralização do cadastro dos clientes, algo fundamental para desenvolver e realizar ações de relacionamento e personalização do seu atendimento. 

Ainda, há diversas soluções voltadas à tele-entrega, algo que poderá trazer uma inovação importante para você conquistar mais clientes e receita, além de mais comodidade para um melhor atendimento. 
Para saber mais sobre todos os recursos e diferenciais do Gfood para melhorar o atendimento do seu restaurante, entre em contato e fale com nossos consultores.

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