dificuldades para contratar

As dificuldades para contratar mão de obra especializada fazem parte da realidade do mercado. O que nem todos sabem é que existem alternativas para resolver.

Qual empresa não está passando por dificuldades para contratar? Seria tranquilo afirmar que o processo de contratação de profissionais se resume a escolher entre os melhores candidatos e ponto final! Mas não é bem assim que o mercado funciona.

Em tempos que se fala em demissões e desemprego, existe o outro lado da moeda. Há empresas com vagas em aberto e que não conseguem preenchê-las com pessoal qualificado.

Continue lendo e conheça as alternativas para driblar essa situação.

Procurar melhor os profissionais

Uma boa alternativa é reservar um tempo maior para garimpar profissionais qualificados. O processo pode ser feito pela própria contratante ou por uma empresa especializada em recrutamento. Para começar, uma entrevista e na sequência a aplicação de testes de conhecimentos específicos do cargo, são boas alternativas.

O Google, por exemplo, conta com um dos processos seletivos mais longos. São quatro conversas que tratam de padrões de comportamento que envolvem áreas diferentes, incluindo o gestor. Para tomar a decisão sobre a contratação, um dossiê sobre os candidatos é preparado. Tudo é feito para que apenas os dados e demais informações que interessam sejam levadas em consideração, sem perder tempo.

Parcerias com escolas renomadas

Existem escolas e instituições de Ensino Superior que têm convênios com empresas. É um incentivo para os alunos e um ganho a médio e longo prazo para quem os contrata. Cursos de mecatrônica, engenharias, administração, ciências da computação e tantos outros, são fontes inesgotáveis de talentos.

É claro que não se pode contratar apenas pelas notas dos alunos, que também são indicativos de capacidade, mas pela postura e integridade percebida pelos professores. Aliás, os professores costumam ter boas indicações.

Treinamento e capacitação da equipe

Como as dificuldades para contratar fazem parte da realidade das empresas, muitas vezes, a solução pode estar “embaixo do nariz” dos gestores. Investir em treinamentos periódicos, tanto para quem já é parte da sua equipe, como aos novos colaboradores, é uma excelente alternativa. Os empresário investe nos profissionais e na qualidade dos serviços oferecidos ao cliente.

Outra alternativa é pedir ajuda a um colaborador especializado em determinada área. Ele pode ministrar palestras, mesmo que sejam informais, e compartilhar ideias com os gestores. Deste modo, o colaborador se sente valorizado e os demais profissionais também entendem que o desenvolvimento de todos é essencial.

Terceirização de serviços

Alguns serviços podem ser naturalmente terceirizados e gerar fluidez e mais tempo para os gestores. Com a terceirização, o foco da empresa segue maior para os negócios macro. As demais operações, que antes ocupavam boa parte do tempo, passam a ser de responsabilidade da prestadora de serviços que foi contratada.

Com a decisão de terceirizar alguns serviços que podem ser muito bem feitos por outras empresas, os gestores diminuem as dificuldades para contratar.

Ampliação do nível de automação

Empresas que investem em um nível maior de automação se baseiam mais em procedimentos tecnológicos. Essa medida, tomada principalmente em chão de fábrica ou na implementação de softwares, faz com que se dependa cada vez menos de funções operacionais.

Desta maneira, é possível observar que há um crescimento no desenvolvimento de soluções para melhorar os processos de produção e manutenção, além de novos equipamentos. Assim, mesmo não eliminando totalmente a mão de obra especializada, cria-se boas ferramentas para superar as dificuldades para contratar.

As dificuldades para contratar mão de obra especializada estão aí. Mas, as alternativas para ajudar a resolver este problema também estão.