Como oferecer reserva de mesas no seu estabelecimento?

reserva de mesa

A reserva de mesas pode se tornar um diferencial para a experiência dos clientes, reduzindo filas e tempo de espera. Contudo, é necessário fazer isso de forma adequada para não gerar transtornos aos clientes e prejuízos ao estabelecimento em caso de faltas ou atrasos. 

Investir em um sistema tecnológico pode ser positivo para organizar as reservas de mesa de maneira eficiente. No texto a seguir, separamos algumas dicas sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais! 

Por que trabalhar com reserva de mesas?

Alguns gestores podem não saber como lidar com filas nos bares e restaurantes. Em alguns casos, a situação é até vantajosa, já que o cliente pode consumir bebidas e petiscos enquanto aguarda a mesa. 

Entretanto, a medida pode ser arriscada. Diversas pessoas ficam incomodadas em esperar muito tempo por um lugar e podem não retornar ao local e ainda compartilhar a experiência negativa com outras pessoas, prejudicando a reputação do negócio. Sendo assim, a reserva de mesas pode se tornar um diferencial para o estabelecimento. O procedimento pode ser aplicado com diferentes objetivos, tais como: 

  • Organizar melhor a demanda de clientes e o tempo de espera em datas comemorativas, como Dia dos Namorados;
  • Preparar o espaço para atender grupos maiores em aniversários, confraternização de empresas, etc;
  • Aumentar o fluxo de pessoas em períodos de menor movimento, oferecendo benefícios pela reserva. 

É fundamental investir em ações para melhorar a experiência do cliente. Portanto, além de um cardápio variado, comida de qualidade e boa infraestrutura, é importante ter um atendimento diferenciado, e a reserva de mesas pode ajudar nisso. Todos esses fatores contribuem para aumentar a satisfação dos clientes e são positivos para a fidelização deles. 

Ao trabalhar com reserva de mesas, o gestor do restaurante tem dados mais precisos sobre a demanda do dia e pode planejar melhor a rotina do local, adequando a escala da equipe, por exemplo. 

Além disso, a estratégia pode ser interessante para atrair clientes em horários de menor movimento. Nesse caso, a dica é oferecer benefícios aos clientes que optarem pelo agendamento para esses períodos. 

A oferta de benefícios para clientes que fazem reservas antecipadas também pode ser uma medida para reduzir desistências e o não comparecimento. Dessa forma, o restaurante incentiva o agendamento e valoriza os clientes que comparecem na data e horário marcados. Os benefícios podem incluir descontos, itens de cortesia, pontos extras no programa de fidelidade do local, entre outras vantagens. 

Como gerenciar as reservas de mesas

A reserva de mesas pode ser uma boa opção para melhorar a experiência dos clientes em bares e restaurantes de diversos portes e segmentos, porém ela precisa ser bem administrada, do contrário pode se tornar um problema. 

Se o cliente reservar a mesa e por uma falha do estabelecimento ela não estiver  disponível no horário especificado, isso poderá afetar sua satisfação. Por outro lado, se a reserva for cancelada em cima da hora ou se os clientes não aparecerem, o estabelecimento pode ficar com prejuízo, caso os lugares permaneçam vazios. 

É fundamental gerenciar as reservas de mesas para reduzir riscos e obter vantagens com a estratégia. Veja, a seguir, algumas dicas para isso. 

Crie uma política de reserva de mesas

Um passo importante para ter sucesso com a oferta de reserva de mesas é definir regras. Dessa forma, tanto a equipe quanto clientes ficam cientes sobre os procedimentos.

A política de reserva de mesas deve incluir quantidade de mesas e lugares disponíveis para isso, datas e horários permitidos para reserva, regras em caso de cancelamento, entre outros. 

Avalie a demanda do negócio para definir a quantidade de mesas que serão destinadas para reserva e ainda assim garantir lugares disponíveis para frequentadores esporádicos. Contudo, vale destacar que essa taxa pode ser alterada de acordo com a época do ano e o perfil do seu estabelecimento. No fim do ano, por exemplo, muitos grupos fazem reservas em bares e restaurantes para confraternização de empresas.

As informações da política de reservas devem ser transmitidas de forma objetiva para que não haja confusões por parte do cliente. Sendo assim, inclua uma orientação para que as pessoas cheguem com alguns minutos de antecedência do horário marcado e explique que em caso de atrasos os lugares serão liberados. 

Estabeleça um bom processo de reserva

O agendamento não precisa ser feito apenas por telefone, com as tecnologias disponíveis hoje em dia é possível facilitar esse processo. Dessa forma, o bar ou o restaurante pode disponibilizar a reserva por WhatsApp, mensagem via redes sociais, agendas online ou sistemas específicos. 

O Gfood é uma boa solução para quem deseja incrementar a reserva de mesas no seu negócio. A ferramenta permite fazer o agendamento, unir mesas e organizar todas as reservas de forma facilitada, reduzindo erros. 

Inclua no processo de reserva estratégias para lembrar o cliente sobre o dia e o horário do agendamento e pedir confirmação. Tal fato pode ser feito por WhatsApp, SMS, e-mail, entre outros canais. 

Tenha lista de espera

Em estabelecimentos e épocas mais concorridas é interessante manter uma lista de espera para reserva. Assim, caso o cliente cancele o agendamento, você pode informar a disponibilidade para outros interessados de maneira mais ágil. 

Como o Gfood pode ajudar com as reservas de mesa

O Gfood é um sistema para gerenciamento de atendimento em bares, restaurantes, entre outras empresas do ramo alimentício. 

A solução tem diversas funcionalidades, incluindo, reserva de mesas com data e hora. A ferramenta conta com recursos para agilizar as reservas e organizá-las, facilitando a rotina da equipe e reduzindo erros. Sendo assim, é possível:

  • Juntar mais mesas à reserva, agrupando as mesas no consumo;
  • Estipular tempo de cancelamento da reserva em caso de não ocupação. 

Além da reserva de mesas, o Gfood oferece impressão para bar e cozinha, organização de produtos favoritos, controle de pedidos por delivery, entre outras funcionalidades. Ou seja, o sistema se torna bastante útil para a gestão do restaurante, agregando mais agilidade aos processos internos. 

Como adquirir 

O Gfood é um módulo adicional ao Gpro e Gdoor MEI, sistemas de gestão completos para empresas de variados portes e segmentos. 

Micro e pequenas empresas podem contar com o Gpro para realizar toda a gestão do negócio, desde a nota de entrada, nota de saída, baixa no estoque até controle financeiro, relatórios, arquivos fiscais, entre outras tarefas. Já para os microempreendedores, há o Gdoor MEI que permite cadastro de clientes e fornecedores, além de atender às necessidades e legislação do MEI e apresentar ótimo custo-benefício. 

Vale destacar que em qualquer uma das modalidades, há a opção de adquirir o Gfood para modernizar o atendimento do seu restaurante. Se a empresa deseja usar smartphones para atendimento diretamente na mesa do cliente, poderá adquirir o módulo Gfood móvel.

Oferecer reserva de mesas pode se tornar um diferencial para o seu estabelecimento e contribuir com a satisfação dos clientes, mas é preciso implementar essa estratégia com cuidado. Além de avaliar o perfil do público e do restaurante para entender se medida será atrativa, é importante criar uma política de reservas e ter um bom sistema para isso. 
Conte com Gfood para organizar as reservas de mesa e melhorar o atendimento do seu estabelecimento. Acesse o site e conheça todas as funcionalidades desta solução!

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