Ramo de alimentos

Descubra por que investir no ramo de alimentos é uma boa escolha neste momento e quais são as suas vantagens.

Investir no ramo de alimentos, especialmente em restaurantes e lanchonetes, tem suas vantagens. Afinal, este é um mercado de necessidade, já que alimentação é indispensável para qualquer pessoa.

Neste conteúdo, você vai entender por que vale a pena investir no ramo que foi um dos que menos sofreu com a crise recente do país, e o primeiro a sair dela. Para se ter uma ideia, na recessão de 2015, que fechou as portas de muitos comércios, a variação negativa do ramo de alimentos foi entre 0,5% e 1,5% no ano. Mas, em 2017 já houve crescimento de 1% e para 2018,  projeção da Food Consulting é fechar com algo entre 2,5% e 3% de crescimento.

Confira!

Custos baixos para investimentos

Em termos de produtos que serão vendidos no seu estabelecimento comercial, mesmo se o restaurante servir receitas mais sofisticadas, os custos serão baixos na hora de produzir. Na lanchonete, até as deliciosas receitas caseiras, com aquele toque gourmet ou comfort food, não terão custos altos.

No caso de comidas mais específicas, como um delivery de comida japonesa, o custo será maior, mas os lucros bem interessantes. E falando em delivery, em função da correria diária do trabalho da maioria das pessoas, tornou-se uma excelente oportunidade para investimentos no ramo de alimentos.

Com um site otimizado, onde o visitante se sinta confortável em navegar e solucione ele mesmo os seus problemas, que podem, inclusive, se resumir a fome e vontade de pedir comida em poucos cliques, você pode expandir os seus negócios.

Ao ampliar a presença on-line e trabalhar com delivery, você também não precisa investir em uma grande infraestrutura. Uma central de atendimento e entregadores garantem que a demanda seja atendida com qualidade.

Lucros altos

Custos baixos + lucros altos = combinação perfeita! O ramo de alimentos é um dos que mais dá retornos financeiros, podendo chegar a 500% — mesmo! O motivo é o que os investimentos menores permitem uma margem de lucro muito maior do que outros segmentos.

Em restaurantes e lanchonetes, dificilmente será cobrado um valor abaixo de 200% de lucro em cada um dos produtos disponíveis no menu, o que facilita a recuperação dos valores investidos rapidamente.

Para comprovar os lucros, imagine quanto você gasta em casa na preparação de uma porção de comida do seu prato favorito. Em seguida, lembre do valor que você pagou fora de casa. Uma boa diferença, não é?

Interesse pela culinária e o ramo de alimentos

Na medida em que o acesso e o nível de informação da população cresce, o interesse pelas artes culinárias também aumenta. Os programas da televisão e da internet, os canais de culinária na rede e o aumento dos produtos do tipo premium gourmet, fazem com que as pessoas tenham mais curiosidade em experimentar texturas e sabores.

Além destes tipos de alimentos, o segmento de comidas saudáveis é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, esse mercado movimentou R$ 93,6 bilhões em vendas no país em 2017, tornando-se o quinto no mundo em volume de vendas.

A importância de ter um sistema de gestão eficiente

Um software qualificado é uma ferramenta que vai tornar a gestão do estabelecimento, sob todos os aspectos, mais ágil. O melhor é que não custa caro e é fácil de trabalhar.

Veja outras vantagens de se ter o sistema de gestão em restaurantes e lanchonetes:

  • Identificação por mesa: defina um identificador por mesa; visualize todas as mesas de um único identificador; finalize a venda por identificador em um único documento fiscal;
  • Agrupamento por mesas: junte mesas, finalize a venda de todas as mesas agrupadas em um único comprovante;
  • Reservas: é possível juntar mais mesas à reserva; configurar quanto tempo antes de chegar o cliente você deseja que o sistema avise sobre a reserva da mesa; avisar quando alguém estiver usando uma mesa que estava reservada; o tempo de cancelamento.

 

Investir no ramo de alimentos, como falamos no início do conteúdo, “especialmente em restaurantes e lanchonetes”, tem suas vantagens. Se você estiver a fim de entrar de cabeça neste ramo, o momento é favorável. Basta dedicação e aquela pitada de sabor para se diferenciar da concorrência. Além, é claro, de uma gestão de negócios responsável, seja ela feita por você mesmo ou um sócio que manda bem na área administrativa.