Ganhar clientes para um salão de beleza pode ser um grande desafio. E mantê-los por perto é um desafio ainda maior para muitos empresários. Afinal, quais ações podem ser executadas para maximizar os ganhos gerados pelo seu negócio?
Você pode ter um ótimo serviço. Você também pode ter uma ótima estratégia de marketing. Mas no final, se você não conseguir vender, você não tem nada. É por isso que você precisa de clientes. Neste artigo, vamos ver algumas dicas para ajudá-lo a ganhar clientes para salão de beleza e fidelizá-los!
10 maneiras de ganhar clientes para salão de beleza e fidelizá-los
1. Conheça seus clientes
O processo de atrair clientes tem muito a ver com vendas: você precisa saber o nome da pessoa com quem está falando, do que ela precisa, quando é seu aniversário e até mesmo a raça do cachorro.
Como você pode obter todas essas informações? A chave é continuar a conversa após a atrai-los. Uma boa interação enquanto você faz um corte de tabelo ou pinta as unhas de uma cliente pode fazer toda a diferença. Depois de ter essas informações, você pode começar a pensar em maneiras de agregar valor a elas: promoções, recomendações de serviços, dicas, etc.
No ambiente de negócios atual, a maneira mais fácil de se diferenciar da concorrência é por meio da experiência do cliente, não dos produtos ou serviços que você oferece. Proporcionar ao cliente um relacionamento cada vez mais personalizado fará com que ele se lembre de você.
2. Incentive o marketing boca a boca
Em primeiro lugar, existe o boca a boca. O boca a boca sempre foi uma das ferramentas de marketing mais fortes. No entanto, parece que tem um papel cada vez maior no marketing recentemente. A razão para seu papel cada vez maior é que estamos sobrecarregados com anúncios. A publicidade está ao nosso redor e não confiamos nela. O boca a boca é algo em que podemos confiar mais facilmente.
É uma tendência natural expressar sua satisfação quando você está feliz. O mesmo acontece com clientes satisfeitos. Eles estão dispostos a compartilhar sua experiência e da mesma forma, promover o seu negócio. As pessoas compartilham suas opiniões em seu círculo de confiança e influência – família, amigos, colegas e vizinhos.
Cliente satisfeito é a melhor fonte de publicidade. Quando você menos espera, eles protegem e defendem sua empresa do lado de fora. Você sempre pode fazer o seu melhor para reter um cliente fiel, mas também para atrair um novo!
Consequentemente, é por isso que as pessoas confiam nos micro influenciadores mais do que na propaganda. Existem alguns conselhos para fazer o boca a boca funcionar:
• Antes de tudo, você precisa ter um serviço que realmente funcione e agregue valor. Se você supera as expectativas, os clientes ficarão satisfeitos. Você conseguirá fidelizá-los e atrair mais clientes graças às indicações.
• Uma segunda coisa é a experiência do cliente. As pessoas gostam de comprar produtos e serviços de empresas que as tratam com respeito. Eles adoram receber atenção e voltarão para aproveitá-la novamente.
• Terceiro, dê a eles um motivo para divulgar sua empresa. Às vezes, a publicidade boca a boca não vem automaticamente. Você deve encorajar e motivar seus clientes a fazer isso por você.
3. Ofereça brindes
Pode parecer muito comum, mas brindes e itens gratuitos sempre funcionam. Oferecer seus produtos e serviços gratuitamente pode ter alguns efeitos positivos para seu salão. Ações como essa aumentam a sua visibilidade. Você pode atrair novos compradores: pessoas que nunca ouviram falar sobre você podem entrar em contato com você.
Além disso, você pode alcançar pessoas que, de outra forma, não visitariam seu salão. Se você der de graça, eles podem gostar e comprar na próxima vez. Os clientes adoram “grátis” porque não têm nada a perder. Ao atraí-los para o seu negócio, você dá a eles a chance de experimentar algo diferente e de mostrar o seu valor.
No entanto, você deve estar ciente de que o material gratuito não durará para sempre. Desde o início, determine o número de pessoas que irão desfrutar das coisas gratuitas ou o período de tempo da promoção. Nem todo mundo deve receber coisas grátis. Este é também um elemento-chave que o torna muito atraente.
4. Descontos, vendas e programas de fidelidade
Assim como os itens gratuitos, descontos e promoções também funcionam bem. Eles são outra forma atraente de ganhar clientes para salão de beleza. As pessoas costumam ver descontos e ofertas como uma oportunidade de economizar dinheiro e desfrutar de um produto ou serviço. Com ótimos programas de fidelidade, você também pode reter clientes!
Na verdade, descontos e promoções incentivam as pessoas a comprar mais produtos ou serviços do que o planejado inicialmente. Eles adoram aproveitar a oportunidade porque os mesmos produtos podem não ser tão baratos amanhã.
Por outro lado, os programas de fidelidade permitem que os clientes construam fidelidade à sua marca. Dar pequenos incentivos para que os clientes continuem voltando para novos serviços certamente é uma ótima estratégia para obter mais clientes fiéis.
5. Organize concursos
Você pode usar concursos e sorteios como uma ferramenta para ganhar clientes para salão de beleza.
Um concurso é um pouco diferente dos sorteios porque exige que os participantes concluam algum tipo de desafio. Por exemplo, pode ser uma pergunta trivial ou uma demonstração de um talento ou habilidade. Ambas as ferramentas têm alguns pontos fortes como ferramentas de marketing.
Isso funciona porque as pessoas adoram vencer. Não se trata apenas do prêmio que você ganha, é a emoção de ter sorte ou derrotar outras pessoas. Para divulgar o concurso, o boca a boca e as redes sociais podem ajudá-lo.
6. Tenha um site interessante
Como resultado da enorme influência da internet, nosso mundo está agora mais conectado do que nunca. A maioria das pessoas simplesmente usa a internet hoje em dia quando deseja encontrar um salão de beleza. É mais fácil e eficaz pesquisar informações no Google em vez de perguntar ao ser humano mais próximo.
Possuir seu próprio site não é mais uma questão. É necessário. A questão é que você precisa garantir que seu site mostre todos seus serviços, tenha informações para contato e seja fácil de navegar.
7. Explore o potencial das redes Sociais
Juntamente com o site, ter contas nas redes sociais é uma das coisas mais importantes na publicidade. As mídias sociais estão mudando a forma como os negócios são feitos e a publicidade. É por isso que você deve estar ciente de suas especificidades e da importância do monitoramento das redes sociais.
Facebook, Instagram, TikTok e Whatsapp são ótimos exemplos de plataformas que você pode investir seu tempo e recursos para ganhar clientes para salão de beleza. Você pode mostrar seus serviços, clientes felizes, transmitir informações, divulgar promoções e muito mais.
8. Faça publicidade online
Hoje em dia, mais pessoas dependem da internet para obter informações. O investimento em publicidade online cresce a cada ano. Uma vez que mais pessoas usam a internet para obter informações, faz sentido que você esteja onde seus clientes em potencial estão.
Existem diferentes formas de publicidade online. Um deles é o Search Engine Marketing (SEM). Refere-se ao processo de aumento do tráfego do site com a compra de anúncios nos motores de busca. Um dos motores de busca mais usados é o Google Ads. Com uma pequena quantia de dinheiro, você pode pagar para anunciar no Google – atraindo mais potenciais clientes.
9. Distribua panfletos
Embora estejamos há muito tempo no mundo digital, ainda existem algumas ferramentas off-line que você pode usar. Por exemplo, panfletos. Os panfletos são uma forma simples e eficaz de divulgar e divulgar o seu salão. Eles geralmente funcionam melhor para pequenas empresas que têm clientes-alvo em uma área específica.
Para experimentar este método de publicidade, você não precisa investir em folhetos muito caros. Se você tem fundos limitados, é melhor se concentrar mais na mensagem que deseja transmitir e não nas imagens, gráficos ou cores. Na verdade, você pode projetar um simples usando ferramentas gratuitas como Canva.
10. Use um aplicativo para agendamentos
Com todo o movimento de migração dos consumidores para o ambiente digital, depender apenas de agendamentos por ligações pode afastar vários potenciais clientes. Por outro lado, permitir o agendamento de horários por um aplicativo pode ser um diferencial para fechar mais vendas.
Mais do que isso, um aplicativo ainda permite enviar mensagens promocionais para seus clientes. Pode-se enviar mensagens para todos os clientes, somente para os clientes selecionados ou para os aniversariantes do dia.
Trata-se da forma mais direta e objetiva que você tem para se comunicar com seus clientes. Cada oferta ou lançamento pode ser comunicado prontamente – atraindo os clientes de volta para o salão de beleza.
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Além disso, você ainda pode receber avaliações dos seus clientes diretamente pelo aplicativo – mostrando para outros potenciais consumidores toda a satisfação das pessoas que passam pelo seu salão de beleza.
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