Quem é microempreendedor individual (MEI) está acostumado a fazer tudo sozinho. O problema, no entanto, é achar que não precisa de ajuda — pelo menos de um programa de automação. Sendo assim, um bom sistema para MEI pode automatizar toda a parte burocrática (finanças, relatórios, histórico dos clientes, etc.) e facilitar diversas tarefas que só a memória não é capaz de lidar.
Dessa maneira, a Gdoor desenvolveu o Gmei, o software para facilitar a vida do pequeno empreendedor. Sem burocracia e fidelidade, o sistema para MEI surgiu para proporcionar muito mais agilidade e segurança ao negócio de um microempreendedor.
Continue a leitura e veja o que o Gmei oferece para você.
Como um sistema para MEI funciona?
Veja como esse software de gestão ajuda o seu negócio em diferentes campos:
Clientes
Contudo, o Gmei permite que você tenha toda a ficha do cliente à disposição, quando precisar. O sistema cria e salva o histórico de compras e financeiro do cliente na loja. Mas também é possível fazer o cadastro do consumidor apenas usando CNPJ.
A agilidade, aliás, é uma das grandes vantagens desse sistema para MEI. Com ele, é só colocar o CEP do cliente que todos os campos de endereço já são preenchidos. E se seu negócio precisa de algumas informações específicas sobre cada comprador, é só adicionar os campos personalizados no cadastro.
Por outro lado, se sua empresa trabalha em parceria com outros serviços, o Gmei permite que você adicione desconto por convênio. Por fim, se o cliente fizer uma troca, o crédito ficará disponível no sistema.
Toda essa ação ajuda a fidelizar o público, assim, o atendimento se torna rápido e automatizado.
Produtos e serviços

Sem dúvida, quem trabalha com produtos sabe como é chato fazer o cadastro manual de cada um deles. Com o sistema para MEI essa catalogação fica muito mais fácil: é só passar o código de barras para cadastrar o item no sistema. Um trabalho que poderia tomar dias, agora pode ser feito em pouco mais de uma hora, dependendo da quantidade de mercadorias que sua loja vende.
Só que, o Gmei não só comporta o cadastro de todos os produtos e serviços do seu negócio. Ele vai além: também salva detalhes importantes, como composição do item, preço de atacado e varejo, além de promoções personalizadas. Visto que, você também pode fazer o controle do estoque por grade ou seriais.
Na parte financeira, o Gmei também se destaca. O software faz o cálculo do lucro bruto e do markup para que o MEI tenha ciência se o seu negócio está tendo prejuízo nos valores. É uma forma útil para quem trabalha com serviços, por exemplo, que muitas vezes cobra um valor muito baixo quando se calculam os gastos envolvidos.
Faturamento
Por lei, o MEI só é obrigado a emitir nota fiscal quando a venda for feita para pessoa jurídica, ou seja, empresas. Mas, se o seu negócio é majoritariamente feito para pessoas físicas, essa emissão não é necessária.
Um bom sistema para MEI permite a venda sem emissão de notas fiscais para empresas enquadradas nesse regime tributário diferenciado. Isso facilita todo o gerenciamento do estoque e controle financeiro.
Compras
Além dos produtos, o sistema para MEI também conta com o cadastro automático de fornecedores e transportadoras. Com isso, rapidamente você insere e encontra os dados de um parceiro de negócios no sistema. Já na parte financeira, é possível contar com o fator de conversão para facilitar os cálculos, além da atualização de custos e preços de venda, para que seu sistema não fique ultrapassado.
Outras facilidades que o Gmei oferece nesta categoria são a emissão de etiquetas dos itens da nota, o cadastro de CFOP não localizado e a importação de XML.
DAV/DAV-OS
O MEI também pode contar com seu documento auxiliar de venda (DAV) e documento auxiliar de vendas — ordem de serviço (DAV-OS).
O DAV é um documento que pretende atender às necessidades operacionais do estabelecimento comercial. Pode ser utilizado para diversas operações, como orçamento e pedido. Já o DAV-OS possibilita que sejam registrados os produtos e serviços realizados.
Financeiro
A parte financeira é um ponto crucial nos negócios de um MEI. Isso porque, dependendo do tipo de trabalho, ele não lida com esse setor como se estivesse trabalhando em sua empresa. E assim, como em qualquer negócio, o microempreendedor precisa ter um caixa funcionando perfeitamente, além de um fundo de reserva para momentos de maior aperto.
O Gmei otimiza toda a parte financeira do seu negócio. Ele já conta com um livro-caixa, registrando todas as entradas e saídas da loja. Para complementar, o software também mostra o plano de contas, facilitando todo o trabalho contábil da sua empresa.
Outras soluções oferecidas pelo sistema para MEI são:
- Emissão de carnês, recibos e duplicatas;
- Bancos com emissão de boletos;
- Contas a pagar e receber;
- Integração com WhatsApp;
- Renegociação de dívidas;
- Centro de custo;
- Transações Pix.
Relatórios
A geração de relatórios é fundamental para diversos segmentos do seu negócio. Com os KPIs corretos, é possível, por exemplo, observar se uma estratégia de marketing está dando resultados ou se algum serviço está sendo um “ralo” de dinheiro.
O Gmei faz um registro de uma série de movimentações do seu negócio, como:
- Controle de comissão à vista e a prazo, por produto e por vendedor;
- Movimentação de produtos;
- Contas a pagar e receber;
- Lucratividade por produto;
- Movimentação de caixa;
- Histórico de clientes;
- Curva ABC.
Backup
Não importa o tipo de negócio, armazenar todos os dados evita problemas futuros em todos os aspectos. Por isso, o Gmei conta com diferentes tipos de backup — automático ou manual, simples da base de dados e pastas.
Além disso, você pode escolher entre salvar diária ou semanalmente, salvar os últimos 30 backups realizados e até mesmo fazer uma restauração de backup.
Viu como o Gmei pode fazer toda a diferença no seu trabalho? Então, não deixe para depois: fale com um especialista da Gdoor e tire todas as suas dúvidas!