Controle de estoque

A previsão de demanda é indispensável para que você tenha um controle de estoque eficiente! Aprenda o que é esse tipo de previsão e como adotá-la.

Você realmente sabe o que é previsão de demanda? Sabia que ela e o nível correto do estoque estão totalmente ligados à projeção financeira da sua empresa?

Neste conteúdo, você vai entender definitivamente o que é a previsão de demanda, a sua importância e como adotá-la na prática aí na sua empresa.

No final do texto, você vai perceber que pode se sentir muito mais seguro em relação ao seu controle de estoque.

Então, o que é previsão de demanda?

Como o próprio nome sugere, a previsão de demanda tem a missão de prever o seu estoque. No entanto, é preciso ressaltar que isso não pode, em hipótese alguma, se basear em “achismos” e “chutômetros”, e sim em uma análise de um especialista ou no histórico de vendas da empresa.

O intuito da previsão de demanda é definir o lugar, o tempo e a quantidade que determinado produto será solicitado pelo seu cliente. Desta maneira, além de um controle eficiente, sua empresa atende a demanda de forma precisa.

P.S.: Como cada mercado possui as suas necessidades específicas, pode ser que a previsão de demanda seja direcionada pelas ações de marketing, ou que todos os setores da empresa deem a sua contribuição.

Qual é a importância no controle de estoque?

A previsão de demanda tem como principal preocupação a análise mercadológica para decisão de se preferir um ou outro produto. Existem casos (e não são poucos) em que as empresas fazem seus pedidos sem conhecerem de fato a demanda, o que vem a ocasionar a falta ou sobra de produtos — e prejuízos, é claro! Nesse sentido, a previsão de demanda ajuda na tomada da melhor decisão.

Além disso, há outros aspectos importantes, como você vê a seguir:

  • Uso inteligente do espaço físico;
  • Redução de custos operacionais;
  • Comunicação efetiva entre os setores;
  • Melhorias no planejamento orçamentário;
  • Otimização dos processos;
  • Mais competitividade no mercado.

Mas na prática, como adotar a previsão de demanda?

Existem dois modelos de previsão de demanda: quantitativos e qualitativos! É possível ainda fazer uma combinação entre eles.

Quantitativos

Através do uso da matemática e das estatísticas, que também devem considerar a análise do histórico de demanda, se viabiliza a identificação de padrões. Nesses padrões, pode surgir a demanda.

No modelo, existem os métodos casuais e temporais, como estes:

  • Regressão simples;
  • Regressão múltipla;
  • Média móvel;
  • Suavização potencial;
  • Projeção de tendência (um dos mais utilizados);
  • Decomposição.

Qualitativos

O modo qualitativo geralmente é usado em decorrência da falta ou insuficiência de dados históricos. Entre os métodos, destacam-se o Delphi (pesquisa de mercado), júri de vendas e força de vendas.

Com essa metodologia, deve-se realizar uma pesquisa com consumidores para fazer um levantamento de informações ou saber a opinião deles.  Assim, o público-alvo da sua empresa será questionado sobre as intenções para determinado produto, planos e frequência de compra.

Quantitativos e Qualitativos

Nas previsões de curto prazo, o ideal é usar um método simples do grupo quantitativo, já que não haverá mudanças tão significativas. Em contrapartida, em longo prazo, é necessário considerar as variáveis e focar no método qualitativo, contando com a ajuda de especialistas.

Um software vai ajudar na previsão de demanda e controle de estoque?

Na previsão de demanda e em todos os processos de controle de estoque! Contar com um software de gestão, que gerencie de modo eficiente as informações entre os setores da empresa, vai possibilitar ainda o controle do estoque e análise de compras e vendas.

Um software também vai identificar com mais agilidade os produtos de maior rotatividade, atuando preventivamente nas reposições. Além disso, trará outros benefícios, como estes:

  • Automatização e padronização;
  • Histórico de vendas;
  • Planejamento e controle;
  • Segurança dos dados;
  • Acompanhamento do crescimento da empresa.

 

Não se pode negar a importância da previsão de demanda no controle de estoque! Fazer apostas sem ter informações precisas é extremamente arriscado.

Agora que você sabe de vez o que é uma previsão de demanda, é hora de implementar aí na sua empresa. As dicas estão a seu dispor e os softwares podem lhe ajudar também!