5 mitos e verdades sobre o uso da internet de fibra óptica

A fibra óptica é cara demais? É mais frágil? Confira a seguir perguntas e respostas esclarecedoras sobre essa tecnologia!

São mais de 4 bilhões de pessoas que usam a internet ao redor do mundo, segundo a We Are Social. Esse número só cresce e com uma demanda cada vez maior, a tecnologia também se aprimora, atingindo cada vez mais eficiência, precisão e agilidade.

Transmitir dados em alta velocidade, sinal estável, velocidade e ainda mais segurança: isso já foi uma utopia, lembra? Mas, com o advento da fibra óptica, que revolucionou o mercado da internet, muitas “vontades” se tornaram possíveis!

Com os avanços atingidos pela fibra óptica, muitas dúvidas surgem acerca do seu custo-benefício. Será que vale a pena? Ela possui mesmo uma velocidade de conexão superior? Qual seu nível de segurança? Pensando nisso, elenquei os principais mitos sobre o tema. Confira a seguir e descubra a verdade!

Como funciona a internet por fibra óptica?

A fibra óptica não transmite dados como os cabos tradicionais. Para garantir todos os benefícios que ela promete, todas as informações em luz são transformadas, contando com o auxílio de conversores conectados aos transmissores de sinal. Existem duas formas de fazer a conversão desses dados:

  • Via laser (fibra monomodo); e
  • LED (fibra multimodo).

Se esse processo não ocorresse, não seria possível atingir o mesmo desempenho. Nesse sentido, a fibra óptica é quem desempenha o papel essencial de potencializar a velocidade e precisão de transmissão, resultando em uma qualidade superior.

Os mitos sobre a internet de fibra óptica

Diante dos avanços, sempre surgem dúvidas sobre a procedência da internet de fibra óptica. Você tem alguma? Confira a seguir as verdades e os mitos sobre as principais objeções:

1. A internet de fibra óptica é mais rápida?

Verdade! A fibra óptica é a tecnologia mais veloz dentro dos módulos de conexão de internet. Isso acontece porque a sua “largura de banda” é mais ampla, multiplicando sua capacidade de transmissão de dados (uma média de 10 a 80 gigabits por segundo em um único canal). Assim, a sua condução de dados é muito mais rápida do que a fornecida por fios de cobre, por exemplo.

2. Os hackers não podem invadir a fibra óptica, é verdade?

Mito! Não se pode negar que a fibra óptica é uma alternativa muito mais segura, mas ela não está livre de ser invadida. Um ponto positivo é que, diferentemente dos fios de cobre, que correm o risco de “vazar” sinais eletromagnéticos, a fibra óptica possui uma vedação 100% eficaz, uma vez que a luz emitida não ultrapassa as paredes de seu revestimento. No entanto, uma pessoa mal intencionada pode se apropriar dos dados transmitidos através da fibra. Porém, isso só pode ser feito se houver um contato físico com os seus cabos.

3. Dizem que o cabo da fibra óptica é de vidro; isso é verdade?

Verdade! Além da opção do vidro, ainda é possível escolher fios que recobrem filamentos de plástico. A diferença entre eles é que a fibra de plástico possui um custo menor, é mais flexível e pode ser cortada em qualquer comprimento. No entanto, sua emissão de dados não é tão rápida quanto a de vidro em função de sua menor capacidade de condução.

Enquanto isso, as fibras de vidro ainda possuem a vantagem de resistir a altas temperaturas, ambientes corrosivos e úmidos, mantendo seu funcionamento íntegro. Também existem algumas versões da fibra de vidro projetadas especialmente para ambientes submetidos ao vácuo.

4. Por ser de vidro, ela é mais frágil e “fácil de quebrar”?

Mito! Na verdade, eles são até mais duráveis e menos sensíveis a danos. O material utilizado para produzir a fibra óptica de vidro é a sílica ultrapura, uma matéria forte e muito resistente, capaz de suportar altas temperaturas e fortes pressões.

Para você ter uma ideia, sua resistência é de mais de 42 toneladas por centímetro quadrado, sendo muito superior aos fios comuns. Além disso, seu acabamento é muito resistente, coberto por fios de aramida ou então fibra de vidro envolvida por materiais como Kevlar, que por sua vez é cinco vezes mais forte que o aço.

5. Então, a internet por fibra óptica é mais cara?

Mito! Antes dessa tecnologia se popularizar até haviam custos maiores com a instalação por ser uma novidade, assim como aconteceu com o lançamento de smartphones e notebooks, por exemplo. No entanto, com a crescente demanda e popularização do recurso, os custos ficaram menores, fazendo com que o valor de uma instalação de fibra óptica se tornasse muito mais acessível.

A tecnologia por trás do uso da fibra óptica é fantástica, não é mesmo? Aproveite para conferir outro conteúdo sobre tecnologia: descubra 4 maneiras de usar a Tecnologia da Informação e Comunicação a favor da sua empresa e explore ainda mais!