Estratégia de crescimento

Elaborar uma estratégia de crescimento não é uma tarefa fácil, concorda? Por isso, vamos lhe dar uma força com dicas aplicáveis na sua empresa de informática.

“Eu quero crescer, mas não sei o que fazer de imediato”. O fim de ano está chegando e com certeza muitos gestores, assim como você, se perguntam como melhorar seus resultados no ano seguinte. Qual estratégia de crescimento adotar? A dica simples é começar mesmo pelo “simples”, que em geral, nem é feito direito.

A grosso modo, de cara, é preciso diminuir despesas e aumentar o faturamento, certo? Até aí, nenhuma novidade! A questão é: como fazer isso? Quando vamos para a prática, o cenário muda e nem sempre sabemos como começar. Isso acontece com muita gente, não apenas com você.

Para lhe ajudar, listamos 7 dicas práticas para você traçar uma estratégia de crescimento na sua empresa do ramo de informática. É ler e partir para a estratégia!

1. Marketing nas redes sociais

Segundo pesquisa da Rock Content, umas das maiores empresas de Marketing de Conteúdo da América Latina, 92,1% das empresas brasileiras entrevistadas estão presentes nas redes sociais, como o Facebook e YouTube. O que isso revela? Que a presença online não é mais uma questão de escolha, mas de obrigação.

No entanto, não basta criar um perfil ou página nas redes. É necessário compartilhar conteúdo de qualidade relativo à sua área de atuação, prestar um atendimento personalizado, interagir com o público, influenciar pessoas, investir em anúncios, entre outras ações.

2. Marketing pós-venda

Você já ouviu ou leu esta frase: “manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo“? Adotar uma estratégia de crescimento deve incluir o pós-venda. Afinal, com o novo comportamento do consumidor, que prefere marcas mais próximas dele, preparar ações após a efetivação de uma venda e mantê-lo engajado com a sua marca são grandes conquistas.

Além disso, você pode oferecer uma série de vantagens aos atuais clientes, como: programas de fidelidade, conteúdos direcionados aos interesses deles e estimular indicações com prêmios e descontos — ou seja, fazer com que ele se sinta especial e lembrado.

3. Rede de relacionamento

Inovação dentro da própria equipe! O efeito de um líder que estimula os funcionários e todo o processo interno é sempre positivo. E o melhor, custa muito menos do que criar um departamento novo ou ter que correr atrás de uma empresa terceirizada para realizar serviços que o seu time pode concluir com êxito.

Nesta rede, é essencial ter a colaboração de todos por meio de um processo bem definido e que envolva: funcionários, clientes, fornecedores e parceiros.

4. Pioneirismo em soluções

Quando foi a última vez que o seu negócio apresentou alguma solução para o mercado? Como a sua empresa de informática possui um quadro de funcionários atentos, certamente eles estão ligados em inovações. Assim, a sua estratégia de crescimento pode estar no pioneirismo de alguma solução de TI, por exemplo.

Invista em pesquisas, caso seja necessário, mas não deixe de buscar soluções em que a sua empresa será a pioneira.

5. Experiência do consumidor

Consumidores não compram simplesmente um produto! Eles estão em busca de experiências mais estreitas e que resolvam algum problema, provocando mudanças perceptíveis em suas vidas.

Antes mesmo de você querer vender o produto a um cliente, comece com a boa experiência, seja através de uma mensagem no aplicativo mais utilizado por ele, por e-mail, telefonema ou em conteúdos relevantes que tenham a ver com o que ele procura. O diferencial estará na facilidade na hora de encontrar a sua empresa até o momento em que o cliente percebe os seus produtos e considera comprá-los.

Um cliente bem atendido, um bom produto ou serviço e uma experiência de compra positiva, formam a combinação perfeita para a sua estratégia de crescimento.

6. Parcerias com outras empresas

Essa é uma prática cada vez mais presente no mercado. Empresas de diferentes segmentos ou que tenham produtos que “casam” uns com os outros, procuram por oportunidades de inovações e crescimento mútuo. Prova disso são as startups, que são ótimas para empresas de informática abrirem caminhos e encontrarem também novos parceiros.

No próximo item, você vai encontrar uma excelente oportunidade de parceria rentável para incluir em sua estratégia de crescimento.

7. Revenda de softwares

Incluir a revenda de softwares de qualidade vai acrescentar bastante à sua carteira de clientes e principalmente ao seu faturamento mensal. Isso porque a venda e as mensalidades de uso e manutenção de um software vão fazer os lucros subirem.

Como a sua empresa trabalha com tecnologia, tornar-se uma revenda de software vai melhorar ainda mais a sua imagem e relacionamento com os consumidores. Você vai criar um relacionamento mais próximo com o cliente em função de um atendimento personalizado.

 

Não perca a oportunidade de se tornar uma revenda de software da GDOOR Sistemas! Ao contrário do investimento que você vai fazer, que é baixo, os lucros podem representar o impulso que você tanto procurava para o seu negócio.

Um novo produto em sua empresa de informática é uma ótima estratégia de crescimento, pode ter certeza! Aproveite para saber mais, é só clicar aqui!