Contador: como melhorar o atendimento ao cliente?

atendimento ao cliente

Será que você poderia melhorar o atendimento ao cliente? Esse é um dos principais pontos analisados pelas empresas que possuem um contador – e também é um diferencial para fazer sucesso no mercado em longo prazo.

De acordo com uma pesquisa do Bay Street Group, 70% dos clientes gostariam de mudar de empresa de contabilidade por causa do atendimento inadequado ao cliente. Mesmo os seus clientes de longa data podem procurar outra empresa se sentirem que não estão sendo valorizados. Isso pode custar sua empresa em termos de receita, bem como indicações potenciais.

Mas como você pode melhorar o atendimento ao cliente e fortalecer seus relacionamentos existentes? Confira algumas dicas logo a seguir!

8 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

1. Trabalhe de acordo com a programação do cliente, não a sua

Existem inúmeras razões pelas quais um cliente deseja que suas contas anuais sejam preparadas com urgência, e é trabalho do contador apresentar flexibilidade suficiente para acomodar as necessidades dos clientes. Sendo assim, aqui vale aquela velha máxima: o cliente sempre tem razão.

2. Interesse-se pela saúde geral dos negócios de seu cliente

Imagine uma empresa que precisa desesperadamente de ajuda para gerenciar melhor seu negócio e suas finanças, mas tem um contador interessado apenas em preparar suas demonstrações contábeis e declaração de impostos. São grandes as chances de que esse cliente busque um outro escritório, não é?

Os contadores não apenas sabem muito sobre os negócios de seus clientes, mas, além disso, representam o consultor de maior confiança para eles. Isso coloca o contador em uma posição única para ajudar seus clientes – contribuindo com o sucesso do empreendimento.

3. Comunique-se regularmente com seus clientes

Se você não está ciente dos requisitos e da perspectiva de seus clientes, pode ter suposições erradas sobre as coisas que eles podem precisar. Todavia, é importante interagir com seus clientes regularmente e entender quais são suas expectativas em relação ao relacionamento.

Faça sua pesquisa e faça perguntas para que você possa aprender sobre eles tanto quanto possível. Isso ajuda sua empresa a fornecer as ofertas e a experiência certas e também a ganhar sua lealdade.

Os proprietários de negócios devem manter uma linha de comunicação aberta entre a equipe e os clientes. Isso permite entender coisas que estão funcionando e coisas que precisam ser melhoradas. Sobretudo, compreender a experiência atual de seus clientes ajuda a inovar os serviços e desenvolver uma estratégia para corresponder às metas e expectativas de seus clientes.

4. Seja direto com suas taxas

Não espere que os clientes assumam todos os riscos em seu relacionamento com você. Seja direto sobre seus honorários para que o cliente possa fazer um orçamento adequado. Caso contrário, você pode perder a confiança dos clientes com custos inesperados.

5. Não use questionários genéricos ou peça informações duas vezes

Você faz muitas perguntas repetidamente ou solicita informações que já deveria ter em mãos? Esses não são bons sinais quando falamos de atendimento ao cliente.

É muito melhor pedir aos clientes apenas as informações que você realmente precisa e, em seguida, enviar-lhes uma lista de perguntas específicas para suas circunstâncias. Isso também significa que as respostas chegarão do cliente muito mais rapidamente e nada será perdido.

6. Construa confiança

Construir confiança é um dos aspectos importantes de um bom atendimento ao cliente. Os clientes não querem ficar com uma empresa em que não confiam. Pode parecer óbvio, mas não é fácil exagerar o valor de criar uma base forte de clientes satisfeitos.

Não importa o quão bom seja o seu serviço ou produto, uma das coisas que os clientes lembrarão é o tipo de interação que tiveram com a empresa.

Portanto, não se trata apenas da impressão que você causou na primeira reunião, mas também é imperativo focar nas necessidades do seu cliente, respeitá-lo e fornecer um serviço relevante. Em vez de correr para fazer as coisas, certifique-se de que cada uma das necessidades do seu cliente existente seja atendida.

Seus clientes devem ter várias opções para compartilhar seus comentários. Isso pode ser feito por meio de um formulário de feedback ou pesquisa telefônica. Além disso, um sistema de reclamação também pode ajudar seus clientes a levantarem suas preocupações.

7. Ofereça respostas oportunas

O bom atendimento ao cliente compreende muitas coisas, e o tempo de resposta é um dos fatores-chave. Os clientes não querem esperar, todavia, a agilidade é crucial no mundo digital em que vivemos.

Quando um cliente entra em contato com o departamento de atendimento ao cliente, ele tem algumas expectativas. E ele certamente quer que seus problemas sejam resolvidos imediatamente.

8. Use o poder da tecnologia

Para um ótimo atendimento ao cliente, é importante que todos os recursos disponíveis, incluindo a tecnologia mais recente, sejam totalmente utilizados para garantir que as necessidades do cliente sejam atendidas. Portanto, com as últimas inovações tecnológicas, ficou mais fácil para as firmas de contabilidade interagirem com seus clientes.

Longo tempo de espera e resposta mais lenta dos executivos do cliente não são mais aceitáveis pelos clientes. Por outro lado, existem muitas maneiras de sua empresa utilizar a tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente:

•  Solução em nuvem. Utilizar a tecnologia em nuvem para armazenar informações pode ajudar a melhorar o atendimento ao cliente. A hospedagem em nuvem de software de contabilidade permite uma colaboração mais fácil, maior segurança e em contrapartida, seus dados estão sempre acessíveis de qualquer lugar.

•  Aplicativo móvel. Os clientes estão sempre procurando maneiras fáceis de obter as informações necessárias e interagir com a empresa. Um aplicativo móvel é uma ferramenta indispensável para empresas de contabilidade. Um aplicativo móvel não apenas fornece informações, mas também agiliza a comunicação.

•  Mídias Sociais. As mídias sociais estão transformando a cara do atendimento ao cliente para qualquer empresa. Os clientes vão imediatamente para o Facebook, Instagram ou Twitter se não estiverem satisfeitos com o serviço. Portanto, se sua empresa não estiver ativa em plataformas de mídia social ou não responder às consultas dos clientes instantaneamente, o problema pode aumentar.


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