Lucro reduzido em empresas de informática?

Neste post vamos listar pontos nas empresas de informática que, se melhorados, podem ajudar a melhorar os lucros. Acompanhe!

Novas oportunidades de negócios para empresas de informática! Esse é o ponto de partida para resolver a redução de lucro dos negócios deste setor. A tecnologia oferece alternativas e, mesmo que muitas empresas entenderam isso, sempre haverá espaço para novos produtos e serviços.

Se vender computadores e outros produtos que antes eram altamente rentáveis, já não é a mesma coisa, é hora de rever os seus conceitos. Comece agora a mudança e descubra como aumentar o lucro das empresas de informática com a leitura deste conteúdo.

Resolva, a partir de agora, o problema com o lucro reduzido. Acompanhe as nossas sugestões!

Adote a inovação

De verdade, quando foi a última vez que você inovou na sua empresa de informática? Falamos de inovação que resultou em aumento do lucro. Isso vai desde inovar nos produtos e serviços oferecidos ao público e que acompanhem as necessidades do mercado, até a gestão interna da empresa.

Adotar ferramentas tecnológicas para gestão, como agenda unificada para gerenciar os trabalhos, sistema de gestão financeira para otimizar os gastos e investimentos, entre outros, é uma questão de sobrevivência. Exagero? Melhor não arriscar! Se no seu negócio as coisas são “iguais” há muito tempo, mude de postura imediatamente.

Atendimento especializado nas empresas de informática

Não adianta negar: um bom e qualificado atendimento vai fazer o cliente voltar e ter recorrência de atendimentos, e a fidelização é um ponto muito positivo para o faturamento da empresa. Com a quantidade de ferramentas que existem para um atendimento especializado, não se aceitam desculpas. O trabalho para ter um relacionamento de proximidade com ele vai custar muito menos do que o empenho para recuperá-lo.

O perfil do atual cliente envolve muito conhecimento do seu produto. Ele chega até você depois de realizar pesquisas, trocar ideias com amigos e sabe muito sobre o que você vai oferecer. Então, equipes de atendimento, vendas e assistência técnica devem estar ainda mais preparadas.

Ofereça canais de atendimento em diferentes plataformas e facilite o contato do cliente com a sua empresa. Faça ele se sentir especial, mostre que você realmente está disposto a entender suas necessidades e ajudá-lo a resolver os problemas. É o mesmo cliente que vai falar bem de você para outras empresas e avaliar positivamente o seu trabalho.

Controle os gastos excessivos ou desnecessários

Ter os gastos bem controlados faz toda a diferença. E muitas vezes os gargalos estão nos pequenos gastos desnecessários e não contabilizados. Fatores como papel e tinta, aparentemente de custo baixo, podem te surpreender no final do mês. Uma automação dos processos internos, como backups, atualização de software e monitoramento da rede faz a diferença nas empresas de informática.

Programe bem as vendas a prazo

Vendas parceladas são boas se bem programadas (e pagas, obviamente). Se houver descontrole nos valores programados mensalmente, a dívida pode ficar por conta da sua empresa de informática. Existem softwares com finalidade de controlar vendas a prazo, super fáceis de usar.

Ao dar um prazo maior para o cliente, o que não é ruim para a venda, verifique quanto tempo você tem para pagar o seu fornecedor. Somente o que é bom para todas as partes envolvidas, será um negócio positivo.

Alinhe o pagamento dos fornecedores com os recebimentos

Então, esse item vem ao encontro das vendas a prazo. Pagar os fornecedores antes de receber do seu cliente pode ser um problema, caso você não tenha um caixa mais “recheado”. É preciso organizar isso, combinado?

Não se engane com a ilusão do “preço baixo” de empresas de informática

O preço baixo é um vilão da lucratividade. Mas, calma aí! Isso não quer dizer que não se pode fazer promoções do tipo “preço baixo”. Num primeiro momento, baixar os preços parece a melhor atração para o cliente. Entretanto, tome muito cuidado para não oferecer preço baixo e não lucrar quase nada. Isso é mais comum em empresas de informática do que se imagina.

Ter produtos de maior valor agregado nas empresas de informática

Não conte apenas com produtos e serviços na com uma margem muito pequena de lucro. No final do mês você vai olhar para trás e ver que teve muito trabalho e viu pouco dinheiro no seu caixa. Procure oferecer produtos, como softwares, que lhe rendam mais lucro e sejam interessantes para empresas de informática.

Conclusão

O “x” da questão nas empresas de informática é a inovação! Oferecer novos produtos e atender cada vez melhor os clientes são as decisões com maiores chances de renderem bons lucros. Junto à elas, uma gestão qualificada e bem organizada, que reduz custos, controla as vendas a prazo e sabe agregar valor ao produto, tem tudo para dar certo.

152A3440
Soluções perfeitas para você revender
152A3112-2
Soluções práticas e inteligentes

Últimas do blog

Saiba tudo o que estamos fazendo para
ficar mais próximo de você!