faturamento mensal

Tudo que você precisa saber para conquistar um faturamento mensal mais estável para uma empresa de informática.

O faturamento mensal de uma empresa de informática pode variar de acordo com os serviços prestados e os produtos comercializados. Isso dificulta, muitas vezes, o planejamento dos gestores, não é? No entanto, é possível conquistar uma faturamento mensal mais estável.

As soluções podem estar na mudança do seu modelo de gestão, cobrança de serviços mensais e em observar melhor as oportunidades do mercado. A seguir, você vai descobrir o que deve fazer para alcançar mais estabilidade neste quesito. Continue lendo!

Incrementar a oferta de serviços que requerem pagamento mensal para a empresa

Serviços de manutenção mensal é uma excelente alternativa para obter mais previsibilidade  no faturamento de uma empresa de informática. Exemplo disso é a comercialização de softwares, juntamente com a sua implementação e manutenção mensal. O investimento neste produto é baixo e o retorno é garantido, desde que você ofereça o produto/serviço de maneira eficaz, obviamente.

Além de softwares, pesquise outros produtos e serviços que você não oferece atualmente, mas que poderiam garantir um faturamento mensal mais estável. Você pode ainda, criar planos mensais de assistência técnica e manutenção de computadores para empresas de determinado ramo e se tornar especialista. Depois de assinar um contrato bacana, o dinheiro no caixa é garantido todo mês.

Adotar modelo de negócios de serviços gerenciados

É comum encontrarmos empresas de informática que ainda trabalham no modelo Break/Fix. Termo estranho? Essa é a forma de trabalho que se resume em “conserta/estraga”. A assistência técnica age como alguém que está ali para “apagar incêndios”. O atendimento aos clientes é feito de forma reativa, quando acontece algo inesperado: queda da internet, da rede, ataque de um vírus, entre outros. Desta forma, fazer uma previsibilidade de faturamento mensal fica distante da realidade.

Com o avanço eminente da tecnologia, alguns clientes já perceberam que seus negócios estão se tornando cada vez mais dependentes dela. Por sua vez, chegam à conclusão de que não podem mais depender de um serviço de suporte sob o modelo Break/Fix. A consequência é a troca de prestação de serviços baseada nos chamados ou em horas para outra baseada em serviços. Esses serviços serão cobrados mensal ou anualmente, conforme contrato entre as partes envolvidas.

Um modelo de serviços gerenciados é mais assertivo em termos de faturamento mensal, pois os pagamentos são garantidos até determinada data. Geralmente, são incluídos serviços de monitoramento, gerenciamento, suporte remoto, avaliação constante do ambiente de TI e algumas visitas, quando necessárias.

Criar parcerias com o comércio nas impressões

Apesar do aumento em divulgações pela internet, as ofertas do comércio, principalmente de supermercados, seguem firmes em seus tabloides. Ofereça o trabalho de impressões destes materiais aos estabelecimentos comerciais que utilizam mensalmente a forma de divulgação. Se ocorrer o acerto, crie um pacote fechado de uma quantidade mensal.

Outra oportunidade é oferecer o trabalho de impressões para as instituições públicas. O setor cria diversas campanhas em benefício da população, como a de vacinação, destinação correta de resíduos, entre outras. No caso de secretarias municipais, normalmente é feito um planejamento para o ano inteiro. A ressalva fica por conta de valores acima de R$8.000,00, que necessitam de um processo licitatório.

Participar de licitações públicas

Em prefeituras e demais órgãos públicos, há licitações todos os anos para diversos produtos e serviços. Entre eles, estão os serviços de informática. Ganhar o processo licitatório significa garantir um valor mensal pelo serviço prestado.

Algumas prefeituras fazem, inclusive, licitações distintas para cada uma de suas secretarias. Vale estudar o mercado e os concorrentes e se preparar para essas oportunidades.

Gestão eficiente dos custos

Quanto a sua empresa gasta com produtos de limpeza todos os meses? Você terceiriza esse e outros serviços? O condomínio, IPTU e outras taxas? Tudo isso está em sua planilha ou software de gestão? Não saber ao certo quanto está gastando com essas questões, demonstra que a gestão de custos não está em dia. Surpresas no final do mês não ajudam em nada uma previsibilidade de lucro.

Tenha registrado cada produto que comprar, mesmo que seja uma simples caneta. Parece pouco quando você compra, mas a soma de todos eles revela que você estava enganado.

Conquistar um faturamento mensal mais equilibrado é o desejo de muitas empresas. Não é diferente com o setor de informática e automação, que busca constantemente oferecer os melhores e atualizados produtos e serviços. Para isso, siga o que você acabou de ler e tenha mais sucesso em seus negócios.