Gestão de empresas

Uma boa gestão de empresas sabe comprar bem! Leia as dicas para fazer um planejamento de compras eficiente e aumentar os lucros do seu negócio.

Um planejamento de compras eficiente é decisivo para a gestão de empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte. Inclusive, neste momento de incertezas na economia e política nacional, pode determinar que se tenha lucro ou prejuízo.

Quer saber como fazer um bom planejamento de compras na sua empresa? Apresentamos dicas valiosas para que você torne este quesito um diferencial competitivo e de preço para o seu produto.

Continue lendo!

Identifique a projeção de vendas

Qual é a sua projeção de vendas? Uma boa gestão de empresas deve saber qual será a sua demanda de vendas. Para estimular a capacidade de produção é essencial projetar o potencial de comercialização.

Para obter essas informações, uma boa dica é contar com a experiência de períodos anteriores e projetar a demanda futura. A partir disso, fica mais fácil identificar as necessidades de itens e consumos que você vai precisar.

Feito isso, é hora de fazer a relação dos itens e as quantidades necessárias de cada um deles para atender a demanda que foi prevista.

Faça o planejamento e controle da produção

A gestão de empresas contempla, obrigatoriamente, o planejamento e controle da produção. Por meio dessas ações, você conhece os detalhes do seu guia produtivo e identifica de que forma e quanto dos insumos serão aproveitados. Faça isso periodicamente e ganhe também nos prazos de entrega.

Apesar de cada empresa ter a sua própria característica de produção, a aquisição, o transporte e recebimento de produtos devem ser realizados com o maior controle e acerto possível. Falhas em qualquer momento da cadeia produtiva pode resultar em prejuízos financeiros e de credibilidade no mercado.

Faça o planejamento e controle da produção para entregar os produtos no momento certo. As medidas melhoram os processos, reduzem o estoque e tornam o trabalho mais efetivo. E se algum problema surgir, como você tem o controle da situação, fica muito mais tranquilo para resolver, concorda?

Tenha uma lista completa dos melhores fornecedores

Na sua lista de fornecedores estão aqueles mais confiáveis, que entregam os produtos no prazo estabelecido e são parceiros nos momentos que você mais precisa? Um bom elenco de fornecedores é indispensável para o planejamento de compras e a  gestão de empresas.

Caso sejam parceiros novos, é importante pesquisar mais sobre eles. Busque informações na internet, com amigos e colegas do ramo e saiba mais sobre a idoneidade desses possíveis fornecedores. Se puder, conheça as instalações físicas de todos.

Para fazer uma lista dos melhores fornecedores, considere as seguintes questões:

  • Cumprimento de prazos;
  • Qualidade dos produtos;
  • Preço mínimo;
  • Credibilidade no mercado;
  • Disponibilidade em ajudar;
  • Compromisso com os parceiros.

Avalie cada item e classifique os melhores na ordem em que você tiver mais facilidade para identificar. Faça a negociação de acordo com as necessidades calculadas e em função do estoque atual.

Tenha ainda fornecedores alternativos, não limitando as compras para apenas uma empresa por item. Não corra o risco de parar a sua produção por falta de algum insumo. Sempre é bom ter uma “carta na manga”.

Reúna os fornecedores para uma concorrência

Concorrência! No planejamento de compras é importante que se faça uma reunião de apresentação das necessidades da empresa com os fornecedores habilitados. Assim, todos eles terão as informações de que precisam para as melhores propostas.

Nesse momento, mostre as características da empresa e o que você espera dos fornecedores. Esclareça quais serão os critérios para as escolhas e seja transparente, do mesmo modo que você espera que eles sejam.

Após escolher os seus fornecedores, faça um contrato de fornecimento e responsabilidades. O documento assegura que os acordos estabelecidos serão cumpridos.

 

O planejamento de compras eficiente é fundamental para a gestão de empresas. Seu desempenho impacta diretamente na produção e preço final do seu produto. Fique atento!