Controle de estoque

Conheça os principais benefícios da metodologia da “curva ABC” e entenda porque é fundamental adotá-la no seu controle de estoque. Aprenda também como fazer!

O controle de estoque é mais eficaz quando a metodologia adotada pela empresa é a “curva ABC”. Esse tipo de análise mostra de maneira clara ao gestor qual é o nível de atenção que ele deve dispensar para cada tipo de produto.

Mas, afinal, o que é a curva ABC para o controle de estoque? Para qual tipo de empresa é indicada? É o que você vai descobrir agora. Pode ser que a metodologia seja perfeita para a sua empresa.

Continue lendo!

O que é a curva ABC

A curva ABC é uma metodologia para a categorização e controle de estoque. O objetivo é mostrar ao gestor quais são os produtos mais importantes para empresa.

Você pode fazer a conta para obter essas informações de diferente maneiras, como organizar uma lista por preço de custo ou por valor de venda. No primeiro caso, os indicadores mostrarão os produtos de maior valor que estão em estoque. O segundo vai indicar os produtos que transferem maior receita para o seu negócio.

Em seguida, após fazer a conta, você pode incluir outras variáveis e entender ainda melhor o seu mix de produtos, como a margem de lucro e os custos.

A classificação da curva ABC se dá assim:

  • Classe A: produtos de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% em determinado período;
  • Classe B: produtos com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% em determinado período;
  • Classe C: produtos de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% em determinado período.

Vale ressaltar que esses números podem variar de uma empresa para outra. Não é uma regra, mas um parâmetro para você saber onde está “pisando”.

Os benefícios da curva ABC no controle de estoque

Ao adotar a metodologia da curva ABC, a sua empresa vai conquistar vários benefícios no controle do estoque. Veja os principais:

  • Melhora na gestão e controle de estoque;
  • Garantia dos melhores produtos sempre em dia;
  • Redução de custos com compras desnecessárias ou em excesso;
  • Investimentos feitos de acordo com a importância de cada produto;
  • Armazenamento em função da importância do produto;
  • Redução (ou eliminação) das faltas no estoque;
  • Proteção maior do patrimônio da empresa.

Preste atenção no exemplo: imagine uma loja de informática que venda computadores, celulares, capinhas e acessórios. Para a empresa, é muito mais importante manter os estoques de computadores e celulares em perfeito estado, certo? Como o ticket médio e o lucro são maiores, o gestor vai se preocupar mais do que o seu estoque de capinhas e acessórios.

Como usar a curva ABC

Uma verificação mais apurada do estoque sobre itens de maior valor, que classificamos anteriormente na categoria A, ajuda a empresa a manter uma ideia melhor do valor dos ativos. Além disso, auxilia diretamente no controle e giro do estoque.

Investir na categoria C, por exemplo, não deve ter a mesma força do que os investimentos nos produtos B. Deste modo, é possível entender como usar a curva ABC na sua empresa, principalmente se ela for do ramo atacadista ou se for uma distribuidora de produtos (o que não quer dizer que outras empresas não possam adotar a curva ABC).

Para que os pedidos dos clientes possam ser atendidos e as suas vendas estarem em dia, a curva ABC mantém um fluxo saudável entre entradas e saídas de caixa. Veja o exemplo a seguir:

Planilha com dados de curva ABC

Controle de estoque

Gráfico de curva ABC

Controle de estoque

Importante: empresas que buscam a redução do capital de giro precisam analisar o estoque com maior frequência. O resultado, caso não façam isso, pode ser uma grande porcentagem de capital de giro que ficará vinculada aos níveis onerosos de estoques.

 

Aplicar a metodologia da curva ABC no controle de estoque da sua empresa vai resultar em mais eficiência e direcionamento de esforços e recursos para o que mais interessa. O seu tempo e dinheiro será otimizado e os lucros tendem a aumentar significativamente.