Conciliação de cartões

Em função do crescimento do uso de cartões de crédito e débito de diversas bandeiras, a conciliação de cartões se tornou fundamental. Mas, não é só isso!

Segundo dados da Worldpay, líder global em tecnologia e soluções de processamento de pagamentos, 73% dos consumidores brasileiros utilizam o cartão de crédito nas compras feitas através de seus smartphones.

Os números revelam o comportamento do novo consumidor, que compra muito mais com o cartão de crédito do que há alguns anos. Além disso, despertam o mercado para a importância da conciliação de cartões em negócios, como o seu.

É sobre isso que você vai ler agora, entendo porque a conciliação de cartões é fundamental para o seu negócio.

Acompanhe!

Afinal, o que é a conciliação de cartões?

A conciliação de cartões verifica a situação da operação que foi realizada por meio de cartão de crédito ou débito. O seu objetivo é apurar se a compra foi mesmo paga pela operadora, validando a transação.

No mercado, existem duas formas de realizar a conciliação de cartões: manual e automatizada. A primeira, apesar de ser comum, aumenta os custos e as chances de erros e divergências de informação.

Em contrapartida, a automatização ajuda no controle do chargeback (cancelamento de compras) e das taxas cobradas pela adquirentes.

Quais são os benefícios da conciliação de cartões para o seu negócio?

Entre os motivos para entender porque a conciliação de cartões é fundamental, os benefícios comandam a lista. Veja o que você vai ganhar com essa decisão:

  • Diversas funções que beneficiam o seu negócio, entre elas o controle e acompanhamento de vendas;
  • Checagem para saber se os valores repassados pelas operadoras estão corretos;
  • Comprovação de que as taxas administrativas, que são previamente negociadas, são aquelas que foram cobradas;
  • Conferência de quantos cancelamentos de vendas ocorreram em um dia, e como ocorreram;
  • Apontamento de quantos cancelamentos de vendas o vendedor terá direito ao ressarcimento;
  • Identificação do surgimento de compras invalidadas;
  • Controle das antecipações de recebíveis;
  • Mostra de quanto o lojista tem a receber no futuro pelas vendas atuais.

Como você pode notar, são vários benefícios. Agora, portanto, é hora de aprender a aplicar a conciliação de cartões no seu negócio. Continue a leitura!

Como realizar a conciliação de cartões?

Para realizar este processo, confira o passo a passo que preparamos para facilitar a sua vida. Considere a maneira mais prática e eficiente da conciliação de cartões: a automatizada.

Introduza um sistema automático de controle

A conciliação de cartões automática, diferente da manual com planilhas e o “papelzinho” da compra, dispõe de uma análise prática, rápida e completa de todas as vendas com cartão de crédito ou débito.

Além da agilidade, você ganha tempo e produtividade.

Acompanhe as taxas por bandeira/operadora

Esse é um dos passos mais importantes para a realização da conciliação de cartões. Isso porque as taxas que cada operadora/bandeira cobra vai influenciar no valor final de um produto e no fechamento de caixa.

Muitas vezes, o empreendedor nem percebe que essas taxas diferenciadas são cobradas.

Não deixe de arquivar e conferir as filipetas

Se houver qualquer falta, erro ou falha no registro de vendas por parte da adquirente, as filipetas serão os seus comprovantes. Por isso, é extremamente importante registrar e arquivar todas elas.

Realize o controle do extrato bancário

Reúna os extratos da máquina de cartão de cada operadora e confira periodicamente se o saldo inicial e final do controle interno é o mesmo do extrato bancário.

Deste modo, você confirma se todos os pagamentos foram creditados na sua conta.

Faça o controle financeiro uma vez por semana

É melhor realizar o controle financeiro semanalmente para que as possíveis divergências sejam rapidamente solucionadas. Além disso, você vai evitar o acúmulo de registro nas transações.

O controle financeiro constante das transações colabora para diminuir as perdas financeiras e outros problemas.

Realize a finalização diária

Com uma conciliação de cartões automática eficiente, você poderá visualizar todas as movimentações diárias, unindo todos os dados de cada operadora.

A medida também ajudará no apontamento de divergências.

Efetue o controle financeiro dos recebíveis

Fazer o cruzamento das vendas realizadas viabiliza o acompanhamento das taxas cobradas pelas operadoras de maneira precisa. Assim, você tem um visão clara de todas as entradas e saídas.

Centralize as informações

O sistema de conciliação de cartões permite consolidar os dados, reunindo as informações: de vendas, recebimentos ocorridos de todas as operadoras de cartão e de diferentes períodos. Tudo isso no mesmo lugar!

 

Entendeu porque a conciliação de cartões é fundamental para o seu negócio? O acompanhamento de perto garante um controle financeiro maior e mais seguro. Logo, você ganha tempo para realizar planejamentos financeiros e de compras e agilidade nos processos internos.